Prateleira que vira mesa: Faça você mesmo | DIY

Como comentei há alguns posts, devido à quarentena meu marido tem utilizado nosso home office diariamente. Ele até fez algumas melhorias, como um suporte de madeira para o notebook que mostrei aqui.

Eu estava utilizando a mesa de jantar, sem problemas, mas ele encasquetou que queria fazer uma mesinha para mim no escritório também. O ambiente é pequeno, já que ainda o utilizamos como closet e temos, além de sua mesa, um armário para livros. Teria que ser algo bem compacto.

Pensei em uma mesinha dobrável, como aquela que colocamos na área de serviço, mas ele viu esse modelo de prateleira que vira mesa e ficou doido para fazer!

Então elaboramos o desenho, pensamos no mecanismo e decidimos fazer a estrutura com um tubo quadrado de aço preto (tem também o galvanizado). Já o vimos à venda em grandes lojas de material de construção, mas o valor é bem melhor em empresas distribuidoras desse tipo de produto. Optamos pelo tubo de 2 cm x 2 cm com 2 mm de espessura, mas talvez o de 1 mm seja suficiente (e bem mais fácil de cortar!). No total, utilizamos cerca de 2,70 metros de tubo.

Para as prateleiras utilizamos MDF de 15 mm de espessura, na cor Noce Oro, pois queríamos que fosse o mais próximo da cor dos móveis de nosso home office.

Esses foram os materiais que utilizamos para fazer a prateleira que vira mesa:

A caixa de corte é opcional, mas ajuda bastante!

Como puderam notar, utilizamos ferramentas simples. Cortamos e furamos os tubos sentados no chão, o que talvez tenha sido a parte mais desafiadora desse projeto, além de não ter outras ferramentas que facilitariam o processo.

Já imaginávamos a sujeira que faria, então utilizamos uma grande caixa para fazer os cortes e tudo mais. Ah, e também não esquecemos os óculos de proteção e máscaras, super importantes.

Utilizamos uma caixa para fazer os cortes e furos. Foi uma ótima decisão, pois faz bastante sujeira.

Falando em cortes, essas foram as medidas dos tubos utilizados para a estrutura:

Iniciamos os cortes dos tubos com a Dremel, mas achamos que ficaram melhores feitos com a serra.

Embora mais cansativo, os cortes com a serra utilizando a caixa de corte ficaram mais precisos, além de ter sido mais rápido:

As peças de 27 cm + 4 cm foram cortadas e unidas para formar o “L” (imagem abaixo), usando parafusos (5x10mm), porcas e arruelas. No total foram feitas 4 peças dessas.

Para unir as peças com parafusos, fizemos 4 furos nas peças de 4 cm e 2 furos nas peças de 27 cm. Na peça de 4 cm os furos foram feitos transpassando-a (dois furos alinhados de cada lado), já na de 27 cm não foi necessário transpassar. Primeiro fizemos um furo guia com uma broca para metal fininha para depois furar com a broca de maior diâmetro, que permita inserir a chave philips para apertar os parafusos.

Uma dica para evitar o superaquecimento da broca, que causa a perda da têmpera, deixando-a “cega”, é pingar uma gota de fluido de corte e trabalhar com a furadeira em baixa rotação. Nós utilizamos um desengripante (WD-40), aproveitando que tínhamos em casa.

Nesta foto, já tínhamos feito os furos guia e estávamos aplicando óleo para fazer os furos maiores.
Peça de 4 cm com os furos transpassados (dois furos alinhados de cada lado)

Para colocar as arruelas e porcas por dentro da peça nós utilizamos uma pinça:

O “L” parafusado ficou assim:

Os quatro “L’s” parafusados.

Dois “L’s” desses acima foram furados para parafusar as mãos francesas:

Uma canetinha ajudou a marcar os pontos para furação. Os furos devem atravessar os tubos de aço.

O próximo passo foi fazer as marcações e furos para parafusar as chapas de MDF. Como as mãos francesas só vêm com dois furos (os quais seriam utilizados para parafusá-las ao tubo), tivemos que fazer mais três furos nas mesmas.

Foram feitos 3 furos nas mãos francesas para poder parafusar as chapas de MDF.

Utilizando os furos feitos nas mãos francesas como guia, marcamos os pontos para furar os quatro “L’s”:

Os três furos também devem atravessar o tubo.

Como os parafusos para madeira têm cabeça pequena, fizemos furos menores na parte de cima do tubo (onde as chapas ficarão fixadas). Já na parte de baixo, os furos foram maiores para poder inserir os parafusos e também permitir a passagem da chave philips.

Depois foi a vez dos furos nas laterais dos quatro “L’s”. Estes furos servem para conectar as estruturas e permitir sua movimentação.

Os furos devem atravessar o tubo.

Mão francesa parafusada:

Detalhe do furo feito na parte de cima para poder parafusar a mão francesa (novamente utilizamos a pinça para inserir as arruelas e porcas) e dos furos menores para parafusar a chapa de MDF.

Em todos os tubos de 29 cm e 39 cm também foram feitos furos laterais. Estes serão conectados nas laterais dos tubos em L, então todos os furos devem estar alinhados.

Para montar a estrutura com todos os tubos e conectá-los, utilizamos parafuso francês para simular um rebite. Nas junções entre os tubos adicionamos uma arruela, necessária para poder movimentar a estrutura.

O parafuso francês pode ser encontrado em grandes lojas de materiais de construção, porém, em lojas de parafusos o preço é bem melhor, assim como de outros parafusos, porcas e arruelas.

Estrutura aberta para virar mesa.
Estrutura aberta vista do outro lado.

Os tubos da frente, de 39 cm, tiveram que ser maiores para dar sustentação à mesa quando ela é aberta.

Estrutura fechada para virar prateleira.
Outro lado da estrutura.

Como comentei anteriormente, nós utilizamos duas chapas de MDF de 70 cm x 27 cm, na cor Noce Oro. Antes de instalá-las foi preciso colar a fita de borda.

Nós utilizamos um pedacinho da fita de borda como pincel. Passamos duas demãos nas bordas do MDF, pois ele absorve bastante cola. Espalhamos bem para não ficar nenhuma elevação na colagem.

Aplicando a cola de contato na borda do MDF.

Passamos somente uma demão na fita de borda. É preciso esperar secar um pouco a cola antes de colocar a fita no MDF. O ponto certo é quando você dá umas batidinhas na fita com os dedos e a cola parece de fita durex, não gruda muito.

A fita de borda deve ser mais larga que a borda do MDF.

Nós esperamos cerca de 5 minutos para colar a fita. Esse processo deve ser feito com calma, pois embora não pareça, a cola é potente, não dá para ficar colando e descolando.

Utilizamos o corpo de um canetão para fixar bem a fita, passando-o por todo o comprimento:

Deixamos secando por um dia e então cortamos o excesso da fita de borda utilizando um estilete. Acabei não fotografando esse processo, mas no Youtube você encontra diferentes técnicas para refilar a fita.

Ah! E uma dica para parafusar as chapas nos tubos é colocar uma gotinha de super cola na cabeça do parafuso para poder inseri-lo com a chave philips pelos furos sem que fiquem caindo dentro do tubo.

Para o acabamento das extremidades dos tubos nós utilizamos ponteiras para móveis. Encontramos do tamanho certo (2 cm x 2 cm), porém tivemos que raspar um pouco os relevos laterais das ponteiras e também cortar alguns centímetros do comprimento, já que dentro dos tubos encontram-se os parafusos.

Nós compramos estas ponteiras em uma loja que comercializa produtos para marcenaria, mas também já vimos na Leroy Merlin (bem mais caro!).

Ponteiras de embutir que utilizamos para fazer o acabamento das extremidades dos tubos.

Como forma de travar as prateleiras quando a mesinha estiver fechada, colocamos dois ímãs de neodímio, um de cada lado. Esse ímã é bem forte, então nem precisamos colá-lo, apenas o posicionamos no tubo. Na parede, ao invés de ímã, colocamos dois parafusos de cabeça chata.

Depois nós passamos massa corrida para dar acabamento e pintamos os parafusos de branco.

E assim ficou a prateleira que vira mesa, instalada na parede de nosso closet/home office:

O tamanho da mesa foi calculado pensando, além da funcionalidade, na abertura da porta do guarda-roupas e na passagem. Mesmo com ela aberta/em uso, não obstrui a entrada do cômodo.
Utilizamos duas mãos francesas de 22 cm x 15 cm e uma de 17 cm x 10 cm.

Conforme a mesinha é aberta e fechada, os parafusos vão afrouxando, então nós adicionamos uma porca a mais em todos os parafusos. Ah, e também tivemos que cortar um pouco do comprimento dos parafusos francês.

Marido achou melhor encapar alguns parafusos com fita isolante para evitar acidentes, tipo bater a perna. Eles ficam longe, mas melhor prevenir, né?

As extremidades dos dois tubos que ficam próximo à parede tiveram que ser lixadas um pouquinho para nela não raspar. Por esse motivo, também não colocamos ponteiras ali.

Nós ficamos muito satisfeitos com o resultado! A estrutura ficou bem firme e o tamanho da mesa (70 cm x 54 cm), muito bom para mim. O fato de ser suspensa também contribui para o conforto das pernas e movimentação da cadeira, além de facilitar na hora da limpeza. Adoro móveis suspensos.

Após utilizar a mesa, posso deixar o notebook e os outros itens ali mesmo e simplesmente “fechá-la” para liberar espaço. Achei super prático!

Prateleira que vira mesa
A cadeira coube certinho entre a estrutura fechada.
Prateleira que vira mesa, uma boa opção para criar um home office pequeno.

Abaixo, um vídeo mostrando o funcionamento da prateleira que vira mesa:

Ah, e foi aí que a orquídea que plantamos na casca de coco foi parar, afinal, não poderiam faltar plantas neste espaço! Para me fazer companhia na mesa, escolhi um lírio-da-paz e mais no alto da parede, colocamos um lindo filodendro-brasil que com o tempo ficará com seus ramos pendentes.

Esse cômodo do apê não é grande, mas ficou muito bem aproveitado! Antes eu utilizava essa parede da prateleira que vira mesa para pendurar bolsas, não imaginava que poderíamos criar um pequeno home office para mim nesse espaço.

E assim nosso apê vai se transformando conforme vão surgindo novas necessidades!

11 pensou em “Prateleira que vira mesa: Faça você mesmo | DIY

  1. Artigo bem explicado e interessante! Parabéns pelo trabalho, ficou super bem feito 🙂 e uma curiosidade, quanto ficou o custo pra fazer essa prateleira/mesa dobrável?

  2. Venho procurando na net um modelo de escrivaninhawue abra e feche. É cheguei em vc. O melhor, aliás o único. Estou encantada. É exatamente isso que preciso. Obrigadaaa. Vou tentar fazer algo parecido rsrs.

    • Olá, Ariorlando!
      Essa mesinha ficou ótima aqui em nosso ambiente, a utilizo diariamente.
      Fiquei feliz que curtiu a ideia! Muito obrigada pela mensagem.

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!