Ideia para reparar ferrugem nos cestos da lava-louças

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Primeiramente, feliz 2020!!! 🙂 Que este seja um ano de muita saúde a todos nós!

Já fazia um tempinho que não aparecia por aqui, o ano até virou, veja só, mas cá estou eu novamente!

E o primeiro post é sobre nossa lava-louças Electrolux (LE09X). Há um tempo fiz uma resenha sobre ela e comentei sobre alguns pontos de ferrugem que começaram a aparecer nos cestos inferior e superior. Infelizmente, isso parece acontecer com bastante gente, já li diversas reclamações sobre o problema, que não se restringe a essa marca.

Abaixo, alguns dos pontos enferrujados presentes nos cestos (havia mais). Em algumas partes a ferrugem estava mais avançada.

Pesquisei bastante na web, mas não encontrava nenhuma alternativa sem ser trocar os cestos (os originais não são nada baratos), até que resolvi dar uma olhada em blogs americanos, já que muitos utilizam esse eletrodoméstico por lá.

Acabei me deparando também com vários relatos de ferrugem nos cestos. E então vi que algumas pessoas utilizavam um tipo de massinha para cobrir os pontos enferrujados.

Esse produto chama-se Sugru e eu até já o conhecia, mas não sabia que era atóxico* e resistente a altas temperaturas, inclusive, na embalagem consta que pode ser utilizado em máquinas de lavar-louça.

*Embora seja atóxico, o fabricante não recomenda utilizá-lo em contato direto com alimentos.

As aplicações para o Sugru são inúmeras, pode-se emendar itens quebrados, rachados e até mesmo criar ou incrementar objetos. A massa lembra uma durepoxi, porém, em contato com o ar não fica extremamente rígida.

Sugru, a massinha moldável e flexível com mil e uma utilidades.

Antes de começar a aplicar nos cestos da máquina de lavar-louça, nós demos uma lixada nos pontos enferrujados para deixar a superfície o mais lisa possível, já que em algumas partes o plástico do cesto estava bem danificado:

Utilizamos a Dremel para lixar, mas pode ser utilizada lixa comum.
Em alguns pontos a estrutura metálica ficou exposta, não teve jeito, pois estava bem enferrujado.

Após lixar, limpamos os cestos para remover o pó e começamos a modelar a massa para cobrir os pontos necessários:

Modelando o Sugru para aplicar nos cestos.

O tempo para manusear a massa antes desta começar a endurecer é de 30 minutos. Fizemos uma camada grossa para proteger melhor e fixamos bem nas hastes para evitar infiltração de água.

Só tivemos o cuidado de não deixar a massa muito elevada nos locais onde há contato direto com a louça, por exemplo, na grade dos pratos, para que estes não ficassem tortos quando ali apoiados.

Deixamos secar por 24 horas e o Sugru ficou firme e resistente. Esse reparo já foi feito há uns bons meses e continua ótimo. Queríamos testar por bastante tempo antes de postar aqui.

Nós ficamos satisfeitos com o resultado. A parte ruim é que não é muito fácil encontrar o Sugru no Brasil e não é barato. Como uma amiga minha estava viajando pelos Estados Unidos, perguntei a ela se podia comprar o produto por uma loja online americana e pedir para entregar em seu hotel. E assim fizemos, mas também é possível comprar direto pelo site da Sugru, eles enviam para o Brasil.

Nós optamos pelo pacote com 8 sachês (cada um contém 5g), pois não sabíamos bem quantos seriam necessários, mas acabamos usando somente 3 sachês para cobrir 8 pontos de ferrugem. Pegamos na cor branca, mas há outras cores disponíveis.

Marido aproveitou o restante para reparar algumas coisas, como um cabo de celular que estava rachando e para fazer “borrachas” para as hastes de seus óculos… rs. Ele usou por um bom tempo até comprar um novo par de borrachas. Embora a massinha fique bem resistente, não é difícil removê-la.

Ah, fique atento com a validade do produto! Se expirar, não terá mais uso, pois perderá a flexibilidade. Uma dica que eu vi é guardar o Sugru na geladeira para durar mais tempo.

E vocês que têm lava-louças, também tiveram esse problema de ferrugem nos cestos?

12 pensou em “Ideia para reparar ferrugem nos cestos da lava-louças

  1. Ótimo. Fiquei com medo por conta do sabão ser agressivo.
    E a ferrugem parou de se alastrar?
    Esse problema dos cestos enferrujarem realmente é com todas as marcas e modelos. Exceto se for em inox. Mas aqui no Brasil é raro.

    • A ferrugem parou de se alastrar sim, ainda bem!
      Pois é, meus pais tinham uma lava-louças Brastemp que também apresentou ferrugem no cesto. Optamos pela Electrolux numa tentativa de escapar desse problema, mas infelizmente é isso mesmo, acontece com todas as marcas e modelos de entrada.

  2. Ah, cuidem bem dessa lava-louça. 🙂
    Tenho uma LE08 e infelizmente vi que é muito muito difícil e caro encontrar peças para lava-louças da Electrolux. A minha tem menos de 2 anos de uso e estou tendo enormes problemas com isso. Há peças que nem a fábrica tem! Pode-se perguntar: como fabricam a máquina sem ter as peças? É que eles importam a .máquina montada da China.
    Mas aparentemente esquecem de importar as peças :/ :/
    Além disso, há pouca compatibilidade de peças entre um modelo e outro. São parecidas, mas não iguais. O que dificulta mais ainda encontrá-las !

    • Sim, estamos fazendo o possível para mantê-la funcionando por mais alguns anos! rs
      Recentemente ela começou a não remover todo o sabão em pó do reservatório, em algumas lavagens fica praticamente tudo ali, molhado e endurecido. Demos uma olhada na máquina e meu marido notou que um anel da conexão de água, presente no fundo da lava-louças estava quebrado em uma parte, deve ter ressecado e acabou rachando. Estamos esperando a nova conexão chegar para averiguar se o problema é este mesmo (que talvez reduza a força dos jatos).

      Poxa, a sua com menos de 2 anos de uso já está com problemas assim? É desanimador mesmo. E quanto às peças, realmente já li muitas reclamações sobre a dificuldade de encontrá-las, um absurdo.
      A sua apresenta quais problemas?

  3. Olá
    Não entendi muito bem de qual anel de vedação da sua máquina você estava falando rsrs
    Mas um anel que é muito comum de dar problema nessas máquinas e reduzir a pressão da água é anel que faz a conexão da hélice superior, que fica presa no cesto superior. Esse anel estraga fácil com o puxa-empurra constante do cesto superior. É esse que vocês irão trocar? Se não for, recomendo darem uma olhada nele também. Ele causa exatamente esse problema.

    De problemas que a minha teve, na verdade é o seguinte:
    1) Um ponto de ferrugem no cesto superior. Consertei igual vocês, mas foi com o durepoxi mesmo (deixei secando 3 dias antes de usar a máquina). Funcionou muito bem, mas da próxima vez irei fazer com o Sugru.
    2) Retentor da bomba de lavagem desgastou. Isso criou um pequeno vazamento na bomba e um chiado bastante agudo quando ela está funcionando.
    Sou engenheiro eletricista com mestrado em eletrônica, e eu mesmo sempre conserto as máquinas minhas e de meus conhecidos. Mas realmente fiquei bastante assustado com a dificuldade em achar peças para as LL Electrolux. Já era acostumado em dar manutenção nas da Brastemp e nas antigas Enxuta e sempre foi muito fácil encontrar peças.

    Agora, eu estou atrás não só desse retentor que falei, mas também de outras peças que, por inspeção, eu vi que estão próximas de dar problema e já estou procurando fazer um pequeno estoque. Por isso, estou atrás de varias peças.

    Já estou em contato com autorizadas e com o próprio SAC da Electrolux (tenho até reclamação no Reclame Aqui) e estão prometendo chegada das peças que encomendei até o fim desse mês. Vão dar mais de 2 meses de encomenda…
    Volto aqui para contar se deu certo ou se vão continuar enrolando rsrs

    Até que é tranquilo de encontrar as peças em sites como Ebay, Aliexpress, Amazon Internacional, etc… já que a máquina é Chinesa de fabricação genérica (as peças são usadas em diversas máquinas no mundo). O problema é que somando cotação do dólar, impostos e fretes fica muito muito caro. Por isso, desisti de importar e estou brigando com a Electrolux para fornecerem (não passa da obrigação deles rsrs).

    • Oi, Henrique!
      É esse anel mesmo que você mencionou, eu não expliquei corretamente rs.
      Ah bom saber que este pode ser o problema então, ao menos será fácil de resolver (e barato, ufa!). Acho que farei um post a respeito.

      Nossa, 2 meses de encomenda… A gente compra um eletrodoméstico para nos facilitar a vida, mas passa por essa dor de cabeça quando quebra, é fogo.
      E você está certo, é obrigação deles fornecer, fica em cima mesmo! E, se puder, depois nos conte o desfecho dessa novela (espero que tenha um final feliz).
      Obrigada por compartilhar esse relato, poderá ajudar aqueles que estão tentando decidir qual marca de lava-louças escolher. Ou advertir sobre o que esperar quando elas quebrarem… (meu caso rs).

  4. Gente.. Vendo os comentários de vocês de 1 ano atrás e vejo que os problemas nessa LL Electrolux são de erro de projeto. Estou passando pelo mesmo. A minha no caso é com a hélice de cima que não está rodando mais. A borracha mencionada está nova. O que poderia ser fora isso.?

  5. Olá, Angélica.

    Resolvi sim.. O problema na minha foi o motor que já estava sem força. Como não tinha mais suporte pela electrolux, fiz o reparo do motor antigo. Tudo está funcionando as mil maravilhas. Fica a dica pessoal. As vezes o problema está bem longe de onde a gente imagina.

    Paz e bem.

    • Oi Fábio!
      Que ótimo que conseguiu resolver o problema!
      Obrigada por compartilhar o motivo da hélice não estar funcionando, assim poderemos ajudar os que estiverem pesquisando sobre o assunto.
      Paz e bem!

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!