Em pequenos espaços a solução é verticalizar!

Vivendo em apartamentos cada vez mais compactos, novas ideias vêm surgindo para solucionar a falta de espaço. A verticalização é uma alternativa bastante utilizada, que nada mais é do que aproveitar as paredes e outras superfícies verticais da melhor forma possível.

Podemos fazer isso de diferentes maneiras e em todos os cômodos da casa, confira a seguir muitas ideias criativas, pode ser que alguma delas seja a solução que você precisa!

HALL DE ENTRADA

A organização de nosso lar pode começar já na entrada de casa. Mesmo com um hall pequeno é possível agregar elementos na parede para deixarmos os objetos do dia a dia. Ganchos, simples prateleiras ou nichos podem receber bolsas, sacolas reutilizáveis, casacos, bolsas, carteiras, chaves, guarda-chuva, óculos de sol e muitas outras coisas que espalham-se facilmente pela casa.

Imagem via

Você também pode elaborar um hall de entrada impactante com um barzinho vertical iluminado, dando boas vindas aos visitantes. Uma forma interessante de ocupar uma parede aliando beleza e funcionalidade.

Imagem via

COZINHA

Em uma cozinha pequena não conseguimos instalar muitos armários, no entanto, podemos aproveitar suas paredes para organizar muitos itens. No mercado encontramos diferentes tipos de suportes e aramados com funções variadas que otimizam o espaço e ainda trazem praticidade à rotina.

Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via

Mesmo em uma cozinha bem estreita podemos aproveitar a parede oposta à pia para organizar uma série de elementos que usamos no dia a dia, como no exemplo abaixo em que foram instaladas prateleiras e barras para pendurar frigideiras, xícaras e canecas, descansos de panela, pano de prato, jogo americano etc. As prateleiras rasas podem apoiar temperos, utensílios, livros de receita e até mesmo itens decorativos para deixar a cozinha mais charmosa.

Imagem via

Prateleiras rasas são práticas e não ocupam muito espaço, sendo muito úteis para cozinhas do tipo corredor para armazenar itens que utilizamos com frequência sempre à mão, como mantimentos e temperos. Para manter os produtos mais protegidos de possíveis esbarrões, dê preferência por prateleiras com bordas.

Imagem via
Imagem via Pinterest

Nichos também são ótimos para organizar cozinhas pequenas e veja que a barra de utensílios não precisa se restringir à parede da pia.

Imagem via

A ideia de verticalização também pode ser aplicada na marcenaria da cozinha sob a forma de gaveta vertical, uma boa opção para aproveitar o espaço ao lado da geladeira que, por acompanhar a profundidade do eletrodoméstico, pode abrigar muitos itens como louças e/ou funcionar como despensa, por exemplo.

Imagem via

A lateral da geladeira é outra superfície que podemos aproveitar com racks magnéticos ou de apoio para organizar condimentos, pendurar utensílios, pano de prato, papel toalha, entre outros artigos de cozinha.

Imagem via
Imagem via

Até mesmo as fruteiras se adequaram aos espaços reduzidos da cozinha. Podemos encontrar no mercado modelos para instalar na parede, liberando espaço na mesa ou bancada.

Imagem via. (Foto de @kfofim_203)

Outra sugestão é utilizar cestos aramados multiuso e transformá-los em fruteira de parede. Nós fizemos aqui no apê, aproveitando uma pequena parte vazia da mureta da cozinha:

Clique aqui para ver mais detalhes dessa fruteira suspensa.

LEIA TAMBÉM



LAVANDERIA

A lavanderia dos apartamentos costuma ter espaço bem reduzido, então explorar as paredes se torna essencial. Na área de serviço a seguir, uma pequena estante de metal foi colocada acima do tanque, organizando produtos de limpeza do dia a dia. E vejam que até a parede acima da janela foi aproveitada com a instalação de uma prateleira.

Imagem via

Outra opção são os painéis aramados ou perfurados que permitem a adição de suportes variados e ganchos, com a vantagem de não precisar fazer muitos furos na parede e poder reorganizá-los sempre que necessário.

Imagem via
Imagem via

Essa ideia, inclusive, pode ser aplicada atrás da porta do armário para pendurar utensílios de limpeza que são chatinhos para guardar como escovas, espanadores, pás etc.

Imagem via

Além dos varais de teto, também temos no mercado opções para instalar na parede, desde modelos grandes como menores, bons para pendurar peças de roupas pequenas, panos de prato e de limpeza.

Imagem via Pinterest

LEIA TAMBÉM




SALA

Antigamente, era muito comum vermos uma estante na parede da televisão. Com a tendência dos apartamentos compactos, esse móvel passou a ser substituído por racks e painéis.

Porém, a necessidade de maior local de armazenamento fez com que as estantes voltassem, agora repaginadas, mais clean e com espaços vazados para conferir leveza ao ambiente. Por normalmente serem instaladas próximo à janelas, tornam-se um ótimo lugar para apoiar plantas.

Versáteis, as cremalheiras ou trilhos são ótimas opções para aproveitar as paredes da sala, pois permitem que você mude a altura dos suportes conforme a necessidade. Assim, é possível montar uma estante com diferentes composições.

Imagem via

A estante de serralheria também está em alta na decoração, podendo-se trabalhar juntamente com a marcenaria, criando alguns compartimentos fechados para armazenamento de itens diversos.

Imagem via
Imagem via

Normalmente, a parede acima de móveis como aparadores ou buffets é decorada com espelho ou quadros, mas é um espaço precioso que pode ser utilizado para armazenar livros, por exemplo, que diga-se de passagem, também embelezam a sala.

Imagem via

Em vez de adegas de mesa, você pode optar por suportes de parede para armazenar seus vinhos. Existem diversos modelos criativos no mercado.

Imagem via

LEIA TAMBÉM



BANHEIRO

O banheiro é outro cômodo pequenino em que a organização vertical pode ser a solução. Podemos explorar as paredes com prateleiras de diferentes estilos. Na paredinha ao lado da pia, prateleiras do tipo canaleta são boas opções para armazenar produtos de beleza e higiene, liberando espaço na bancada.

Imagem via

Podemos aproveitar até mesmo a parede acima do vaso sanitário com prateleiras planejadas junto ao restante dos móveis do banheiro ou compradas avulsas, o importante é criar espaço de armazenamento, caso seja necessário.

Imagem via Pinterest
Imagem via

Se não for possível furar a parede acima do vaso, opte por prateleiras do tipo escada, a qual pode ser removida na hora de lavar o banheiro.

Curte um “faça você mesmo”? Veja aqui como fazer esse organizador para banheiro.

O modelo abaixo, em vez de prateleiras, possui cestos suspensos que organizam e deixam o ambiente bem charmoso.

Imagem via

Até mesmo um pequeno espaço atrás da porta do banheiro pode ser aproveitado com prateleiras rasas e suporte para toalhas. Com ripas de madeira, pedaços de corda e bastões, você mesmo pode elaborar o organizador abaixo.

Imagem via

Você também pode utilizar aquelas sapateiras de porta para organizar os produtos no banheiro.

Imagem via

LEIA MAIS



QUARTO

Caso você não tenha penteadeira ou outro local para guardar bijuterias, pode aproveitar a lateral do guarda-roupa para pendurar colares e pulseiras com ganchinhos adesivos. Ficam organizados sem emaranhar uns com os outros, facilitam a escolha por estarem todos visíveis e até contribuem com a decoração.

Imagem via

Caso prefira manter os acessórios guardados, uma ideia é criar um armário raso, o qual pode ter um espelho na porta ou alguma arte para funcionar como quadro e aproveitar para decorar a parede.

Clique aqui para ver como foi feito.

Óculos de sol também podem ser organizados na parede. A autora do projeto abaixo criou o suporte para óculos com uma moldura de madeira, colando cordões nas laterais internas para pendurá-los. Uma ideia simples e bonita!

Imagem via

Bolsas costumam ocupar bastante espaço na hora de guardar, uma ideia é utilizar um suporte para colocar na porta ou então aproveitar a parede atrás da mesma, caso seja possível.

Imagem via
Imagem via

CONFIRA TAMBÉM



QUARTO INFANTIL

Nos quartos infantis também é possível criar diversas soluções para organizar os itens dos pequenos. Aproveitando a parede atrás da porta ou até mesmo a própria porta, pode-se organizar as mochilas, acessórios e até material escolar.

Imagem via
Imagem via

Prateleiras para livrinhos não podem faltar e uma ideia é utilizar a lateral de algum móvel para instalá-las.

Imagem via

E que tal organizar os brinquedos de forma que participem da decoração? As prateleiras para bonecos e outros brinquedos otimizam o espaço e o ambiente fica mais divertido.

Imagem via
Imagem via

Nichos também são ótimos para organizar brinquedos, miniaturas e vejam que até bolas podem ficar suspensas na parede, uma ótima forma de deixar livre o espaço de circulação no quarto.

Imagem via

Outra alternativa são os cestos aramados suspensos na parede que, presos com ganchos, podem ser removidos sempre que desejar.

Imagem via

E olhem que graça essas redes de macramê para agrupar as pelúcias! Uma ideia bacana para colocar num canto da parede.

Imagem via

E esses sacos de roupa suja suspensos? Uma ótima ideia para ensinar as crianças e ainda decorar o quarto.

Imagem via

LEIA TAMBÉM




HOME OFFICE | ATELIÊ

Se você tem uma mesa de trabalho pequena, utilize painéis na parede. Podem acomodar uma série de itens deixando o espaço livre e mais organizado.

Imagem via
Imagem via
Imagem via

VARANDA | JARDIM VERTICAL

Quer cultivar plantas, mas não tem espaço? Aposte nos jardins verticais! Ficam lindos e você pode elaborá-lo de diferentes formas, de acordo com seu estilo.

Imagem via
Imagem via

E não pense que os jardins verticais se restringem às varandas. Basta ter uma paredinha vazia que receba claridade para trazer um pouco do frescor da natureza para dentro de casa.

Imagem via

Na área de serviço abaixo, o armário ripado que esconde o aquecedor a gás foi aproveitado para suspender vasos de plantas, trazendo vida ao ambiente.

Imagem via Pinterest

CONFIRA TAMBÉM




Como puderam ver, as paredes e outras superfícies verticais podem ser grandes aliadas em apartamentos pequenos. Aproveite-as bem!

Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber gratuitamente notificações de novos posts por e-mail!

2 pensou em “Em pequenos espaços a solução é verticalizar!

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!