5 plantas pendentes charmosas para cultivar dentro de casa

As plantas realmente invadiram nossos lares! É cada vez mais comum vermos diferentes vasos de folhagens espalhados pelos ambientes que, além de os decorarem lindamente, proporcionam aquela sensação de frescor e aconchego.

Felizmente, diferentes espécies podem ser cultivadas dentro de casa, sendo as plantas pendentes uma das favoritas, com seus ramos que crescem ficando bem alongados, um charme!

As plantas que veremos nesse post são fáceis de encontrar em floriculturas, gardens e às vezes, até mesmo em supermercados.

1. JIBOIA

A jiboia é uma ótima planta para cultivar dentro de casa, pois se adapta até a ambientes com pouca claridade e é fácil de cuidar. Seus ramos crescem bastante ficando lindas quando colocadas em locais altos como prateleiras, suportes de parede ou simplesmente apoiadas em móveis.

As espécies variegadas verde e amarelo estão entre as mais comuns vistas no mercado, mas você também pode encontrar a jiboia amarela ou jiboia neon, que tem uma coloração amarelo limão maravilhosa!

Jiboia na prateleira em cima da televisão.
Imagem via
Jiboia pendente na prateleira da cozinha.
Imagem via
Planta pendente jiboia no móvel da sala.
Imagem via
Planta pendente jiboia na prateleira do quarto.
Imagem via
A jiboia amarela se destaca na decoração. Imagem via

Como a jiboia tem crescimento rápido, você pode podar seus ramos quando atingirem o comprimento desejado. Fazendo isso, novos brotos nascerão no vaso, tornando-o mais cheio. Ah, não descarte os pedaços dos ramos cortados! Coloque-os em um frasco com água, logo raízes começarão a nascer e assim você pode plantá-los, produzindo novos vasinhos de jiboia.

2. PEPERÔMIA

A peperômia é outra queridinha dos amantes de plantas. Assim como a jiboia, vai deixando ramos pendentes conforme o crescimento. Suas folhas são menores, ficando mais delicadas na decoração.

A peperômia é considerada uma planta de meia sombra, assim, ela necessita de um pouco de luz, mas não o dia todo para não prejudicar a folhagem.

Peperomia
Imagem via Pinterest
Peperômia na estante de livros
Imagem via
Peperômia na lavanderia
Imagem via
Planta pendente peperômia na sala de estar
Imagem via

3. FILODENDRO-BRASIL

O filodendro-brasil possui folhas em formato de coração e lembram a jiboia, mas possui uma coloração linda verde escura mesclada com verde claro. Deve ser cultivado em meia sombra ou locais com luz difusa.

Com o passar dos anos, as folhas tornam-se verde escuras, mas o filodendro-brasil tem maturação lenta, então ela permanecerá um bom tempo com essas cores maravilhosas.

Imagem via
Filodendro-brasil na decoração
Imagem via
Filodendro-brasil na prateleira da cozinha
Imagem via

4. HERA

Além de poder ser cultivada como trepadeira, a hera é outra planta pendente que faz sucesso na decoração devido ao formato de estrela de suas folhas, as quais podem apresentar diversos padrões e tons de verde.

A hera gosta de ambientes bem iluminados, mas evite posicioná-la em locais com incidência de sol ao meio-dia.

Imagem via Pinterest
Planta pendente hera na prateleira da cozinha
Imagem via
Planta pendente hera na prateleira da sala de estar
Imagem via
Imagem via
Planta pendente hera na decoração
Imagem via

5. BATATA DOCE

É isso mesmo! As folhas da batata doce também são lindas e ficam pendentes conforme vão crescendo. Para dar início ao cultivo, você pode colocar a pontinha da batata em um frasco com água e aguardar o nascimento dos brotos e raízes, mantendo-a em um local iluminado, mas sem sol direto. Deixe desenvolver um pouquinho nesse sistema e depois plante-a em um vaso.

Nossa batata doce plantada em vaso decorando o home office.

Clique aqui para ver que outros alimentos podem se transformar em lindas folhagens para cultivar e decorar a casa.

Vocês têm alguma dessas plantas em casa? Nós já cultivamos todas elas e percebemos que gostam de solo sempre úmido, mas não encharcado. A jiboia, em nossa opinião, é a mais fácil de cuidar, já que se adapta a ambientes com pouca claridade e também exibe maior tolerância ao solo mais seco (caso você esqueça de regar por uns dias). Se você não tem experiência com plantas, experimente começar com ela!

LEIA TAMBÉM

Um feliz 2023, muita saúde e paz a todos! 🙂

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!