O que fazer na parede da TV?

Essa foi uma dúvida que tivemos quando estávamos montando o apê, afinal, são tantas as opções que fica difícil escolher.

Para você que está pensando no que fazer na parede da TV, chegue mais que trouxe inspirações variadas para te auxiliar na decisão!

PAREDE COM PAINEL DE MADEIRA


O painel de madeira é uma opção bastante escolhida, acredito que pela facilidade de encontrar lojas e empresas que o produzam e instalem, por esconder os fios quando se utiliza suporte de TV na parede e também pela beleza e aconchego que a madeira traz ao ambiente. O MDF é o material mais utilizado para o painel e encontra-se uma grande variedade de cores e texturas. 

Nós decidimos pelo painel de madeira e gostamos muito. Pedimos ao marceneiro para fazer um recorte na madeira para instalar um suporte de TV articulado. Ele disse que o painel aguentaria, mas como seria uma televisão grande e movimentaríamos o suporte frequentemente, achamos melhor fixá-lo na parede mesmo. Veja mais detalhes desse recorte no painel e do suporte, aqui!

Nosso painel de MDF na parede da TV.

O painel pode preencher a parede toda, subindo até o teto ou pode ocupar somente parte da superfície. Prateleiras e nichos instalados no painel servem de apoio para objetos decorativos.

Imagem via

Uma sugestão é fazer frisos no painel, como pode ser visto na inspiração a seguir:

Imagem via Pinterest

Imagem via

Imagem via

Imagem via Pinterest

Imagem via

Nas duas imagens abaixo, o painel sobe até um pouco mais da metade da parede e o restante é revestido com espelho, o qual reflete o teto, transmitindo a sensação de amplitude:

Imagem via

Imagem via

O painel de madeira da sala a seguir não ocupa a parede toda e avança à parede do corredor:

Imagem via

Na sala de estar abaixo, aproveitou-se o mesmo tom da madeira do painel para fazer o rack e o armário ao lado. Gostei da fita de LED contornando o painel:

Imagem via

Imagem via

Painéis brancos também são bastante utilizados, veja algumas inspirações:

Imagem via

Imagem via

Imagem via

Imagem via

Imagem via

Imagem via

Tenho visto muitos painéis pretos compondo decoração industrial, mas também são utilizados por quem procura elegância e um ambiente mais intimista.

Imagem via

Imagem via

Imagem via

PAREDE COM TIJOLINHO


Paredes revestidas com tijolinhos ficam um charme na decoração! Tem feito tanto sucesso que muitas empresas começaram a produzir revestimentos que imitam esse material.

Também existem papéis de parede de tijolinhos muito realistas, uma boa alternativa para quem deseja transformar a parede mais rápida e facilmente.

E para quem gosta de colocar a mão na massa e procura algo mais em conta, existem muitos tutoriais na internet que ensinam a fazer seus próprios “tijolinhos”, com gesso e molde de silicone, isopor, EVA, entre outras possibilidades. 

Imagem via

Imagem via

Imagem via

Imagem via

Projeto de L2F Arquitetura + Fatto Arquitetura

Se você curte uma pegada mais rústica, ao invés de junta seca, pode deixar a argamassa aparente:

Imagem via

Imagem via

Se você curte algo mais delicado, uma sugestão é pintar os tijolinhos de branco:

Imagem via

Imagem via

Imagem via

PAREDE COM PEDRAS NATURAIS


Na época em que estávamos reformando o apê, um dos revestimentos muito utilizados eram os filetes de São Tomé, também conhecidos como “canjiquinha”. As pedras têm tons claros, trazem um toque rústico à decoração, mas com certa leveza. Ficam ainda mais charmosas quando iluminadas. 

Algumas marcas possuem revestimentos que imitam a pedra canjiquinha, assim como também existem papéis de parede com essa estampa.

Se você quiser uma opção baratinha e curte um “faça você mesmo”, dá uma olhada nessa canjiquinha feita com filtro de café usado!

Imagem via

Imagem via

Imagem via Pinterest

O revestimento com pedra São Tomé também pode ser feito sob a forma de mosaico, fica muito elegante, dá uma olhada:

Imagem via

Paredes revestidas com mármore trazem sofisticação ao ambiente, existem diversos tipos no mercado e podem ser instaladas sob a forma de filetes, mosaicos…

Imagem via

Outra pedra que se destaca bastante na decoração é a pedra ferro, de origem vulcânica. Esta passa por um processo de oxidação natural que promove diferentes texturas, cores e tonalidades, variando entre um marrom enferrujado ao preto. Traz modernidade e elegância, com um toque de rusticidade.

Imagem via Pinterest.

A pedra oxi, que possui alta concentração de ferro e detalhes oxidados, segue como outra opção de visual único:

Imagem via Pinterest

PAREDE COM EFEITO DE CIMENTO QUEIMADO


A pintura com efeito de cimento queimado também tem feito muito sucesso na decoração. Dando uma pesquisada na web, você encontra vários tutoriais ensinando a produzir esse tipo de acabamento na parede.

Imagem via

Imagem via

Imagem via

Imagem via

Imagem via

PAREDE COM PINTURA SIMPLES


A boa e velha pintura continua sendo uma das formas mais fáceis de transformar a parede da TV. É uma boa alternativa para quem curte mudar a decoração com frequência.

No apê abaixo, optou-se por um tom claro para a parede da TV, já que uma das paredes da cozinha ganhou cor preta:

Imagem via

Adorei o contraste da parede azul com as prateleiras e rack brancos:

Imagem via

Imagem via

Imagem via

Imagem via

Imagem via

PAPEL DE PAREDE


O papel de parede é uma boa opção para quem deseja um “algo a mais” na parede, sem fazer muita bagunça. A variedade de cores e estampas é tanta que fica até difícil escolher.

Imagem via Pinterest

Imagem via

Uma das opções que tenho visto bastante é o papel de parede com figuras geométricas:

Imagem via Pinterest

Imagem via

Imagem via

PAREDE COM PLACAS 3D


As placas 3D conferem um toque moderno à decoração. Um dos materiais mais utilizados é o gesso, mas também encontram-se placas de PVC e fibra de bambu.

Placas 3D em PVC. Imagem via

Placas 3D em PVC. Imagem via

PAREDE COM ESTANTE


A estante, além de abrigar a TV pode ser uma opção para quem precisa de mais um espacinho para guardar as coisas no apê, além de permitir expôr objetos de decoração.

Imagem via

Imagem via

Estantes com fundo espelhado dão um toque elegante ao ambiente:

Imagem via

No apartamento abaixo, foi feito um móvel para separar a sala da cozinha. No lado da sala, uma estante abriga a TV, livros e objetos decorativos, na lateral aproveitou-se para criar uma mesinha para refeições rápidas e no lado da cozinha foram instaladas barras para suspender utensílios, além de prateleiras para organizar livros de receita:

Imagem via

Imagem via

Estantes de ferro com nichos de madeira têm feito sucesso por quem curte uma pegada industrial na decoração:

Imagem via

Estas são algumas opções para a parede da TV, vocês têm alguma preferida?

 

2 pensou em “O que fazer na parede da TV?

  1. Olá adorei as dicas e tbm seu painel! Agora fiquei curioso e achei super bacana aquela prateleira acima do painel que faz a curva para a parede dos quadros. Do que é feito ?
    Parabéns pelo site e dicas.

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!