Onde guardar o aspirador de pó, tábua de passar e escada no apê?

Estão aí algumas coisinhas complicadas de guardar em apartamento! Ao projetar nossos móveis desenhamos compartimentos para o aspirador de pó, tábua de passar e escada, já que não queríamos que ficassem à vista nos cômodos.

A intenção era agrupá-los no armário da lavanderia. Como não foi possível, tivemos que reservar um espaço em outro local.

Em nosso quarto fizemos um armário para guardar toalhas, roupa de cama, edredom, dentre outras coisas, e resolvemos armazenar os itens ali. São duas portas, separadas pela TV e penteadeira. O guarda-roupa ficou em outro cômodo, o qual foi transformado em closet e home office. Tem um post antigo sobre esse quarto aqui (a decoração mudou bastante).

Armário com divisória para aspirador de pó, tábua de passar e escada.

Nossa intenção era guardar a escada junto à tábua de passar. Porém, durante a reforma precisamos comprar uma urgentemente e acabamos esquecendo de conferir as medidas da mesma (sem comentários…rs). O resultado é que ela não coube no espaço do armário e desde então fica “guardada” (leia-se encostada na parede) em outro quarto do apê. Acho que futuramente a trocaremos por um tamanho menor.

Pensando nesse assunto, trouxe mais algumas ideias de lugares e móveis para guardar esses itens que normalmente ficam “perdidos” em algum canto da casa.

Falando em canto, dá uma olhada no armário abaixo. Foi instalado no hall de entrada, mas quem imaginaria que ali fica guardado o aspirador de pó!

Imagem via Pinterest

A seguir, um armário de pouca profundidade, só para armazenar produtos de limpeza, uma escadinha e um banquinho dobrável:

Imagem via

No apê abaixo, o aspirador de pó e tábua de passar roupa ficam guardados num armário que também é utilizado como sapateira, localizado no quarto de casal:

Imagem via

Um esconderijo para o aspirador de pó pode ser criado na sala de jantar. No apê abaixo, o eletrodoméstico fica escondido em um dos bancos em L do canto alemão. Reparem que o banco ainda tem uma parte vazada para encaixar dois banquinhos. Móveis multifuncionais podem ser uma ótima solução para pequenos espaços.

Imagem via

Clique aqui para ver mais inspirações de mesas de jantar com bancos

Dependendo do tamanho do aspirador de pó é possível guardá-lo num móvel abaixo do tanque da lavanderia. E o melhor, você mesmo pode fazê-lo e personalizá-lo do jeito que desejar:

Clique aqui para conferir o passo a passo.

No projeto da cozinha a seguir, foi desenhado um gavetão abaixo dos armários da bancada, aproveitando sua profundidade para guardar a escada e tábua de passar. Achei muito bacana a ideia:

Projeto de Flavia Pontes

Abaixo, uma opção semelhante, mas com porta basculante ao invés de gavetão com corrediças:

Imagens via

Se seus móveis já estão prontos e não há forma de adaptá-los, uma sugestão é guardar a escada e tábua de passar embaixo do balcão da cozinha ou cama. Para facilitar a retirada, podem ser instaladas rodinhas na escada, como na imagem abaixo. Eita povo criativo!

Aqui a tábua de passar roupa fica guardada em cima da escada. As rodinhas auxiliam a retirar e guardar os itens embaixo do balcão da cozinha. Imagens via

As tábuas também podem ser guardadas em suportes atrás da porta:

Imagens via 1 |  2

Imagens via

Quer ver mais ideias de como aproveitar o espaço atrás da porta? Clique aqui!

Nós não somos muito fãs de tábuas de passar embutidas em móveis, mas muitas pessoas optam por esse modelo, já que ficam guardadinhas após o uso e não ocupam muito espaço.

Imagem via Pinterest

Normalmente são instaladas na lavanderia, mas isso nem sempre é possível devido ao tamanho diminuto deste ambiente, então a solução é colocá-las em outros locais da casa:

Imagem via

Imagem via

Imagem via

Outra opção são as tábuas de passar roupa de parede, as quais ficam escondidas dentro de um pequeno armário suspenso:

Imagem via Pinterest

Imagem via

Imagem via

E que tal esconder a tábua atrás de um espelho?

Imagens via

Para os que não tem espaço para uma tábua convencional ou para essas embutidas em armários, uma alternativa é a tábua de passar portátil, a qual pode ser apoiada sobre a mesa ou cama e guardada dentro do guarda-roupa, por exemplo.

Imagem via

Outra sugestão para quem ainda vai planejar os móveis é deixar um espaço na lateral do guarda-roupa ou outro armário para guardar a escada e tábua de passar. No projeto abaixo foi feita uma porta corrediça para organizar as vassouras, mas pode-se adaptar a ideia:

Imagem via

Outro projeto semelhante. Imagem via Pinterest

Com as moradias cada vez menores é preciso uma dose de criatividade para conseguir guardar tudo o que precisamos. Espero ter contribuído com ideias! 🙂

3 pensou em “Onde guardar o aspirador de pó, tábua de passar e escada no apê?

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!