Sala de estar pequena: dicas de como decorar

Decorar uma sala de estar pequena pode ser um desafio, mas com planejamento e atenção a alguns detalhes é possível montar um ambiente agradável e funcional.

Escolha do sofá

O sofá é a peça principal da sala de estar. Aliar qualidade e conforto é fundamental, assim como avaliar suas medidas e modelo para decidir qual melhor se ajustará ao cômodo.

Os sofás retráteis normalmente são mais robustos, têm maior profundidade que os modelos tradicionais e quando totalmente estendidos abrangem uma área considerável. Uma dica é fazer uma marcação no piso da sala para ter uma melhor noção do espaço que ele ocupará.

Caso não seja possível optar por esse modelo devido às medidas, uma sugestão é utilizar pufes ou banquetas para poder esticar as pernas e elaborar um rack com espaço para abrigá-los quando não estiverem em uso, como veremos mais adiante.

Imagem via

Modelos de sofás com braços estreitos ou mesmo sem braços são opções para salas compactas. Em algumas lojas é possível fazer algumas alterações, encomendando-os sob medida.

Imagem via
Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via
Imagem via Pinterest
Imagem via

No apartamento a seguir, foi elaborado um banco em frente ao sofá, uma forma criativa de incluir mais assentos numa sala de estar pequena. Acoplado à extremidade do banco, um pequeno armário abriga os aparelhos eletrônicos.

Imagem via

Já na sala abaixo, foi aproveitada a parede da janela para instalar um móvel baixo com espaço de armazenamento que também funciona como banco. A mesinha lateral no canto do cômodo também é utilizada como baú.

Imagem via

Modelos de rack

Em pequenos ambientes, cada espaço deve ser bem utilizado. Assim, ao escolher o rack pense nos itens que deseja ali acomodar para determinar o modelo mais adequado e a partir daí avalie se será necessário ter um nicho aberto, gavetas, portas comuns ou de correr etc.

Um rack mais estreito garante melhor circulação. Uma dica é medir os aparelhos eletrônicos como videogame, por exemplo, para saber a profundidade necessária do móvel a fim de economizar espaço.

Racks suspensos conferem um visual de leveza, além de facilitar a limpeza do piso, sendo bastante utilizados em salas de estar pequenas.

Imagem via
Imagem via

Atente-se também ao tamanho da tela da televisão em relação à distância do sofá para garantir maior conforto. (Os números correspondem à distância mínima e máxima):

26 polegadas: de 1 m a 2 m
32 polegadas: de 1,20 m a 2,40 m
37 polegadas: de 1,40 m a 2,80 m
40 polegadas: de 1,50 m a 3 m
42 polegadas: de 1,60 m a 3,20 m
46 polegadas: de 1,75 m a 3,50 m
50 polegadas: de 1,90 m a 3,80 m
52 polegadas: de 2 m a 4 m
55 polegadas: de 2,10 m a 4,20 m
60 polegadas ou mais: de 2,20 m a 4,60 m

Fonte: Revista Casa e Jardim

Imagem via
Imagem via

Na inspiração a seguir, optou-se por utilizar uma simples prateleira como rack, a qual segue até a cozinha formando a mesa de jantar. A sala de estar pequena ficou bem espaçosa com essa estratégia.

Imagem via Pinterest

Essa mesma ideia foi utilizada no apartamento abaixo, onde o tampo do rack foi prolongado para dar origem à mesa de jantar, uma maneira interessante de integrar os espaços.

Imagem via

CONFIRA TAMBÉM





Caso seja necessário mais espaço de armazenamento, pode-se instalar um móvel no alto, acima do rack. Essa é uma estratégia utilizada também para esconder o ar condicionado.

Imagem via
Imagem via

Aproveitando o espaço abaixo do rack

Como comentei anteriormente, pufes e banquetas podem ser boas opções para apoiar os pés e ter um maior conforto, caso opte por um sofá comum, além de servir como assento extra quando receber visitas. Você pode reservar um espaço abaixo do rack para acomodá-los quando não estiverem em uso.

Imagem via
Imagem via
Projeto de L2F Arquitetura + Fatto Arquitetura
Imagem via

Esse espaço também pode ser utilizado para organizar brinquedos ou demais itens. Caixotes com rodízios são opções práticas de armazenamento.

Imagem via

Cortina na sala de estar

Segundo especialistas, é interessante se atentar à iluminação em salas de estar pequenas, já que ambientes mais claros trazem a sensação de amplitude. Cortinas com tecidos leves podem ser uma boa opção, pois deixam passar a luz natural mantendo ainda a privacidade.

Outra dica é instalar a cortina de ponta a ponta, não limitando-a à medida da janela ou porta da varanda, propiciando a impressão de ambiente mais largo. Com o comprimento da cortina do teto até o chão também se cria um efeito visual de pé direito mais alto.

Imagem via
Imagem via
Imagem via

LEIA TAMBÉM



Decoração no estilo “menos é mais”

Quando falamos em pequenos ambientes, a dica é utilizar apenas os móveis necessários para dar fluidez ao cômodo. Por exemplo, mesinhas de centro ou na lateral do sofá ficam lindas na decoração, mas podem prejudicar a circulação. Caso necessite de um apoio, dê preferência por modelos mais compactos.

Imagem via Pinterest

Luminárias de piso também podem ocupar um espaço valioso, assim, uma alternativa são os modelos de parede. As arandelas articuladas são ótimas para os momentos de leitura.

Imagem via Pinterest

A mesma ideia se aplica a itens decorativos a fim de evitar um visual carregado, o que também acaba sendo benéfico, pois contribui para uma limpeza mais rápida do cômodo.

Na sala de estar, vasos de plantas são boas opções para trazer frescor e aconchego ao ambiente, além de proporcionar volume na decoração do rack. Plantas com ramos pendentes originam um lindo efeito quando posicionadas em prateleiras altas.

Outro elemento bastante utilizado para decorar o móvel são os porta retratos, uma forma de manter registros de bons momentos sempre à vista.

Imagem via
Imagem via

E até mesmo seus livros favoritos podem contribuir para uma decoração afetiva. Uma dica é apoiar um objeto sobre eles, como uma lembrança de viagem por exemplo.

Imagem via

Quadros na parede do sofá são bacanas, pois não ocupam espaço e através deles você pode exprimir sua personalidade. Afinal, nada melhor do que ter um lar com a sua cara, não é?

As diferentes estampas e cores de capas de almofadas também podem contribuir facilmente à decoração da sala de estar.

Imagem via Pinterest
Imagem via

Outra sugestão para a parede são as molduras decorativas, as famosas boiseries, que também trazem muito charme ao ambiente. Quando pintadas da mesma cor da parede ficam bem discretas e delicadas, uma alternativa para adicionar apenas um detalhe à sala de estar sem sobrecarregá-la.

Imagem via

LEIA MAIS





Como pudemos observar, uma sala de estar pequena pode ser muito bem aproveitada! Avalie seu espaço e necessidades e busque no mercado as opções que melhor se encaixam no ambiente.

Espero que tenham gostado das ideias e até o próximo post! 🙂

2 pensou em “Sala de estar pequena: dicas de como decorar

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!