Guarda-roupa bagunçado? Veja dicas para ganhar espaço e organizá-lo!

Se o seu guarda-roupa fica constantemente desarrumado, pode ser que a forma de organizá-lo talvez não esteja sendo muito eficaz. No post de hoje veremos diferentes maneiras de guardar as peças.

Ocasionalmente, é interessante fazer uma triagem de todas as suas roupas, separando as que precisam de reparos (normalmente ficam esquecidas no armário) e verificando os itens que você não usa mais. Aproveite para doar também os cabides em excesso. A intenção é deixar o guarda-roupa mais livre para que as peças sejam fáceis de visualizar, pegar e guardar.

Reserve locais bem acessíveis no armário para organizar as roupas utilizadas com maior frequência para facilitar o dia a dia e a organização.

Camisetas, camisas polo e blusinhas

As camisetas e camisas polo normalmente são guardadas dobradas em pilhas. Para que fiquem todas alinhadas, uma dica é utilizar um gabarito na hora de dobrá-las que você encontra no mercado, podendo também elaborar um modelo de papelão.

Imagem via

Identificar com etiquetas também contribui para a organização e traz praticidade, já que você não precisa ficar tentando descobrir se determinada camiseta é de manga curta, manga longa ou se na verdade se trata de uma regata… rs.

Camisetas dobradas e empilhadas no guarda-roupa.
Imagem via

Acredito que a desvantagem das camisetas empilhadas é a necessidade de retirar as peças de cima para acessar as de baixo, podendo gerar uma baguncinha nesse processo.

Se este for o caso, tente organizá-las em fileiras. As colmeias organizadoras ajudam a manter tudo em ordem, além de otimizar o espaço e facilitar o acesso em prateleiras mais baixas, já que é só puxá-las para pegar a peça.

Camisetas dobradas e organizadas em colmeias na prateleira do guarda-roupa.
Imagem via

Outra opção é guardar as camisetas enfileiradas na gaveta. Se não fizer uso das colmeias, tente não apertar as peças com muitas unidades para facilitar o manejo e visualização na hora de selecioná-las. Agrupar por cores também favorece nesse último aspecto.

Camisetas dobradas e enfileiradas na gaveta do guarda-roupa.
Imagem via

A mesma estratégia segue para camisas polo e camisetas dispostas umas sobre as outras. Se possível, faça pilhas mais baixas, posicionando-as em “escadinha” para que possam ser identificadas rapidamente.

Imagem via

Blusinhas quando dobradas geralmente ficam bem compactas, assim, uma ideia é organizá-las em cestos ou caixas na prateleira ou gaveta.

Imagem via
Blusinhas dobradas e organizadas em cestos.
Imagem via Pinterest
Calças e camisetas organizadas em caixas no guarda-roupa.
Imagem via

Caso prefira manter tudo pendurado, dê preferência para cabides mais estreitos para economizar espaço, mas verifique se são firmes para que não se deformem com o tempo.

Blusinhas organizadas em cabides no guarda-roupa.
Imagem via

Existem inclusive cabides específicos para blusinhas de alça fina, com sulcos ou ganchinhos, além daqueles emborrachados ou revestidos com veludo que evitam que as peças fiquem escorregando.

Imagem via

E para ganhar mais espaço no cabideiro do guarda-roupa uma dica é pendurar um cabide no outro por meio de um anel de latinha ou um pedaço de corrente, por exemplo. Acredito que essa ideia seja melhor utilizada com peças leves e que não amassem com facilidade.

Imagem via
Imagem via

LEIA TAMBÉM



Camisas e vestidos

Uma sugestão para as camisas é agrupar separadamente as de manga curta e longa e/ou organizá-las por cor para facilitar visualmente na hora de escolher a peça. Isso é algo pessoal, as minhas por exemplo, prefiro somente ordenar por cor.

Camisas organizadas por cor no guarda-roupa.

Caso você não tenha uma repartição no guarda-roupa para vestidos longos, confira algumas maneiras de pendurá-los em cabides para que não fiquem arrastando:

Os vestidos de festa podem ser guardados em caixas e colocados no alto do guarda-roupa por terem uso menos frequente.

Calças, shorts, bermudas e saias

Existem diferentes formas de guardar as calças jeans. Quando empilhadas, normalmente ficam com um lado mais elevado pelo volume da cintura. Uma forma de mantê-las alinhadas é fazer uma dobra a mais na parte da perna.

Imagem via

Se dobradas de forma mais compacta, as calças podem ser organizadas em fileiras na gaveta.

Calças jeans dobradas e organizadas enfileiradas na gaveta.
Imagem via

Os shorts e bermudas jeans dobrados e posicionados conforme a inspiração abaixo facilitam sua visualização e manejo.

Imagem via

Outra opção é organizar as calças em cabides, encontrando-se inclusive modelos próprios para isso. Os cabides abaixo também servem para saias e vestidos e os achei interessante, pois são “baixos”, assim, as peças ficam suspensas numa altura maior que nos modelos tradicionais.

Cabides para calças.
Cabides para calças, saias, vestidos etc. da marca Arthi

Os cabides triplos abaixo são boas alternativas para poupar espaço no guarda-roupa, eu os utilizo para organizar calças sociais.

Cabides triplos para calças da marca Arthi.

Calças legging podem ser organizadas em colmeias, boas soluções para guardá-las na gaveta.

Calças legging organizadas em colmeias na gaveta do guarda-roupa.
Imagem via

No mercado você encontra também outros tipos de cabides para pendurar saias ou shorts, como esses a seguir com presilhas e de pressão.

Imagens via Pinterest

LEIA TAMBÉM



Suéteres

Os suéteres podem se deformar se pendurados em cabides, então é interessante reservar um espaço na gaveta ou prateleira para guardá-los dobrados.

Suéteres dobrados e organizados na prateleira do guarda-roupa.
Imagem via Pinterest

Caixas são ótimas para manter as peças organizadas, principalmente quando posicionadas em locais mais altos, facilitando seu acesso.

Suéteres organizados em caixas.
Imagem via
Imagem via

Meias e roupas íntimas

Por serem peças pequenas, roupas íntimas e meias podem facilmente ficar bagunçadas na gaveta. As colmeias organizadoras são excelentes aliadas para otimizar o espaço e manter tudo em ordem. No mercado você encontra de diferentes modelos e materiais.

Roupa íntima organizada na gaveta do guarda-roupa.
Imagem via
Colmeias organizadoras para roupas íntimas.
Imagem via Pinterest
Colmeia organizadora para cuecas e calcinhas.
Imagem via
Colmeia organizadora para meias.
Imagem via Pinterest

Acessórios

As colmeias também são ótimas para organizar acessórios nas gavetas como cintos, toucas, lenços, cachecóis etc. delimitando o espaço de cada item. Reparem também nos saquinhos de organza para guardar os maiôs e biquínis.

A parede lateral interna do guarda-roupa pode ser utilizada da mesma forma com organizadores suspensos.

Acessórios organizados no guarda-roupa.
Imagens via 1 | 2

Outra opção para os cintos são os organizadores tipo cabide para pendurar no varão ou até mesmo ganchos adesivos para fixar na porta ou dentro do guarda-roupa.

Imagens via 1 | 2

LEIA TAMBÉM



Para as gravatas encontram-se diferentes tipos de organizadores, tanto para pendurar quanto para fixar na lateral do armário. Caso não sejam itens de uso frequente, podem ser guardadas enroladas em colmeias organizadoras em alguma gaveta.

Imagens via 1 | 2

As bolsas e clutches podem ser organizadas em prateleiras ou nichos do guarda-roupa. Para que não fiquem “perdidas”, uma dica é guardar as peças menores em cestos.

Imagem via

Também encontram-se no mercado colmeias e divisórias para esses acessórios.

Imagem via

Prateleiras aramadas podem ser muito úteis na organização do guarda-roupa, ótimas para otimizar o espaço.

Bolsas organizadas no guarda-roupa.
Imagem via

Aproveitando o cabideiro do guarda-roupa

Se após a reorganização do guarda-roupa for liberado espaço no cabideiro, você pode aproveitá-lo com um organizador suspenso criando novas prateleiras, caso seja necessário.

Organizador suspenso no cabideiro do guarda-roupa.
Imagem via

Como puderam observar, existem diversas formas de arrumar o guarda-roupa. Faça testes e veja quais ideias se adaptam melhor à sua rotina. Afinal, além de organização precisamos ter praticidade, não é mesmo?

Espero que tenham gostado das sugestões e até o próximo post! 🙂

2 pensou em “Guarda-roupa bagunçado? Veja dicas para ganhar espaço e organizá-lo!

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!