Diversos modelos de sapateiras para você se inspirar!

Já postei aqui algumas ideias para organizar sapatos na entrada de casa, para aqueles que têm o costume de retirar os calçados antes de entrar, e hoje trouxe sugestões de sapateiras maiores para guardar o restante dos sapatos.

Talvez não seja uma tarefa simples, principalmente para quem tem muitos pares e pouco espaço para organizá-los.

Tratando-se de ambientes reduzidos, as sapateiras planejadas são ótimas opções, podendo ser elaboradas no formato e medidas que você necessita. Mas se você não pensa em fazer móvel planejado, pode continuar vendo esse post que tem inspirações diversas! 🙂 Bora conferir?

No dormitório abaixo, foi projetada uma sapateira vertical ao lado do guarda-roupa, logo na entrada do quarto. É estreita, mas cabem vários pares de sapatos e, por ter menor profundidade que o móvel ao lado, não atrapalha a passagem.

Imagem via

Em muitos projetos, aproveita-se a profundidade do guarda-roupa para instalar a sapateira. Como costumam ser fundos, uma dica é utilizar prateleiras com corrediças para facilitar a retirada do calçado:

Imagem via Pinterest

Imagem via Pinterest

Se o espaço ao lado do guarda-roupa for muito estreito, uma opção é fazer uma sapateira deslizante, como as das imagens abaixo:

Imagem via Pinterest

Imagem via Pinterest

No quarto abaixo, a sapateira deslizante foi colocada ao lado da cama:

Imagem via Pinterest

A sapateira a seguir foi feita na lateral do guarda-roupa, aproveitando a profundidade do móvel de outra forma. Achei ótima a ideia também:

Imagem via Pinterest

Falando em profundidade, este é um dos fatores que impede a colocação da sapateira em muitos ambientes pequenos. Para reduzir a medida, uma solução é fazer prateleiras inclinadas:

Imagem via

A sapateira acima tem 20 cm de profundidade e foi instalada na entrada do quarto:

Imagem via

No dormitório abaixo, a sapateira vertical foi instalada no armário localizado em frente à cama, o qual ocupa toda a parede do cômodo. O móvel inteiro branco e sem puxadores deixa o quarto mais leve, com sensação de espaço maior.

Imagem via

A sapateira com portas basculantes também é uma boa opção para ambientes compactos, já que muitas vezes não há espaço para abrir a porta do móvel. A sapateira a seguir também é bem estreitinha e foi instalada entre a porta de entrada do quarto e a porta do banheiro:

Imagem via

Os moradores do apartamento abaixo, aproveitaram a reforma e decidiram reduzir um pouquinho a área do banheiro da suíte, recuando a parede, a fim de permitir a instalação de uma sapateira:

O banheiro diminuiu 25 cm. Imagem via

Sapateira basculante instalada após recuo do banheiro. Imagem via

No apartamento abaixo, o lavatório é separado do banheiro, então aproveitou-se o espaço em frente para instalar uma sapateira basculante espelhada, a qual transmite sensação de amplitude:

Imagem via

A sapateira também pode ser instalada na parede atrás da porta, se houver um espacinho, olha só:

Imagens via

No dormitório a seguir foi planejada uma sapateira embutida na parede da cabeceira. Talvez não seja a opção mais prática, mas é uma ideia:

Imagem via

E já que estamos falando de sapateiras em locais não muito usuais, veja essa localizada na parte inferior do guarda-roupa:

Imagem via

No dormitório abaixo optou-se por uma sapateira horizontal abaixo da janela, a qual também serve como banco:

Imagem via

Em metragens reduzidas é preciso aproveitar bem o espaço e uma ideia é instalar a sapateira abaixo de algum móvel como mesinha lateral/escrivaninha, penteadeira etc:

Imagem via

Imagem via Pinterest

Imagem via Pinterest

Imagem via Pinterest

Outra sugestão é fazer a sapateira em frente à cama, podendo estar inserida em um móvel que tenha outras funções:

Imagem via

Imagem via

Imagem via

Imagem via Pinterest

Atualmente, muitas lojas estão comercializando sapateiras de diferentes modelos e medidas dada a realidade dos novos apartamentos. Essa abaixo é bem estreita e pode ser instalada na parede ou na lateral do guarda-roupa, por exemplo:

Imagem via

O modelo abaixo é bem interessante, pois não tem porta, mas os calçados não ficam muito visíveis, já que são guardados nas laterais da sapateira. Um espelho pode ser instalado na parte frontal, além de ganchos para bijuterias e outros acessórios:

Imagem via

Sapateiras suspensas são ótimas para facilitar a limpeza:

Imagem via

Também existem modelos que possuem espaço para sapatos na porta também:

Imagem via

Para quem precisa de uma sapateira estreitinha, olha essa:

Imagem via

A sapateira abaixo tem design clean e moderno:

Imagens via

Sapateiras abertas são boas opções quando não há espaço suficiente para abrir portas, além de facilitar a visualização na hora de escolher o calçado:

Imagens via 1 | 2

Imagem via

Essa sapateira é igual a de cima, só muda a cor. Via

Até mesmo um móvel já existente e sem uso pode ser transformado em sapateira, como cômodas, buffet, racks etc.:

Imagem via

Uma ideia para otimizar o espaço da gaveta é instalar bastões para apoiar os calçados. Imagem via

Uma sugestão bem em conta é utilizar gaveteiros plásticos como sapateira. Tênis muito volumosos talvez não caibam, mas são ótimos para chinelos, rasteirinhas, sapatilhas e calçados infantis. Reparem que na imagem à direita, as gavetas foram identificadas com a foto de cada filho para que saibam em qual delas pegar seus sapatos:

Imagens via 1 | 2

– Curtiu a ideia? Que tal personalizar o gaveteiro plástico? –

As estantes de metal, além de imprimir um visual despojado ao ambiente, podem ser úteis para organizar calçados:

Imagem via

Tem algum espacinho sem uso ao lado do guarda-roupa? Olha uma ideia criativa para adaptar uma sapateira com canos de PVC:

Outras formas descoladas de utilizar aquele cantinho para organizar sapatos:

Imagem via Pinterest

Imagem via Pinterest

Muitas vezes temos um espaço que não aparenta ser útil, mas pode ser muito bem aproveitado. Veja essa sapateira, feita com trilhos e prateleiras de madeira, instalada na entrada do cômodo:

Os trilhos são ótimas opções, pois permitem mudar facilmente a altura das prateleiras. Imagem via

Abaixo, outra ideia semelhante de sapateira, mas feita somente com madeira:

Imagem via

E olha que interessante o design das prateleiras a seguir! São fundas, mas permitem boa visualização e facilitam a retirada dos sapatos:

Imagem via Pinterest

Lojas de aramado também têm produtos bem legais, como essas prateleiras que podem ser instaladas de forma inclinada:

Imagem via

E para otimizar espaço na sapateira existem organizadores bem interessantes no mercado. O modelo abaixo por exemplo, permite que um pé do calçado fique sobre outro, liberando metade da sapateira:

Imagem via

Se você gostou da ideia, pesquise bem antes de comprar, pois li que algumas marcas são mais frágeis, outras muito pequenas etc.

Imagens via Aliexpress. Aqui tem um organizador de sapato parecido com o da esquerda (obs.: nunca comprei nessa loja).

Imagem via Aliexpress

Prateleiras aramadas também contribuem para a organização e otimização do espaço:

Imagem via Pinterest

Imagem via

Com um olhar criativo também podemos elaborar organizadores a partir de objetos comuns, como esses porta revistas e garrafas PET cortadas que agora guardam chinelos, rasteirinhas e sapatilhas:

Imagem via

Imagem via

E por aí, são muitos sapatos para guardar? Como organizam os calçados?

2 pensou em “Diversos modelos de sapateiras para você se inspirar!

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!