Ideias para personalizar gaveteiros plásticos

Gaveteiros plásticos não costumam ser aquela belezura (alguns são bem sem graça e feiosos, né? rs) mas quebram o maior galho na organização, além de ser facilmente encontrados e, geralmente, ter um precinho camarada.

Podem ser úteis em diferentes ambientes da casa, como no quarto das crianças para guardar brinquedos, sapatinhos etc., no home office ou ateliê para organizar itens diversos, na penteadeira para armazenar maquiagens, escovas de cabelo, secador e prancha, entre muitas outras finalidades.

A maioria possui gavetas transparentes para poder visualizar mais facilmente o que há no interior, mas muitas pessoas não curtem esse fato, já que elas nem sempre se mantêm arrumadinhas.

Assim, para o post de hoje selecionei diversas ideias de como personalizar gaveteiros plásticos, algumas são bem simples e rápidas, bora conferir?

Nos gaveteiros abaixo, foi utilizado um pedaço de papelão do tamanho da parte frontal das gavetas, revestido com papel listrado, o qual foi simplesmente inserido dentro da gaveta e colado com fita adesiva transparente. Dependendo da espessura do papel escolhido nem é preciso utilizar papelão como base. No caso foi necessário, pois o papel era bem fininho.

Imagem via

A seguir, outra inspiração utilizando papel para revestir a parte frontal das gavetas. Adorei a ideia das cores em degradê e das etiquetas transparentes no cantinho inferior:

Imagem via

Também pode ser utilizada uma chapa de madeira bem fininha na parte frontal das gavetas, como no gaveteiro plástico abaixo. Foi só cortar e encaixar por dentro! Uma ideia simples e bonita!

Imagem via

No gaveteiro a seguir também foi utilizada madeira para personalizar, mas nas laterais, além de adicionar outros detalhes decorativos. A autora do projeto utilizou gaveteiros de mesa e os transformou totalmente! A parte estrutural foi pintada com tinta spray (lixada antes com lixa fina para a tinta aderir melhor ao plástico). Na parte frontal das gavetas foram instalados puxadores e aquelas tags/porta etiquetas de metal, que também receberam pintura. As madeirinhas foram coladas nas laterais do gaveteiro, por fora. Vejam que bacana o resultado final:

Imagem via

A autora do projeto acima fez ainda uma outra transformação, também muito legal! Nestes gaveteiros, além da pintura e puxadores estilosos, ela colou uma moldura de madeira ao redor, a qual recebeu acabamento com verniz stain para dar um toque rústico. Adorei!

Imagem via

Papel contact, papel de parede e materiais similares também podem ser utilizados para decorar os gaveteiros plásticos, veja abaixo algumas inspirações:

Um antes e depois! Para facilitar a colagem, o contact foi cortado em duas partes. A emenda foi disfarçada com uma fita adesiva. Clique aqui para ver mais detalhes.

Imagem via

As washi tapes são ótimas opções para quem busca uma forma simples e rápida de renovar o gaveteiro. Essas fitas adesivas possuem diversas estampas e são muito fáceis de trabalhar. Olhem que graça ficou:

Imagem via

Tem sobras de tecido aí? Elas também podem ser utilizadas para revestir as gavetas. Nos exemplos abaixo, o tecido foi colado na parte exterior das gavetas.

Este gaveteiro teve sua estrutura pintada, além de ganhar puxadores e tecido colorido nas gavetas. Imagem via

Adorei o mix de retalhos! Imagem via

Se você tiver o dom da pintura à mão, pode elaborar uma bela arte para o gaveteiro feioso:

Imagem via

Imagem via

A tinta spray é outra opção rápida para dar um toque de cor à peça. Na inspiração abaixo, as gavetas foram pintadas em degradê. Para o tom mais claro foram utilizadas tintas na cor branca e dourada, aplicando finas camadas de cada cor e para o tom mais escuro, foi aplicada mais tinta dourada.

O gaveteiro superior foi personalizado com tinta spray e o inferior com papel. Imagem via

Outro gaveteiro transformado com tinta spray. Imagem via

Tinta spray e tags de madeira deram outra cara ao gaveteiro. Imagem via

Se preferir, você pode adicionar detalhes com stencil, fitas, entre outros…

Gaveteiro de mesa decorado com stencil. Imagem via Pinterest.

Decoração delicada. Imagem via

Olha essa ideia de pintura com tinta ou aplicação de adesivo lousa, uma maneira descolada de renovar o gaveteiro:

Imagem via

Para finalizar, uma ideia genial. Um gaveteiro plástico transformado em fogãozinho! Ótimo para brincar e depois guardar os brinquedos. 🙂

Como puderam notar, com criatividade é possível transformar totalmente um gaveteiro plástico sem graça em uma peça única que fará bonito na decoração! 🙂

2 pensou em “Ideias para personalizar gaveteiros plásticos

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!