Tipos de box para banheiros

A escolha do tipo de box é muito importante para um bom aproveitamento do espaço, principalmente em banheiros pequenos. É comum a área para a instalação do box já se encontrar delimitada, mas alguns detalhes podem contribuir para determinar o modelo mais adequado.

Uma dica é medir a largura do espaço que receberá o box e verificar se com o tipo desejado o vão da porta será suficiente para os moradores passarem tranquilamente, pois dependendo do modelo do box a abertura poderá ficar muito reduzida, gerando desconforto no dia a dia, além de possíveis acidentes.

Box de correr com duas folhas

Nesse tipo de box uma das folhas fica fixa e a outra folha se movimenta pelo trilho. É uma boa opção caso a área de banho seja estreita, pois a abertura da porta se dá para o lado.

Imagem via
Imagem via
Imagem via

No box de correr as folhas ficam sobrepostas (vide imagem abaixo), dificultando um pouco a limpeza entre os vidros. No entanto, algumas dicas podem ser aplicadas como utilizar uma régua e uma flanela ou uma espátula limpa box, por exemplo.

Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via

Box de correr com três folhas

Esta é uma opção para ampliar a abertura do box. Nesse caso, uma folha é fixa e as outras duas se movimentam. Nós optamos por esse modelo no banheiro da suíte, pois vimos que o de duas folhas ficaria com a passagem muito estreita (meu marido é grande), podendo até causar acidentes.

Com o box de correr com três folhas a abertura fica bem mais ampla. Reparem que o puxador estreito também contribui para tal.

Como uma folha puxa a outra na hora de abrir, deve-se tomar um pouco mais de cuidado, não abrindo e fechando muito rápido o box.

Imagem via
Imagem via
Imagem via

LEIA TAMBÉM



Box com porta de abrir

O box com porta de abrir tem design mais clean e deixa o ambiente mais leve, já que não necessita da esquadria como no box de correr. Nesse modelo, uma folha fica fixa e a limpeza é facilitada, pois os vidros não se sobrepõem.

Para a instalação desse tipo de box é necessário ter um espaço para a abertura da porta. Normalmente, ela é feita para dentro da área de banho, no entanto, isso dificulta o acesso caso a pessoa que esteja tomando banho desmaie, por exemplo, pois poderá bloquear a porta. É um detalhe a se considerar, assim, pode-se avaliar a possibilidade de fazer a abertura da porta para fora da área molhada.

Imagem via
Imagem via
Imagem via Pinterest
Box com porta de abrir e perfil preto. Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via

Box com porta articulada | porta camarão

Para vãos muito estreitos, o box com porta articulada pode ser uma alternativa. Esse modelo geralmente possui duas folhas que são recolhidas para a parede quando aberto, facilitando a passagem.

Imagem via
Imagem via
Imagem via

LEIA TAMBÉM



Box de canto

Dependendo da disposição do banheiro, o box de canto torna-se uma boa opção. Nesse modelo, duas folhas de vidro ficam fixas enquanto as outras duas se movimentam.

Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via
Imagem via

No banheiro a seguir, em vez das tradicionais esquadrias para box de canto, foi instalada uma placa de vidro fixa e nela acoplado o trilho para roldana aparente. Dessa forma, a abertura do box se dá com uma porta de correr somente.

Imagem via

LEIA TAMBÉM




Box até o teto

O box instalado até o teto é uma tendência atual. Esse modelo é bastante escolhido devido ao apelo estético, com apresentação muito bonita, elegante e clean, bem como pelo fato de oferecer uma maior proteção aos móveis e espelho do vapor liberado no banho. Por manter o vapor dentro da área do box, pode ser uma boa escolha para o banho ficar mais quentinho nos dias frios.

No entanto, segundo profissionais, esse tipo de box só deve ser utilizado em banheiros que tenham janela dentro da área de banho para que o vapor possa ser liberado para fora, caso contrário, poderão ocorrer problemas com mofo e estragos no teto e/ou gesso. Sendo assim, também não é indicado para banheiros sem janela.

Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via
Box até o teto de correr com três folhas. Imagem via

Também deve-se levar em consideração que nesse modelo não há como pendurar a toalha sobre o box (pode-se instalar um suporte no vidro, caso não haja espaço na parede), além de sua limpeza ser um pouco mais difícil no alto, mas já li relatos de quem tem esse tipo de box que essa parte praticamente não suja, pois recebe somente o vapor.

O box até o teto tem um custo mais elevado e também deve-se ter em mente que para ventilar o banheiro é necessário deixar o box aberto.

Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Box com porta camarão até o teto feita em serralheria. Imagem via

O box de canto também pode receber vidros até o teto.

Imagem via
Imagem via

LEIA TAMBÉM



Box com roldanas aparentes

O box com roldanas é uma alternativa mais moderna e clean ao box de correr convencional. Possui preço mais elevado e pelos relatos que já li, parece que necessitam de maior manutenção.

Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via

Esquadrias e acabamentos para box

Como pudemos observar, as esquadrias são encontradas em diferentes cores e tipos de acabamentos, retos ou arredondados. Podem ser fixadas diretamente no piso do banheiro ou sobre um filete ou soleira, normalmente elaborados com o mesmo material da bancada.

Box com acabamento reto. Imagem via
Box com acabamento arredondado. Imagem via
Esquadria do box fixada diretamente no piso do banheiro. Imagem via Pinterest
Esquadria do box colada no filete. Imagem via
Esquadria do box colada no filete/soleira. Imagem via

Detalhes a se atentar!

Aproveitar parede da coluna do chuveiro

Uma alternativa para aumentar a abertura do box em banheiros que possuem coluna na parede do chuveiro, é instalar a esquadria ao lado dela. Nesse caso, utilize duas portas de correr, em vez de deixar uma folha fixa, para se ter acesso aos vidros na hora da limpeza.

Imagem via
Imagem via

Bancada da pia ao lado do box

Em banheiros onde a bancada da pia fica ao lado do box é interessante deixar um espaço entre eles para poder realizar a limpeza facilmente ou então elaborar uma “paredinha”, com o mesmo material da bancada, por exemplo.

Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via Pinterest
Imagem via

Qualidade do vidro

Um vidro laminado ou vidro temperado de boa qualidade e espessura adequada é essencial para a segurança, já que o material sofre impactos e mudanças de temperatura frequentes. Já li diversos relatos de vidros de box que estouraram durante o banho, um perigo!

Uma sugestão para aumentar a segurança é aplicar uma película externa ao vidro temperado para reter os cacos em caso de quebra, impedindo que se espalhem.

LEIA TAMBÉM



Espero que tenham gostado do post e até o próximo! 🙂

2 pensou em “Tipos de box para banheiros

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!