Pontalete quadrado e suas mil e uma utilidades!

Se tem um material versátil para inventar coisas para casa é o pontalete quadrado de madeira! Nós o utilizamos uma vez para um projeto e adoramos trabalhar com ele. Desde então, procuramos ter algumas unidades guardadas aqui no apê para ideias de “faça você mesmo”.

Pontalete quadrado de madeira.

O pontalete quadrado pode ser facilmente encontrado em lojas de material de construção em diferentes espessuras e comprimentos.

SUPORTE PARA PLANTAS

Nosso primeiro DIY utilizando o pontalete foi um suporte de parede para vasinhos de plantas. Clique aqui para ver como fizemos.

Suporte de parede para vasos suspenso na parede.

Veja outras ideias de suportes para vasos que podem ser feitos utilizando o pontalete:

Suporte para vaso suspenso no teto.
Imagem via
Suporte de chão para vaso feito de madeira.
Imagem via
Suporte de madeira para vasos.
Imagem via Pinterest

SUPORTE PARA NOTEBOOK

Após um tempo, com as sobras dos pontaletes, marido elaborou um suporte para notebook do jeito que ele precisava, mais alto e estreito. Confira aqui o passo a passo.

Suporte de madeira para notebook.

PÉS PARA MESINHAS

Precisando de pés para mesinhas? Olha que bacana a ideia a seguir! Após elaborar o “Y”, parafuse-o em uma base de madeira para reforçá-lo e então parafuse esse conjunto ao tampo da mesa.

Pés de madeira para mesinha.
Imagem via

CESTO PARA ROUPA SUJA

Até mesmo um cesto para roupa suja ou cesto para brinquedos você mesmo pode fazer. Na inspiração abaixo, os pontaletes foram utilizados como estrutura para o cesto e outros pedaços de ripas complementam o item.

Cesto de roupa suja de madeira.

ARTES PARA PAREDE

Os pontaletes também podem originar lindas decorações para suas paredes. Nas duas inspirações abaixo, os mosaicos foram criados com pedaços cortados de pontalete, os quais foram tratados com stain para conferir diferentes tonalidades.

Depois de secas, cole as peças em uma base de madeira, instalando um suporte atrás para pendurar a arte na parede.

Arte para parede feita de madeira.
Imagem via

Além de cortes retos, você pode realizar cortes na diagonal para obter um efeito diferente. Para tal, uma dica é utilizar uma caixa de corte meia-esquadria.

Arte para parede feita de madeira.
Imagem via

PORTA CHAVES

Porta chaves também podem ser criados com a ideia das peças cortadas. Uma ideia bacana para organizar e decorar o hall de entrada!

Porta chaves feito de madeira.
Imagem via

Outra ideia criativa e fácil de fazer é realizar cortes retos em um pedaço de pontalete que permitam inserir o cordão do chaveiro, o qual também pode ser feito por você, como no exemplo abaixo em que foram utilizadas bolinhas de madeira para criar as carinhas e outras artes.

Porta chaves simples feito com pontalete de madeira.
Imagem via

ORGANIZADOR DE COLARES

Com apenas um pedaço de pontalete e alguns ganchinhos você pode criar um simples e bonito organizador de colares suspenso que, além de facilitar o dia a dia, ainda serve como item decorativo para a parede.

Organizador de colar suspenso feito com pontalete de madeira.
Imagem via

LUMINÁRIAS E LANTERNAS DECORATIVAS

Com cubinhos feitos a partir de cortes de pontaletes foi elaborada uma luminária de mesa inspirada no Minecraft. Utilize arame bem fininho para elevar os cubinhos de madeira.

Luminária de mesa inspirada no Minecraft.
Imagem via

Os pontaletes também podem originar luminárias pendentes bem bacanas. O design das luminárias abaixo é bem parecido ao da lanterna decorativa que pode ser vista logo a seguir.

Luminária pendente rústica feita de madeira.
Imagem via Pinterest
Luminária decorativa simples feita de madeira.
Imagem via

SUPORTE PARA RASPBERRY PI

Nosso último uso dos pontaletes foi para elaborar um suporte para três Raspberry Pi 4. Marido não encontrava um case para esse modelo de placa com bom custo-benefício, então resolveu fazer sua própria torre/rack.

Ele serrou os pontaletes nas medidas informadas abaixo, montando dois conjuntos “fechados” e três conjuntos “abertos”.

As peças menores (3 cm) foram parafusadas nas peças maiores (9 cm). A espessura do pontalete é de 2 cm.

Depois, serrou três hastes de 23 cm e nelas parafusou os dois conjuntos fechados em suas extremidades:

Nos conjuntos abertos, fez quatro furos para poder inserir as porcas e neles parafusar as placas. Dica: além do furo para a porca, faça um furo mais fino para que o parafuso possa transpassá-la.

Para que as Raspberry Pi 4 não ficassem encostadas na madeira (aumentando assim a circulação do ar) foram utilizados pedacinhos de uma mangueirinha de silicone – era o que tínhamos em casa, nesses momentos utilize a criatividade… rs.

Porcas inseridas na madeira com auxílio de um martelo. Os coolers foram apenas encaixados nos conjuntos abertos e abraçadeiras foram utilizadas para prender seus fios.

Os parafusos passam por dentro dos pedaços de mangueira e são parafusados à porca inserida na madeira:

Raspberry Pi 4 parafusadas e coolers encaixados. Foram utilizados três coolers no total, o outro foi colocado no conjunto fechado (superior).

Então, os três conjuntos abertos foram também parafusados nas hastes do suporte.

Abaixo, como ficou o suporte para Raspberry Pi 4. Os HDs (de 2.5 polegadas) foram apenas encaixados entre as hastes, no vão inferior:

Suporte para Raspberry Pi 4 feito de madeira.

Os cabos foram presos numa das hastes com auxílio de abraçadeiras. Marido também colou feltro adesivo na base para proteger a mesa e fixou o filtro de linha na parede.

Cluster Raspberry Pi 4.

O suporte ficou bem prático e teve um custo baixo, se alguém quiser reproduzir e tiver alguma dúvida, escreva na caixa de comentários para que possamos ajudar.

Rack para Raspberry Pi 4 DIY.

CONFIRA TAMBÉM



Espero que tenham gostado das ideias e até o próximo post! 🙂

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!