Máquina de lavar louças não lava direito? Veja possíveis causas.

Já fiz alguns posts aqui sobre nossa lava-louças Electrolux LE09X, inicialmente uma resenha sobre a máquina e depois a solução que encontramos para reparar as ferrugens que apareceram em seus cestos.

Fora esse detalhe das ferrugens, a máquina nunca havia apresentado nenhum problema em nove anos de uso. No entanto, ano passado ela começou a não remover todo o detergente em pó do dispenser. Em algumas lavagens ficava praticamente tudo ali, molhado e endurecido. Já em outras, o sabão era dissolvido, porém as louças não saíam completamente limpas e também começamos a notar alguns pedacinhos de borracha preta ao lavar o filtro.

Além disso, a máquina passou a demorar muito para terminar o ciclo de lavagem, praticamente dobrando o tempo de funcionamento.

Então, ao averiguar a lava-louças reparamos que uma peça de conexão com anel de vedação presente na parede traseira da máquina estava danificada. Essa peça se conecta ao tubo da hélice superior presente no cesto de cima. Devido a isso, a água entrava com pressão reduzida, pois vazava para fora desse tubo dentro da máquina mesmo, diminuindo a força dos jatos e impossibilitando a lavagem de forma correta.

Peça que pode ser danificada com o tempo, prejudicando a lavagem das louças.

Encontramos a conexão facilmente no Mercado Livre. O modelo de nossa lava-louças é LE09X, o código para essa peça é 30160012 e a vimos com as seguintes denominações: “porca de conexão tubo lava-louça” e “conexão tubos lava-louça”. Sua substituição foi bem simples, bastando desrosqueá-la. Após a troca, a máquina voltou a lavar as louças corretamente e a duração do ciclo também se normalizou.

Caso o problema não esteja relacionado a essa peça, outros podem ser os motivos das louças não serem bem lavadas, confira a seguir!

Louças mal distribuídas nos cestos

Observe se os utensílios estão sendo posicionados de forma que todos possam receber os jatos d’água, evitando sobrepor demais as peças.

Deixe espaços entre as louças para que a água possa atingi-las.

Hélices dos jatos d’água bloqueadas

Algumas louças ou utensílios podem barrar a rotação das hélices, prejudicando a lavagem. Já aconteceu isso conosco quando colocamos pratos muito grandes na lava-louças que impediam a movimentação da hélice superior. Espátulas ou cabos de panelas mal posicionados também podem travar a hélice inferior. Então, após acomodar todos os utensílios, verifique se as hélices estão girando livremente antes de iniciar o ciclo.

Sujeiras encrustadas na peça da hélice também podem emperrá-la, fazendo com que os jatos não circulem por toda a máquina.

Tampa do dispenser do sabão obstruída

Confira se não há nenhuma louça bloqueando a abertura do dispenser e se o cesto superior foi empurrado totalmente até o fundo da lava-louças. Também já passamos por isso, ao final da lavagem reparamos que o sabão não havia sido liberado e constatamos que uma louça estava pressionando a tampa do dispenser.

Sabão não dissolvido

Além dos problemas que relatamos anteriormente relacionados ao sabão, outro fato que pode ocorrer, principalmente com os tabletes, é sua não dissolução durante a lavagem, podendo ser vistos alguns pedaços inteiros ao final da operação.

Novamente, o problema pode ser a distribuição das louças. Em nosso caso, isso acontecia quando colocávamos pratos um pouco maiores próximos ao dispenser, que liberava o tablete bem em cima dessas louças grandes e lá ele ficava preso, não conseguindo cair para a base da máquina para ser dissolvido corretamente. Às vezes ele pode até se desprender, porém caindo no momento errado da lavagem.

Outra dica simples é secar o dispenser antes de colocar o sabão para evitar que ele absorva a umidade e grude no compartimento, podendo por vezes até “colar” a tampa do dispenser também, impossibilitando sua abertura.

Filtros sujos

Periodicamente, faça a limpeza do sistema de filtros para remover os resíduos da lavagem e verifique se estão encaixados corretamente, caso contrário podem espalhar a sujeira acumulada.

Orifícios das hélices entupidos

Verifique se não há nada obstruindo a passagem dos jatos, como restos de comida, por exemplo. A higienização tanto dos filtros como das hélices pode evitar esses problemas, bem como mau odor na máquina e louças.

Sujeira incrustada/seca

Sabe aqueles alimentos que grudam nas louças e são ruins de remover até com a esponja? Provavelmente também terão dificuldade para sair na lava-louças. Para esses casos, nós deixamos o utensílio um tempinho de molho na pia e depois colocamos na máquina. Isso para utilizar o ciclo Express ou Normal. Há pessoas que fazem o ciclo de pré-lavagem antes para amolecer os grudes.

Nós quase não utilizamos o ciclo Lava Panelas, mas já vi travessas com resíduos de assado saírem limpinhas da lava-louças com esse programa. O tablete da marca Finish é muito bom para essas louças mais sujas.

E uma dica para panelas de inox não saírem manchadas da lava-louças é deixá-las um pouquinho de molho com vinagre antes de colocá-las para lavar.

Louças com cheiro de ovo

Já li relatos que se colocar recipientes que foram utilizados com ovo, todas as louças ficam cheirando ruim. Nós nunca notamos isso, mas percebemos que se demorarmos muitas horas para abrir a máquina após o término do ciclo, os utensílios saem com odor desagradável, mesmo com os filtros limpos.

Já faz alguns anos que não utilizamos o líquido secante. Então, temos o costume de abrir a lava-louças após cerca de 1 hora do fim da lavagem, mantendo-a semiaberta para que tudo seque e assim parece que evitamos também aquele cheirinho. Não abrimos logo que termina o ciclo para não dar choque térmico nas louças de vidro.

Deixamos o cesto superior um pouco para frente para manter a máquina semiaberta após o fim da lavagem.

Problemas com o nível de água dentro da máquina

Para a máquina lavar corretamente as louças, é necessário um certo volume de água em sua base para acionar as hélices. Se o nível estiver baixo, o processo será prejudicado.

Faça um teste para averiguar se é este o problema. Coloque-a para funcionar e depois que você perceber que a água entrou para iniciar o ciclo, dê pausa e abra a máquina. O nível de água deve estar um pouco abaixo daquele filtro branco circular localizado na base da lava-louças, ou seja, deve cobri-lo quase todo, ficando apenas uma parte exposta.

Caso o nível esteja baixo, com auxílio de um pote coloque água dentro da máquina até aproximadamente esta marcação da foto (se ultrapassar, o excesso vai escorrer pela frente da máquina) e então feche a porta e dê continuidade ao ciclo. Se as louças forem lavadas corretamente, é provável que o problema esteja mesmo no nível da água que não está subindo o suficiente.

Para solucioná-lo, deve-se fazer a regulagem do sensor de nível, localizado internamente, na lateral da máquina. Caso deseje você mesmo fazer, siga as instruções desse vídeo – parte 1 e parte 2 – há outras informações relacionadas também. Inclusive, nos comentários você pode encontrar soluções até para outros problemas.

Acredito que esses sejam um dos fatores mais frequentes que levam à lavagem inadequada das louças na máquina. Se desejar contribuir com alguma outra experiência relacionada ao assunto, por favor, coloque nos comentários para ajudar outras pessoas também!

E vida longa a esse eletrodoméstico que nos ajuda tanto no dia a dia! \o/

Até o próximo post! 🙂

4 pensou em “Máquina de lavar louças não lava direito? Veja possíveis causas.

    • Olá, Lucas! Tudo bem e vc?
      Desculpe a demora. Dei uma pesquisada aqui e achei um vendedor no Mercado Livre, mas o anúncio está pausado :/

  1. Obrigado pelo teu tempo dedicado em falar sobre isso. Cheguei até o teu post buscando no google sobre nivel de agua da lava-louças e me ajudou.
    Obs: tenho a mesma lava-louças que você há 11 anos, sem nunca ter dado problema! Abraço

    • Olá, Sergio!
      Fico feliz em poder ajudar, que ótimo que conseguiu resolver a questão do nível de água.
      Nossa, a sua também está a bastante tempo em uso e melhor ainda, sem problemas. Que continue assim!
      Abraços e obrigada pela mensagem.

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!