Luminária de trilho: suas vantagens e ideias para se inspirar!

A luminária de trilho, também conhecida como trilho eletrificado, é uma opção muito bacana para ampliar a iluminação do espaço, valorizar e destacar a decoração de forma prática, aliando estilo e funcionalidade.

Este tipo de luminária consiste em uma haste metálica que fica aparente no teto e abriga a fiação elétrica. Nela podem ser conectados spots, plafons e/ou luminárias pendentes, ou seja, é possível elaborar uma iluminação personalizada, de acordo com suas necessidades.

A luminária de trilho possibilita distribuir focos de luz com um único ponto de energia, sendo uma alternativa interessante para tetos sem rebaixo de gesso ou sanca ou ambientes que tenham pé-direito baixo. Mas também pode ser instalada em tetos com forro.

Pode ser encontrada em diferentes modelos e cores. Antes de comprar os spots, profissionais indicam avaliar o tipo de iluminação que você deseja ter no ambiente. Os spots com luz focal, ou seja, com foco direcionado, são mais utilizados para destacar móveis, objetos decorativos ou quadros e texturas na parede, por exemplo. Os feixes de luz apontados para locais determinados podem criar cenários muito bonitos.

Já os spots com luz difusa são mais utilizados para alcançar uma maior área, a iluminação fica mais “espalhada” no ambiente, sem ofuscar o observador. Clique aqui para ver as diferenças desses efeitos de luz.

Estes são alguns modelos de spots e plafons que podem ser conectados nos trilhos eletrificados.
Também encontram-se opções com uma pegada mais industrial, como essas com trilho perfilado/eletrocalha e suportes para fixação no teto.

Existem trilhos de diferentes metragens e você pode colocar a quantidade de spots que desejar, de acordo com seu gosto pessoal e necessidade do ambiente.

A seguir, veja algumas inspirações de ambientes com luminária de trilho e como ela se adapta a diferentes estilos de decoração.

Luminária de trilho na sala de estar

Esse tipo de luminária é bastante explorado na sala de estar. Pode ser instalada no centro do teto ou mais para as laterais de forma a destacar objetos decorativos direcionando a iluminação, como no caso da estante abaixo, por exemplo.

Imagem via
Imagem via Pinterest
Imagem via

No apartamento abaixo vemos que a instalação dos trilhos eletrificados contribuiu para a integração dos ambientes, sendo distribuídos no corredor que leva à área íntima, na cozinha, acima do balcão com modelos pendentes e na sala de estar.

Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via
Imagem via Pinterest

Os trilhos eletrificados também podem ser unidos elaborando-se diferentes configurações no teto, percorrendo mais de um ambiente se necessário.

Imagem via
Imagem via
Imagem via

As luminárias de trilho são ótimas opções para distribuir diversos pontos de luz pelo cômodo de uma forma despojada e sem a necessidade de reformas, já que podem ser fixadas na laje.

Imagem via
Imagem via
Imagem via

Como comentado anteriormente, a luminária de trilho pode ser usada estrategicamente para dar destaque à decoração, como iluminar uma parede com quadros criando uma espécie de galeria. Neste caso, instale-a rente à parede.

Imagem via
Imagem via
Imagem via Pinterest

Existe também a possibilidade de instalar uma fita de LED dentro da eletrocalha, voltada para cima, de forma a criar uma atmosfera bem aconchegante com essa iluminação indireta.

Imagem via
Imagem via

Vimos que os trilhos eletrificados pretos dão um ar bem descolado à decoração, com uma pegada industrial. Se você quiser algo mais discreto, pode optar pelos trilhos e spots brancos ou prateados.

Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via Pinterest
Imagem via

Na inspiração abaixo, o trilho eletrificado foi instalado rente à parede para criar uma iluminação cênica. Caso não exista ponto de luz na área desejada, uma sugestão é utilizar a eletrofita.

Imagem via Pinterest

Na sala de jantar a seguir, podemos ver um trilho eletrificado com luminárias pendentes e spots com foco direcionado aos quadros e cozinha.

Imagem via Pinterest
Imagem via

Para esconder o buraco do ponto de energia você pode utilizar canoplas.

Imagem via

LEIA TAMBÉM



Luminária de trilho na cozinha

O trilho eletrificado é uma ótima solução para ampliar a iluminação da cozinha, podendo-se direcionar os spots para áreas que exigem maior luminosidade, como fogão, bancada de apoio e pia, por exemplo.

Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via

CONFIRA TAMBÉM



Luminária de trilho no quarto

Assim como na sala de estar, o trilho eletrificado pode ser instalado em diferentes pontos do cômodo ou somente na parte central do teto.

Imagem via
Imagem via

As luminárias de trilho são muito versáteis e podem ser uma opção bastante vantajosa para quem precisa adicionar mais pontos de iluminação no espaço e tem o pé-direito baixo e/ou deseja praticidade na instalação, já que não é necessário forro de gesso ou sanca para tal.

Ademais, como pudemos observar, os trilhos eletrificados combinam com diversos estilos de decoração. Se você gostou desse tipo de iluminação, clique aqui para ver mais detalhes.

Ah, e se você quiser fazer sua própria luminária de trilho com eletrocalha, confira esse tutorial!

Espero que tenham gostado das inspirações e até o próximo post! 🙂

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!