Dicas para organizar e ganhar espaço nos armários da cozinha

Em cozinhas pequenas é preciso ter criatividade para organizar todos os itens, utensílios e aparelhos que utilizamos. Esse é um assunto que adoro, pois sempre encontro novas ideias para colocar em prática.

Armário de mantimentos

Os potes para mantimentos são boas opções para acondicionar os alimentos, o espaço interno do armário fica melhor utilizado, além de facilitar sua utilização no dia a dia. A organização deve ser prática! Você encontra potes de diferentes formatos e tamanhos, modelos herméticos de plástico ou vidro, sendo os mais estreitos ótimos para armários compactos.

Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via

Potes que podem ser empilhados também são interessantes, principalmente para guardar alimentos em menor quantidade. Pensando nisso, os potes baixos também entram como excelentes alternativas.

Imagem via

Outra sugestão é reaproveitar potes de vidro para acondicionar os alimentos. Além dos potes de palmito e azeitona, gosto de reutilizar os frascos de passata de tomate e de suco de uva. Para identificar os recipientes escrevo com caneta própria para este material, cuja tinta pode ser apagada com água.

Também não podemos nos esquecer dos cestos que podem abrigar aqueles alimentos que não removemos do pacote e pequenas embalagens para que não fiquem bagunçadas e jogadas dentro do armário. Os cestos ainda facilitam o acesso aos produtos localizados nas prateleiras do alto.

Imagem via
Imagem via

Caso seja necessário, instale uma prateleira dentro do armário para aproveitar melhor o espaço. Aqui no apê colocamos uma prateleira aramada com suporte de trilho que permite regular sua altura. Ficou bem legal, pois também podemos utilizar o espaço livre ao lado para posicionar itens mais altos.

LEIA MAIS



Armário de louças

O espaço do armário de louças pode ser otimizado com diferentes tipos de organizadores existentes no mercado. Os suportes do tipo prateleira são boas opções para criar um ou mais andares acima e as gavetas aramadas para obter um andar abaixo.

Prateleiras aramadas organizando o armário de pratos, copos e xícaras. Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via
Imagem via

Também existem suportes específicos para pratos, nós compramos um e realmente indicamos, nos trouxe muita praticidade, pois antes empilhávamos os pratos fundos e rasos.

Organizador de pratos de canto

Sabe aquelas travessas de cerâmica de modelos diferentes que são pesadinhas e ruins para empilhar? Olha como ficam práticas para removê-las e guardar dentro do armário com prateleira aramada com andares.

Imagem via Pinterest
Imagem via

Os suportes para xícaras ajudam a economizar um bom espaço no armário, podendo ser parafusados na parte de baixo de alguma prateleira.

Imagem via Pinterest

Nosso armário de copos, canecas, xícaras e potes também tem prateleiras aramadas com suporte de trilho, já contei a história neste post. Acho bem bacana, pois consigo visualizar os itens que estão no fundo por entre as grades, além de poder ajustar a altura das prateleiras sempre que necessário. Também acabamos aproveitando para pendurar as xícaras com ganchinhos, economizando espaço.

LEIA MAIS



Armário de potes

Existem diferentes maneiras de organizar os potes no armário, você pode agrupá-los dentro de um cesto, assim como suas tampas para que não fiquem bagunçadas.

Imagem via

Outra maneira é guardar o pote e sua tampa junto, em pé ou deitados.

Imagem via

Eu costumava guardar as tampas separadas em um recipiente, mas comecei a organizá-las empilhadas abaixo dos potes, como na imagem a seguir, otimizando espaço no armário e também achei mais prático.

Imagem via Pinterest

LEIA MAIS



Armário de eletroportáteis

Uma ideia para facilitar o acesso aos aparelhos em armários baixos é acondicioná-los em bandejas ou caixas plásticas rasas.

Imagem via Pinterest

Outra sugestão para a organização dos eletroportáteis nos armários é a substituição das prateleiras convencionais por modelos com corrediça telescópica, que permitem que elas sejam puxadas totalmente para fora.

Imagem via

Armário de panelas

Para guardar as panelas no armário você pode utilizar as prateleiras aramadas para criar um andar e também organizadores próprios para frigideiras e tampas, por exemplo.

Imagem via

Se não encontrar um organizador que caiba suas frigideiras, uma alternativa é você mesmo elaborar as divisórias, como no exemplo abaixo, as quais foram criadas com papel cartão bem firme.

Clique aqui para ver como as divisórias foram feitas (o site é coreano, mas dá para entender pelas imagens).

Na imagem a seguir, também vemos outra dica, a luva térmica e descanso para panela pendurados em ganchinhos na porta do armário, uma forma de aproveitar o espaço.

Imagem via

LEIA MAIS



Utilize ganchos com criatividade

Como já vimos acima, os ganchos podem ser muito úteis na organização da cozinha. Olha só essa ideia de prender os saquinhos (de fermento, temperos etc.) com um prendedor de papel e pendurá-los no ganchinho dentro do armário!

Imagem via

Os ganchos podem servir até como suporte para cestos.

Imagem via

Em cozinhas pequenas, até a lateral da geladeira pode ser aproveitada! Aqui no apê utilizamos um gancho de ventosa para pendurar pano de prato. O compramos na Daiso há alguns anos e é muito bom, nunca caiu.

LEIA MAIS



Organização de gavetas

E falando em panos de prato, como anda a organização dessa gaveta? Eu costumava guardar todos empilhados, mas vi a dica de mantê-los enfileirados e achei melhor, acabei ganhando mais espaço.

Imagem via

A gaveta de utensílios como espátulas, conchas, escumadeiras, espremedor de limão, pegadores, fouet etc. normalmente são mais difíceis de manter organizadas, já que esses utensílios têm diferentes tamanhos e volumes. Assim, uma dica é elaborar suas próprias divisórias, de acordo com suas necessidades.

Antes e depois da organização da gaveta com divisórias horizontais. Imagem via
Clique aqui para ver como fazer essas divisórias de madeira para a gaveta da cozinha.

Dependendo dos utensílios, as divisórias diagonais podem melhor aproveitar o espaço da gaveta. O processo de elaboração é semelhante ao do organizador visto acima. Para fazer o corte da madeira no ângulo de 45º, utilize uma caixa de corte.

Clique aqui para ver como estas divisórias diagonais foram feitas.
Imagens via Pinterest

Em nossa gaveta, utilizamos um porta-talheres para organizar os utensílios diversos e uma caixa plástica para guardar as espátulas, conchas, escumadeira etc.

As facas costumam ocupar um certo espaço na gaveta, uma sugestão é utilizar barras magnéticas na parede da cozinha ou até mesmo na porta de algum armário.

Imagem via

Eventualmente, é interessante realizar uma busca na cozinha para verificar se há alimentos vencidos ou apetrechos, louças e equipamentos que você não utiliza mais a fim de manter somente o necessário e liberar mais espaço nos armários e gavetas, tornando sua rotina mais prática.

LEIA MAIS



Espero ter contribuído com as ideias e até o próximo post! 🙂

1 pensou em “Dicas para organizar e ganhar espaço nos armários da cozinha

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!