Estantes como divisória de ambientes

Estantes vazadas são uma opção interessante para delimitar espaços ou dividir ambientes de forma funcional e sem isolar totalmente os cômodos. Podem ser elaboradas com diversos materiais como madeira, gesso, metal etc.

Além de elementos decorativos, as estantes podem organizar livros, revistas, entre outros objetos. No apartamento abaixo, a estante vazada foi instalada no lugar de uma parede e faz a divisão entre o living e a sala de TV.

Imagem via

Nichos na cor magenta dão um toque alegre ao ambiente:

Imagem via

No living ampliado do apartamento abaixo, a estante vazada foi colocada entre as salas, exatamente na medida para ocupar as “costas” do sofá:

Imagem via

Outras inspirações de estantes dividindo salas de jantar e de estar:

Imagem via

Imagem via

Imagem via Pinterest

Abaixo, uma ideia de estante suspensa feita com vigas de madeira e nichos brancos:

Imagem via Pinterest

Algumas pessoas também utilizam as estantes vazadas para criar uma barreira visual, de forma a obter um pouco mais de privacidade quando a porta de entrada se abre direto para a sala de estar, por exemplo. Veja abaixo algumas ideias:

Imagem via

Imagem via

Imagem via

Imagem via

Imagem via

Imagem via

No apê abaixo, o home office foi separado das salas de jantar e estar por meio de estante vazada ao invés de parede:

Imagem via

Esse tipo de estante também pode fazer a divisória entre cozinha e salas de estar e jantar:

Imagem via

Imagem via 

Imagem via

Imagem via

No quarto de casal abaixo, os moradores instalaram uma estante não muito alta para delimitar o espaço reservado à penteadeira:

Imagem via

Imagem via

Em apartamentos super compactos, como as kitnets, as estantes vazadas são ótimas aliadas para separar o quarto da sala e cozinha sem perder luminosidade, além de ter várias funcionalidades, como apoio para a televisão, outros eletrônicos, livros e também servir como bancada de trabalho:

Imagem via

Imagem via

Foi instalada na estante um suporte giratório para a televisão que permite que ela vire tanto para o quarto quanto para a sala de estar:

Imagem via

Abaixo, mais um exemplo de estante vazada que faz a separação de quarto e sala:

Imagem via

Outra sugestão é elaborar uma estante em meia parede ou fazer gavetas/armários na parte inferior para melhor aproveitamento do móvel. No apartamento a seguir, o morador optou por utilizar o quarto ao lado da sala como home office. As paredes não estruturais foram removidas e deram lugar a uma estante vazada com armários na parte inferior e uma porta de correr na outra lateral do cômodo:

Imagem via

Imagem via

Abaixo da estante vazada foram feitos armários que se abrem para o lado do home office. Imagem via

As estantes a seguir também possuem armários inferiores e setorizam os home offices localizados ao lado das salas de jantar:

Imagem via

Imagem via

Abaixo, uma pequena estante acima de uma mureta separa a cozinha da área de serviço e serve de apoio para vasinhos de plantas:

Imagem via

Para quem curte designs diferentes, dá uma olhada nessa estante elaborada com diversos nichos:

Imagem via

E para finalizar, mais uma ideia de uso para as estantes vazadas. No apartamento a seguir, o móvel foi elaborado para separar a sala de estar da varanda sem perder a luminosidade:

Imagem via

Por aqui já cogitamos colocar uma estante vazada estreitinha entre o hall de entrada e o sofá, mas acabamos desistindo da ideia. Quem sabe mais para frente? 🙂

2 pensou em “Estantes como divisória de ambientes

  1. Olá amiga, qto tempo, sdds de vc!
    E como sempre com imagens lindas e sempre atenta aos detalhes . Amo suas postagens. E acho lindo essas estantes, dá pra guardar muitas recordações. Eu que tô numa fase de tirar e guardar enfeites, prateleiras, pq não tô tendo tempo de cuidar de td, mas pode ser fase ou será definitivo? Não sei viu kkkk Mas acho lindo! Bjo

    • Oieee amiga, tudo bem?? Que alegria vc por aqui!!
      Eu tbm acho lindas essas estantes.
      Eita, então vc está guardando seus enfeites? Mas é bem isso mesmo, é necessário tempo para cuidar desses itens, né?
      Logo mais vou lá no seu cantinho te visitar! 🙂
      Beijo e obrigada pelo carinho de sempre!

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!