Ideias e soluções para banheiros pequenos

À primeira vista, os banheiros dos apartamentos atuais podem assustar devido à reduzida metragem. No entanto, veremos que com algumas dicas e soluções criativas é possível otimizar o espaço, aliando funcionalidade, decoração e conforto.

Neste post reuni ideias tanto para quem vai montar um banheiro a partir do zero ou reformar, quanto para quem precisa de sugestões para ganhar mais espaço de armazenamento em um banheiro já pronto.

GABINETE DO BANHEIRO


Se você vai reformar/montar o banheiro, sugiro primeiramente escrever uma lista do que pretende manter neste ambiente. Por exemplo, se deseja instalar um cesto de roupa suja no gabinete, se tem o costume de fazer um pequeno estoque de itens de higiene, se gosta de deixar escovas de dente, creme dental, entre outros produtos na bancada ou se prefere mantê-los em armário fechado.

Itens de higiene dispostos sobre a bancada do banheiro. Imagem via
O cesto de roupa suja embutido no gabinete é uma solução para banheiros pequenos. Imagem via

Outro detalhe a ser determinado é o local para armazenar os rolos de papel higiênico, que pode ser em um gavetão, em um armário superior etc. Além desses itens, também pode-se pensar em guardar secador de cabelo, prancha, barbeador entre outros acessórios.

Gaveta para armazenar rolos de papel higiênico. Imagem via Pinterest
Gavetas no banheiro podem organizar pentes, escovas de cabelo, secador, chapinha etc. Imagem via
Outra ideia é guardar secador de cabelo, chapinha, babyliss etc. em uma gaveta vertical. Imagem via Pinterest

Com estas informações é possível ter uma ideia melhor da distribuição dos itens no banheiro e de que tipo de móveis você precisará. Parece muita coisa a se guardar em um cômodo tão diminuto, mas com planejamento é possível encontrar soluções bem interessantes de acordo com suas reais necessidades.

A partir do que você pretende manter no gabinete, pense nas divisões do móvel, se deseja porta, gavetões, porta e gavetas etc. Uma dica de profissionais para pequenos espaços é apostar em móveis sem os tradicionais puxadores. O design simples e clean favorece o ambiente.

Armário de banheiro com duas portas e puxadores cava. Imagem via
Gabinete branco com duas portas e um gavetão. Imagem via
Gabinete branco com puxadores cava. Imagem via

Armário com puxadores cava na vertical. Imagem via Pinterest

Um gabinete com portas de correr pode ser uma opção para banheiros muito estreitos ou no caso em que esteja posicionado em frente a porta, evitando ter que fechá-la quando for acessar o armário.

Imagem via

ARMÁRIO SUPERIOR COM PORTAS ESPELHADAS


Nas imagens acima também podemos notar grandes espelhos cobrindo toda a parede acima da bancada. Esse é um truque utilizado em ambientes pequenos para proporcionar sensação de amplitude e maior profundidade.

No entanto, se você achar necessário ter mais locais de armazenamento no banheiro, uma sugestão são os armários com portas espelhadas. Com mais esse espaço é possível organizar muitos itens, como as escovas de dente, deixando a bancada livre, e até estocar produtos como creme dental, sabonete, desodorante, shampoo/condicionador etc. Ter lugar para guardar aquelas coisas que vemos em uma boa promoção é ótimo, não é?

Antes de qualquer decisão é importante verificar se é permitido furar a parede acima do vaso sanitário para a instalação de móveis, caso você queira um armário de ponta a ponta.

Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via

Se você preferir pode instalar um armário com portas de correr espelhadas:

Armário acima da pia com duas portas de correr espelhadas. Imagem via Pinterest
Armário superior com duas portas de correr espelhadas. Imagem via

Ou então, pode optar por somente uma porta espelhada, mantendo um lado do armário aberto para colocar itens decorativos e/ou aqueles produtos que você deseja ter para rápido acesso.

Armário superior com somente uma porta de correr espelhada. Imagem via
Armário de banheiro com uma porta de correr espelhada. Imagem via
Imagem via

Logo abaixo do armário superior espelhado também é possível instalar um nicho para organizar itens do dia a dia e/ou objetos decorativos.

Imagem via
Imagem via

ARMÁRIO, PRATELEIRAS OU NICHOS ACIMA DO VASO SANITÁRIO


Nas inspirações acima vimos armários abrangendo toda a parede, mas para quem já tem um espelho acima da pia e deseja mais espaço de armazenamento, uma opção é aproveitar a parede acima do vaso com armário, prateleiras ou nichos. Novamente é necessário salientar a importância de verificar se no seu edifício é permitido furar essa parte da parede.

Armário branco com nichos acima do vaso sanitário. Imagem via
Um armário acima do vaso sanitário pode ser uma ótima solução para banheiros pequenos, veja quanta coisa pode ser armazenada nesse espaço! Imagem via
Imagem via
Este armário acima do vaso sanitário foi feito com portas de vidro. Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Neste banheiro foi instalado um armário com porta basculante acima do vaso sanitário. Imagem via Pinterest
Armários superiores com portas basculantes foram instalados na parede acima do espelho. Gostei dessa ideia, pois ele fica camuflado, aproveitando um espaço que normalmente não é utilizado. Imagem via

Veja mais ideias de como aproveitar o espaço acima do vaso sanitário!

PRATELEIRA ACIMA DA BANCADA E/OU PAREDE LATERAL


Outra forma de ganhar espaço no banheiro é adicionando uma prateleira acima da bancada ou na parede lateral da mesma. Veja algumas inspirações abaixo:

A prateleira acima da pia é uma boa solução para bancadas pequenas. Imagem via
Imagem via
Imagem via

Prateleiras tipo canaleta são boas opções para organizar produtos de beleza, deixando-os sempre à mão, além de manter a bancada livre, facilitando a limpeza.

Prateleiras tipo canaleta instaladas na parede lateral da bancada do banheiro. Imagem via

Normalmente, a toalha de mão é instalada justamente na parede lateral da bancada e uma ideia para aproveitar esse espaço sem perder o lugar da toalha é instalar uma prateleira como essa a seguir, por exemplo, de cabeça para baixo, de forma a funcionar também como toalheiro.

A prateleira mais baixa foi instalada de cabeça para baixo para funcionar como porta toalha de mão. Imagem via

O mesmo pode ser feito com uma prateleira de vidro que tenha barra de proteção. Quando instalada de ponta cabeça, a barra funciona como porta toalha.

Imagem via

RECORTE NA BANCADA OU BANCADA ESTREITA


Em algumas situações, quando a bancada do banheiro for instalada próximo ao batente, pode ser necessário fazer um recorte na mesma para permitir a abertura da porta, de forma a não perder a profundidade da bancada.

Bancada de granito com recorte próximo à abertura da porta. Imagem via

No banheiro a seguir, uma parte da bancada próximo à porta foi recuada para manter a profundidade desejada para instalação da cuba de apoio e gabinete:

Imagens via

O recorte também pode ser feito para liberar mais espaço de circulação no banheiro, como na inspiração abaixo:

Imagem via Pinterest

Outra alternativa para banheiros pequenos é optar por uma bancada estreita em conjunto com uma cuba de semiencaixe, como feito nos projetos a seguir.

Mesmo em uma bancada pouco profunda é possível instalar uma cuba de bom tamanho. Imagem via
Imagem via
Imagem via

NICHO DENTRO DO BOXE | SUPORTE PARA SHAMPOO


Para banheiros com área do boxe reduzida, uma ideia bacana a ser aplicada é o nicho embutido na parede para organizar os produtos de banho a fim de não ocupar espaço.

Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via

Granito, mármore e pastilhas são comumente escolhidos para o revestimento do nicho, muitas vezes ganhando destaque na decoração do banheiro. Outra opção interessante é revestir o nicho com o mesmo material utilizado na parede, de forma a manter a uniformidade desta área tão diminuta.

Imagem via
Imagem via
Imagem via

Em muitos edifícios não é permitido fazer rasgos nas paredes por serem estruturais, inviabilizando a instalação de um nicho embutido. Uma alternativa é utilizar prateleiras de pedra para apoiar os produtos.

Imagem via
Imagem via Pinterest

As prateleiras de canto também são boas opções para boxes pequenos, ocupando bem o espaço sem atrapalhar a movimentação no local, evitando acidentes como bater o braço na hora de lavar o cabelo, por exemplo.

Imagem via
Imagem via

Também existem modelos de suportes para shampoo que se encaixam no boxe, disponíveis com uma ou mais prateleiras e diferentes tipos de materiais, cores e acabamentos:

Imagem via
Imagem via

Leia também: Banheiros decorados – 112 imagens inspiradoras!

PORTA PAPEL HIGIÊNICO


Dependendo da disposição e das medidas do banheiro, pode não sobrar espaço para colocar o porta papel higiênico na parede. Uma opção é instalá-lo na lateral do gabinete.

Imagem via

Também encontra-se no mercado diferentes modelos de suportes que se encaixam na caixa acoplada do vaso sanitário, para um ou mais rolos de papel higiênico:

Imagem via

Outra solução para banheiros pequenos é a elaboração de um nicho no gabinete ou na bancada para o papel higiênico:

Gabinete com nicho para papeleira. Imagem via
Neste gabinete foi feito um nicho para dois rolos de papel higiênico. Imagem via
Bancada do banheiro com nicho para papeleira. Imagem via

PORTA TOALHA DE BANHO


O toalheiro duplo ou triplo pode ser uma boa alternativa para banheiros pequenos. Existem modelos para instalação na parede como também suportes para toalhas para encaixar no boxe ou na porta do banheiro.

Antes de comprar, confira as medidas do toalheiro para verificar se este não atrapalhará na circulação do ambiente.

Imagem via
Imagem via
Imagem via
Porta toalhas duplo para encaixe no boxe. Imagem via
Porta toalhas triplo para encaixe no boxe. Imagem via
Porta toalhas triplo para encaixe na porta. Imagem via

ATRÁS DA PORTA


Como vimos acima, até mesmo a porta pode ser uma aliada em banheiros pequenos. Além de toalhas, pode-se pendurar um cesto de tecido para roupa suja, organizadores verticais com bolsos, entre outras opções criativas.

Imagem via
Organizador vertical com bolsos para guardar secador de cabelo, chapinha, babyliss, produtos de beleza etc. Imagem via

Outra dica bacana é utilizar o espaço atrás da porta do banheiro! É um local que normalmente passa despercebido, mas que pode ser muito bem aproveitado.

Esse suporte com prateleiras estreitas e barras para toalhas é um projeto simples de “faça você mesmo”. Clique aqui para ver como foi feito.
Prateleiras instaladas na parede atrás da porta do banheiro. Imagem via Pinterest

Veja outras dicas interessantes de como aproveitar o espaço atrás da porta!

REVESTIMENTO PARA BANHEIROS PEQUENOS


Uma dica de profissionais para banheiros pequenos é utilizar o mesmo revestimento no piso e paredes, dando preferência para peças grandes. A continuidade do material por todo o ambiente promove a sensação de amplitude.

Imagem via
Imagem via
Imagem via

Banheiros pequenos são a realidade dos apartamentos atuais, mas como pudemos ver existem muitas ideias e soluções interessantes para um bom aproveitamento do espaço. O importante é avaliar as suas reais necessidades e a partir daí compor o ambiente com móveis e acessórios que sejam úteis e funcionais para você, sem sobrecarregá-lo.

Espero que tenham gostado das ideias! Até o próximo post!

Leia mais: Apartamento pequeno: dicas de aproveitamento de espaço

8 pensou em “Ideias e soluções para banheiros pequenos

  1. Li e amei todas as dicas! O mehor artigo sobre banheiros que ja vi. Vcs são incríveis! Muuito obrigada pela dedicação e zelo. Nota 1000.!

  2. Eu tbm gostei bastante, ainda mais que vou reformar o meu
    Aproveitando, aqueles jogos de banheiro com tampa no vaso meio que saíram de moda né, sempre vejo mais com apenas 2 peças, é isso mesmo??

    • Olá, Lucineide!
      Fiquei muito feliz que gostou das ideias!
      Sobre os jogos de banheiro, realmente não tenho visto muito por aí. Mas nada impede seu uso, caso queira. 😉

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!