Transforme sua varanda em um refúgio aconchegante

Para muitos, a varanda se tornou um cantinho precioso nesses tempos que estamos vivendo. Olhando da janela daqui do apê pude reparar que algumas sacadas dos prédios ao redor foram aos poucos se transformando em um espaço mais aproveitado do que antes.

Nós mesmos estamos pensando em fazer algumas mudanças em nossa varanda. Atualmente, a utilizamos para cultivar plantas, mas gostaríamos de poder desfrutá-la melhor.

Se você também deseja passar mais tempo em sua varanda, veja algumas dicas para deixá-la mais aconchegante e quem sabe, promovê-la ao posto de lugar preferido da casa! 🙂

Para apreciar os pequenos momentos do dia…


Um banco simples de madeira com almofadas e um painel ripado ou prateleiras para apoiar ou suspender vasos são sugestões para criar um cantinho gostoso na varanda. Reparem na mesinha dobrável de parede, uma ótima opção para poupar espaço e facilitar a limpeza do local. E claro, para dispor as delícias do café da manhã ou chá da tarde!

Varanda pequena decorada com banco de madeira e mesinha de parede dobrável.
Imagem via.

Que delícia receber o solzinho da manhã e começar o dia energizado. A varanda também pode ser bem aproveitada pelos bichinhos, veja os gatinhos curtindo essa vibe boa!

Varanda pequena aconchegante com banco e painel ripado com plantas.
Imagem via

As plantas são elementos que trazem vida e frescor à varanda. Adicionar um pouquinho de natureza à nossa casa beneficia a saúde também. A jardinagem pode contribuir ao bem-estar aliviando as tensões do dia a dia, uma verdadeira “plantaterapia”.

Varanda pequena com banco, almofadas e prateleiras com plantas.
Imagem via

Não importa o tamanho, veja essa pequena varanda… tão graciosa e convidativa! As flores alegram e enfeitam o ambiente.

Varanda pequena com banco e mesinha.
Imagem via Pinterest
Varanda aconchegante com bancos de madeira e almofadas.
Imagem via Pinterest
Varanda pequena e clean com painel ripado com plantas e banco de madeira com estofado.
Imagem via

Os materiais têxteis também trazem aconchego à varanda, principalmente em dias frios. Você pode cobrir o banco reutilizando uma colcha de solteiro, por exemplo. Esteiras de palha/junco podem ser colocadas sobre o piso para amenizar a temperatura.

Varanda pequena aconchegante com almofadas e manta.
Imagem via

Sim, a varanda pode ser um lugarzinho bom para aproveitar até mesmo os dias de inverno, com um delicioso chocolate quente ou um bom vinho embaixo de uma manta. O quadro rústico de madeira deu um toque charmoso ao ambiente. Os quadros são ótimas sugestões para decorar a varanda sem ocupar espaço.

Varanda com banco pequeno de madeira e almofadas futon.
Imagem via

E o que acha de trazer sons da natureza ao cantinho do sossego? Com uma simples fonte de água você pode curtir aquele barulhinho gostoso de água correndo no riacho. Tranquilizador e relaxante…

Varanda com banco, plantas e fonte de água.
Imagem via

Uma ideia para aproveitar o espaço é posicionar dois bancos em “L”. Um carrinho organizador pode funcionar como mesinha de apoio e apoiar vasos de plantas, além de facilitar a movimentação no ambiente. As almofadas trazem conforto e decoram a varanda.

Varanda com dois bancos em L.
Imagem via Pinterest

Na varanda abaixo, podemos ver os bancos dispostos em “L” e também nos chamam a atenção os painéis ripados de madeira cobrindo duas paredes. É uma forma de poder cultivar um bom número de plantas em pouco espaço, ainda com a vantagem de permitir a organização dos vasos sem precisar fazer diversos furos na parede, já que os suportes ficam apoiados no painel. Os jardins verticais deixam a varanda ainda mais charmosa.

Varanda planejada com bancos e jardim vertical.
Imagem via

Em casos de varandas com formatos diferentes, um projeto planejado pode aproveitar bem o espaço, além de possibilitar a elaboração de um móvel de acordo com suas necessidades. O banco da varanda a seguir, por exemplo, possui gavetas, conferindo um ótimo espaço de armazenamento.

Banco com gavetas na varanda.
Imagem via

Outra sugestão é o banco-baú, que pode ser muito útil para guardar mantas, almofadas, produtos de jardinagem entre outro itens. Móveis multifuncionais são opções interessantes para apartamentos pequenos.

Varanda Planejada com banco, assento de futon e almofadas.
Imagem via

Uma cadeira confortável é também uma boa sugestão para montar um cantinho aconchegante na varanda, com a vantagem da fácil mobilidade. Se você gosta de fazer mudanças frequentes na decoração, talvez seja melhor optar por esse tipo de móvel. A cadeira Acapulco, como vista abaixo, é um modelo confortável e bastante utilizado em varandas por seu bonito design que traz leveza ao ambiente.

Varanda com cadeira Acapulco.
Imagem via

Caso você precise de espaço na varanda em algumas ocasiões, uma cadeira dobrável, tipo cadeira de praia, entra como opção para ser aberta somente quando você desejar. Na varanda a seguir também podemos ver um painel de bambu que, além de garantir privacidade e conferir um toque bem natural e agradável à decoração, serve para pendurar plantas. Em alguns edifícios isso não é permitido, pois pode caracterizar alteração de fachada, então é importante verificar as normas antes de qualquer mudança.

Varanda com painel de bambu para plantas.
Imagem via

Falando em materiais naturais, cadeiras e móveis feitos com fibras de bambu, junco, rattan, vime etc. são muito utilizados em varandas e se integram muito bem às plantas. No entanto, essas peças exigem alguns cuidados, como não deixá-los expostos à sol e chuva para não danificá-los. Para varandas abertas, uma alternativa são as mobílias de fibras sintéticas.

Varanda com cadeiras e banco de bambu.
Imagem via
Imagem via Pinterest

Além de plantas ornamentais, você pode aproveitar a varanda para cultivar ervas e temperos. Nada como ter temperinhos frescos sempre à mão, não é? Na sacada abaixo, os vasos da pequena horta foram suspensos na grade através de suportes, dando ainda mais graça ao ambiente.

Horta vertical na grade da varanda.
Imagem via

A seguir, uma transformação simples, mas que trouxe um novo astral à varanda. Um painel na parede ajuda a organizar os vasos de plantas, aproveitando o toque acolhedor da madeira. Em algumas imagens anteriores pudemos notar a presença de tapetes na varanda, utilizados para conferir ainda mais conforto ao ambiente. Essa também pode ser uma tática para esconder o piso, caso este não seja do seu agrado.

Varanda estreita com cadeiras e jardim vertical. Antes e depois de varanda.
Imagem via

Outra ideia bacana e descontraída para varandas são os puffs, que também contam com a vantagem de possibilitar o uso em outros ambientes da casa.

Varanda pequena com puffs.
Imagem via
Varanda pequena com puff e jardim vertical.
Imagem via Pinterest

Dá até para fazer puffs com pneus, na inspiração abaixo ele ainda foi utilizado para elaborar uma mesinha. Os canteiros floridos ao redor da varanda são um colírio para os olhos! Ali também podemos observar o piso revestido com deck de madeira, uma forma de “mudar o piso” sem quebra-quebra. Para sacadas sem envidraçamento existem os decks de madeira plástica, os quais apresentam durabilidade e resistência contra ações climáticas, fungos, cupins e outros tipos de pragas.

Varanda pequena com jardineiras floridas e puffs de pneu.
Imagem via Pinterest

Um convite ao relaxamento…


É comum vermos redes de descanso em hotéis, chalés e pousadas e por que não ter um cantinho com cara de férias em nossa própria casa? A varanda pode se transformar em um local para relaxar, maravilhoso para aquele cochilo após o almoço ou uma esticada depois de um longo dia de trabalho. De repente, rola até colocar uma rede para casal e curtir um tempinho juntos.

Varanda decorada com rede de descanso.
Imagem via

Varandas com plantas suspensas no teto ficam um charme. Deve ser gostoso ficar deitado na rede com esse verde ao redor.

Varanda decorada com rede de descanso e plantas suspensas no teto.
Imagem via Pinterest

Além de deliciosas, as redes embelezam ainda mais a sacada. Os barrados ou varandas para rede de descanso, como também são chamadas, podem ser aplicados em redes simples com a técnica do macramê, utilizando barbante. Clique aqui para aprender a fazer! E aqui tem um vídeo ensinando a fazer uma varanda de crochê para rede.

Varanda decorada com rede de descanso e jardim vertical.
Imagem via Pinterest
Varanda pequena com rede de dormir.
Imagem via

Caso você não tenha espaço para uma rede de descanso na varanda, pode optar pelas cadeiras de balanço suspensas. No mercado você encontra diversos modelos.

Varanda com cadeira de balanço suspensa.
Imagem via
Varanda pequena com cadeira suspensa. Sacada com deck de madeira.
Imagem via Pinterest

Eu optaria pelas cadeiras suspensas de tecido, macramê ou similares, para poder guardá-la facilmente quando não estiver em uso e quiser espaço na varanda e também para poder lavar.

Varanda com cadeira de tecido suspensa.
Imagem via Pinterest
Varanda com cadeira de balanço suspensa.
Imagem via Pinterest

As espreguiçadeiras e chaise longue também são boas opções para descansar, ouvir música, ler um livro ou curtir um comes e bebes na varanda.

Varanda aconchegante com plantas e espreguiçadeira.
Imagem via

Coloque vasos de flores e folhagens de diferentes alturas ao redor da espreguiçadeira para imergir em sua selva particular! 🙂

Varanda com vasos de plantas e chaise lounge.
Imagem via Pinterest
Varanda pequena com plantas e espreguiçadeira.
Imagem via Pinterest

A varanda abaixo é estreita e mesmo assim foi possível colocar uma espreguiçadeira de forma confortável. E olha quem mais pode querer aproveitar uma preguicinha…

Varanda estreita com chaise lounge.
Imagem via

Agora, se você desejar um cantinho para se esparramar, os futons são ótimas pedidas para curtir um descanso gostoso e super confortável. Para apoiar o futon você pode utilizar uma base de pallets. E reparem na inspiração abaixo, os bambus-de-jardim plantados em jardineiras nas laterais da varanda. Uma forma de amenizar o sol de forma natural e proporcionar privacidade aos moradores.

Varanda com futon e jardineiras com bambuzinho de jardim
Ah! E olhem que lindeza também esse jardim vertical com orquídeas? Imagem via
Varanda moderna com futon.
Imagem via

Parece um jardim…


Um artifício para trazer a sensação de um jardim exterior na varanda é a grama sintética. Algumas realmente parecem grama natural e o resultado fica interessante. Deve ser mais fácil de manter em varandas fechadas. Clique aqui para ver como instalar grama artificial em cima de piso.

Varanda com grama sintética.
Imagem via Pinterest
Varanda com grama artificial.
Imagem via

Reparem também na inspiração abaixo, o móvel ripado para esconder a condensadora na varanda. O tampo serve como bancada de apoio.

Sacada com grama sintética e móvel ripado para esconder condensadora.
Imagem via

Cantinho mágico para terminar o dia…


Para criar uma atmosfera mágica e aconchegante na varanda, espalhe pontos de iluminação utilizando velas, lanternas, pisca-pisca, cordão de luz. Aproveite esse clima intimista para relaxar e curtir a noite com tranquilidade.

Varanda aconchegante com velas, lanternas e cordão de luz.
Imagem via
Varanda com banco de pallet, futon, plantas e lanternas
Imagem via Pinterest
Varanda com cordão de luz pendurado no teto.
Imagem via
Imagem via Pinterest

A varanda abaixo não possui muitos detalhes, mas quando anoitece se transforma com as luzinhas na parede! Não é preciso muito para tornar esse ambiente em seu paraíso particular.

Varanda com luzinhas na parede.
Imagem via

Espero que tenham gostado das ideias para transformar a varanda em um cantinho aconchegante e que possam aproveitá-las! Primeiramente, pensem em como gostariam de utilizar esse ambiente e a partir daí avaliem a melhor opção de acordo com o espaço disponível. Nós também já estamos analisando as possibilidades para nossa varanda.

Compartilhe o post para levar essas ideias adiante! 🙂

Leia também: Uma linda varanda e super ideia de “Faça Você Mesmo”!

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!