Da feira para a decoração: 5 alimentos que viram lindas plantas para sua casa

Se você curte um verdinho na decoração, mas quer dar uma economizada, saiba que é possível incluir lindas plantinhas em seu lar gastando muito pouco ou zero reais, reaproveitando partes de alimentos que normalmente vão para o lixo.

1. BATATA DOCE


A batata doce é um tubérculo que produz uma folhagem linda e decorativa. Se você “esquecer” alguma na fruteira, após algumas semanas verá brotos nascendo e crescendo a cada dia. Os ramos vão ficando longos e pendentes e duram algum tempo, até que todos os nutrientes do tubérculo sejam consumidos. Se a batata doce não for plantada na terra, as folhas começam a morrer. Aliás, eu tenho uma que está aguardando o plantio!

Brotos nascendo da batata doce.

Outra forma mais rápida de produzir brotos é colocando a ponta da batata em um frasco com água, em local iluminado, mas sem sol direto. Após as raízes e ramas começarem a brotar, a batata já pode ser plantada em um vaso.

Imagem via. Raízes da batata doce começam a nascer indo em direção à água.

Na imagem acima, a batata preenche toda a abertura do frasco, mas quando cultivada em recipientes maiores, em que exista possibilidade de contato com a água, é necessário trocá-la todos os dias e lavar o frasco com sabão e esponja para evitar o mosquito Aedes aegypti.

Imagem via Pinterest

Ela pode receber algumas horas de sol diariamente, suas folhas gostam, mas também se desenvolve bem dentro de casa em locais bem iluminados. A rega deve ser feita quando a superfície da terra começar a secar.

Imagem via
Imagem via

2. ABACATE


O caroço do abacate é outra opção bacana para introduzir um verde em casa. Eu acho as folhas bem bonitas e uma planta interessante e diferente para colocar na decoração. Gosto tanto que tenho três! 🙂

Da mesma forma que a batata doce, o caroço de abacate também começa a soltar raízes na presença de água e luminosidade e após algum tempo, o broto surge e vai se desenvolvendo. Após cerca de dois a três meses de cultivo na água, o caroço pode ser plantado em um vaso com terra adubada misturada com areia (para não ficar compactada) e boa drenagem. Mantenha em um local da casa bem iluminado.

Imagem via
Imagem via

Você pode plantar vários caroços em um só vaso, fica uma composição bem bonita também!

Imagem via Pinterest
Imagem via

Se o caroço for plantado em um vaso grande e receber iluminação e adubação necessária, o pé de abacate pode ficar bem alto! Até lembra um pouco a queridinha Ficus lyrata, não é?!

Imagem via. Coloque uma haste na hora do plantio para ajudar a guiar e dar sustentação à planta.

3. MANGA


As folhas do pezinho de manga também são lindas, alongadas e brilhantes! Mas, diferentemente do caroço de abacate que é só lavar e colocar na água, é preciso realizar algumas etapas para facilitar sua germinação.

Dentro daquele caroço achatado da manga existe uma semente, parecida com um grão de feijão gigante. Para removê-la, limpe o caroço com uma escova ou faca e corte as bordas com cuidado para não machucar a semente, utilizando uma serrinha, um bom alicate de corte ou uma tesoura de poda resistente, por exemplo. Para facilitar esse processo, você pode deixar o caroço secando por cerca de dois dias.

Algumas dicas para facilitar a germinação

Para saber se a semente vai germinar antes de plantar na terra, você pode embrulhá-la gentilmente em um pedaço de pano ou papel toalha umedecido, mantendo-a fechada em um saquinho e em um local escuro. Cheque para o papel/toalha não secar totalmente, se for necessário, umedeça novamente. Após a germinação e aparecimento de algumas raízes, a semente está pronta para ser plantada. Mantenha o vaso em um local bem iluminado e com a terra sempre úmida, sem encharcar. As folhas iniciais aparentam estar murchas, mas depois de um tempo vão levantando.

Imagem via Pinterest

4. LIMÃO


As sementes do limão também podem ser plantadas, originando um lindo e aromático vasinho para decorar a casa. A ideia aqui é plantar várias sementes em um único vaso para preenchê-lo, fica bem legal!

No exemplo a seguir, as sementes foram plantadas em uma caneca. Se você não furar o fundo da mesma, será necessário regar com cuidado para não encharcar a terra, já que não haverá escoamento. No fundo você pode adicionar uma camada de pedrinhas para que a água em excesso se acumule ali.

Algumas dicas para facilitar a germinação

Escolha as sementes maiores para plantar. Enxágue-as e deixe de molho por pelo menos uma noite na água. A seguir, remova a camada externa de cada uma das sementes com cuidado. Ela é dura, se necessário, utilize um alicate para quebrar a “casca” e pinça para ajudar a descascar. Mergulhe as sementes novamente na água até que germinem (troque a água diariamente). Para o plantio, pressione as sementes até a metade na terra. Cubra com pedrinhas ou uma camada fina de terra, regue sem encharcar e deixe o vasinho na luminosidade natural, mantendo a terra sempre úmida. Em breve os brotinhos surgirão.

Imagem via Pinterest
Imagem via.

5. MANJERICÃO


Comprou manjericão fresco e sobraram alguns ramos? Coloque-os em um pote com água que logo começarão a soltar raízes. Aí é só plantar em um vaso. Bem fácil, né?

Imagem via. Raminhos de manjericão enraizando na água.

Eu fiz isso e plantei os ramos em dois vasinhos suspensos na parede da lavanderia, já vai fazer quatro anos! Olhem como eram pequeninos:

Os dois primeiros vasinhos da fileira de baixo são os de manjericão.

E vejam como estão hoje! Como plantei em vasos suspensos, os ramos vão ficando pendentes, parecem até plantas ornamentais. Eles gostaram da área de serviço, pois recebem uma boa claridade neste local.

Manjericão com seus raminhos pendentes decorando a área de serviço.

Vocês já plantaram alguma dessas opções para decorar a casa? Aqui só falta a manga, pode ser a próxima planta para o apê… 🙂

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!