Cozinha corredor estreita: armários e balcões com pouca profundidade

Normalmente, os armários da parede da pia da cozinha são mais profundos e destinados à louças e utensílios grandes como pratos, assadeiras, panelas, eletroportáteis etc. de forma que um local para despensa torna-se necessário. Assim, aproveitar o outro lado da cozinha pode ser a solução.

Em muitos projetos de cozinhas estreitas têm sido utilizados armários e balcões com pouca profundidade, os quais podem não parecer funcionais, mas veremos que são muito úteis para ampliar o espaço de armazenamento.

Ao aproveitar os dois lados da cozinha com marcenaria, a área de circulação é diminuída, então avalie se ela poderá ser utilizada confortavelmente e também tenha atenção à porta da geladeira, forno e máquina de lavar louças, já que necessitam de certo espaço de abertura.

Na cozinha a seguir, vemos que na parede oposta à pia foi feito um armário com profundidade de 20 cm que, embora fino, pode abrigar uma despensa e louças pequenas como copos, canecas e xícaras, por exemplo.

Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via

Em cozinhas americanas pequenas, o balcão com armário é uma peça essencial para ganhar espaço de armazenamento. O modelo abaixo também possui apenas 20 cm de profundidade e funciona como uma boa despensa, veja como cabem bastante produtos:

Imagem via
Imagem via
Imagem via Pinterest

Os potes para mantimentos são ótimos para otimizar espaço em despensas pequenas, além de facilitar a organização e limpeza do armário, trazendo praticidade à rotina. No mercado você encontra potes de variados tamanhos e formatos, mas você também pode reaproveitar frascos de conservas, sucos e molhos para acondicionar os mantimentos.

Imagem via Pinterest

LEIA TAMBÉM




Prateleiras rasas também são bem vindas em cozinhas estreitas, muito úteis para apoiar itens do dia a dia como mantimentos, temperos e utensílios. Essa é uma opção interessante para cozinhas muito estreitas, já que a escolha por prateleiras em vez de armários aéreos deixa o visual mais leve, sem aquela sensação de ambiente apertado.

Imagem via Pinterest

No próximo projeto, as prateleiras foram feitas com 25 cm de profundidade, assim como o balcão logo abaixo que segue até a divisória com a sala e aumenta para 40 cm de profundidade, abrigando o micro-ondas. A cozinha possui um espaço de circulação de 0,75 cm.

Imagem via
Imagem via

Outra opção para cozinhas estreitas é fazer um balcão com menor profundidade na entrada de forma a melhorar a área de circulação.

Imagem via Pinterest

Veja abaixo mais projetos de cozinhas do tipo corredor com armários planejados:

Imagem via Pinterest
Imagem via Pinterest
Imagem via

O balcão de cozinha também pode ser muito útil para apoiar os eletroportáteis utilizados frequentemente, proporcionando um acesso fácil e rápido. Ainda, é um bom local para destinar o “cantinho do café”.

Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via
Imagem via

Caso necessite de mais espaço de armazenamento, uma opção é elaborar armários altos ou estantes. Se sua cozinha for americana, avalie prolongar a parede da lavanderia para tal.

Imagem via
Imagem via
Imagem via

Vejam que a cozinha abaixo é bem estreita, mas o lado oposto à pia foi bem aproveitado com barras e ganchos para organizar frigideiras e outros utensílios.

Imagem via

Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber gratuitamente notificações de novos posts por e-mail!

4 pensou em “Cozinha corredor estreita: armários e balcões com pouca profundidade

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!