Transforme coisas que vão para o lixo em itens úteis para casa

Frequentemente descartamos itens que podem ser úteis em alguma situação do dia a dia. Aqui em casa conseguimos reaproveitar muitas coisas, desde os famosos potes de vidro ou de sorvete como outros materiais que parecem não ter utilidade nenhuma.

Neste post veremos algumas ideias simples de como reutilizar diversos itens. Confira!

Além de servir de material para inúmeros tipos de artesanato, os anéis de latinha podem ser utilizados na organização do guarda-roupa, otimizando o espaço pendurando um cabide no outro pelo anel.

Imagem via Pinterest

O anel da latinha também pode servir como suporte para pendurar quadros, telas ou porta-retratos na parede. Nós já utilizamos essa dica para pendurar um prato decorativo, no caso fixamos o anel com durepoxi.

Imagem via

Não gosta de furar a parede para pendurar quadros? Clique aqui para ver alternativas de como expô-los na decoração sem precisar da furadeira.

Mas falando nessa ferramenta, ela é necessária para a ideia abaixo, em que foi utilizada para furar rolhas e criar um organizador de fios e cabos com um pedaço de cordão elástico. É bem interessante para prender cabos de secador de cabelo, chapinha, ferro de passar roupa, extensão de tomada etc.

Imagem via

Propícia para daqui alguns dias, vai aí uma dica para guardar bolinhas de Natal: utilizar caixas de ovos.

Imagem via

Alguns produtos são vendidos em embalagens tão boas que instintivamente nos vem à mente maneiras de reaproveitá-las. O recipiente abaixo, por exemplo, que antes acondicionava talheres, agora armazena macarrão. E seu formato ainda contribui para organizar e ganhar espaço no armário da cozinha.

Imagem via

Um simples galão de água pode se transformar em um cesto organizador, ótimo para guardar brinquedos das crianças. É só cortá-lo na altura desejada, colar fita adesiva na borda para proteção e fazer furos nas laterais para inserir as alças.

Imagem via Pinterest

Nada melhor do que ter ervas fresquinhas em casa para deixar as receitas ainda mais saborosas, não é? Com garrafas PET você pode fazer vasos autoirrigáveis para cultivar diversos temperos, ótimos para não nos preocuparmos quando vamos viajar. Se você não tiver experiência com plantio, recomendo começar pelo manjericão. Pode-se aproveitar alguns ramos frescos comprados no supermercado mantendo-os em um copo d’água. Após alguns dias as raízes aparecerão, então é só plantá-los no vaso, posicionando-o em um local com claridade natural.

Imagem via Pinterest

Caixas de papel podem se transformar em ótimas divisórias para a gaveta do escritório, gaveta de maquiagem, de medicamentos, entre outras. Na inspiração a seguir, foram utilizadas caixas de cereais e outros mantimentos cortadas na mesma altura e revestidas com papel de presente.

Imagem via

Aliás, uma forma interessante de atar os papéis de presente na hora de guardar é utilizar rolos de papel higiênico ou de papel toalha.

Imagem via Pinterest

Rolos de papel higiênico também são muito úteis na organização da casa. Agrupados em uma caixa de papelão se transformam em um bom organizador para mesa de estudos ou trabalho ou para manter em ordem os fios e cabos dos muitos aparelhos e equipamentos que utilizamos.

Imagem via Pinterest
Imagem via

As latas também proporcionam uma infinidade de ideias de reaproveitamento, especialmente para poupar espaço, já que podem ser facilmente suspensas, seja com ganchos ou abraçadeiras em placas perfuradas (eucatex/pegboard) ou com ímãs de neodímio em quadros magnéticos.

Imagem via
Imagem via

E olha que ideia criativa! Com o tripé que vem na caixa de pizza você pode elaborar suportes para uma coleção de carrinhos que acaba até contribuindo para a decoração do ambiente.

Imagem via

Espero que tenham gostado das ideias e até o próximo post! 🙂

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!