Lugares para colocar as plantas e deixar a casa mais charmosa

As plantas têm o poder de deixar qualquer cômodo mais agradável e aconchegante. Além de trazer beleza e frescor ao ambiente, estudos indicam que cultivar o verde pode auxiliar no bem-estar, melhorando o controle do estresse e reduzindo níveis de ansiedade. Uma verdadeira plantaterapia!

No post de hoje veremos dicas e ideias de lugares charmosos para colocar as plantas dentro de casa. O bacana é que muitas opções podem ser aplicadas mesmo em pequenos espaços, confira!

PERTO DA JANELA DA SALA

A sala de estar costuma ser um dos melhores ambientes para cultivar plantas devido à iluminação natural proveniente da janela. Algumas espécies não necessitam de luz solar incidindo diretamente em suas folhas, mas precisam de bastante claridade para se desenvolver.

As plantas que emitem ramos longos ficando pendentes são ótimas escolhas para compor a decoração. Para aproveitar o visual lindo da “cascata de folhas”, uma sugestão é apoiá-las em lugares altos como em prateleiras acima da televisão.

As jiboias, peperomias e filodendro-brasil são exemplos de plantas que se adaptam bem dentro de casa e são fáceis de encontrar.

Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via

Outra ideia para ganhar mais espaço para cultivar plantas é utilizar prateleiras com trilhos, também conhecidas como cremalheira, que permitem regular a altura dos suportes sempre que necessário.

Imagem via
Imagem via

As plantas também ficam lindas penduradas no teto, as samambaias são ótimas escolhas, pois suas folhagens são volumosas e preenchem o espaço. As espécies de plantas que emitem ramos pendentes ficam igualmente charmosas. Caso escolha alguma que tenha folhas muito miudinhas, uma sugestão é combiná-la com outra planta, pendurando-as em diferentes alturas, como no exemplo abaixo.

Imagem via
Imagem via

Caso a janela receba muito sol de forma a queimar as folhagens, uma dica é utilizar uma persiana que permita regular a passagem de luz ou uma cortina de tecido fino, como o voil, que mesmo fechada, mantém o ambiente claro.

Imagem via
Imagem via

A parede do sofá, que normalmente é posicionado próximo à janela, também pode ser um ótimo local para colocar as plantas, seja com prateleiras ou suportes para pendurar vasos.

Imagem via
Imagem via

Plantas ao lado do rack, sofá ou buffet também ficam um charme! Nesse caso, dê preferência para plantas com caules mais altos ou utilize um vaso alto, suporte para vaso ou até mesmo um banquinho para que as folhagens possam receber claridade, caso o móvel faça sombra para elas.

Imagem via
Imagem via
Imagem via
Um vaso apoiado em um banquinho ajuda as folhagens a receber iluminação vinda da janela. Imagem via
Imagem via

ACIMA DO BUFFET

Geralmente, o espaço acima do buffet fica vazio e se você já parou para pensar “parece que está faltando algo ali”, a resposta pode ser: uma planta, claro! Costuma ser uma saída linda e infalível para preencher esse vazio, dá uma olhada!

Imagem via Pinterest

Como comentei anteriormente, a samambaia é uma ótima escolha quando se quer volume no ambiente, mas você também pode optar por uma combinação de dois ou mais vasos suspensos acima do buffet. Para dar aquele charme, pendure-os em diferentes alturas.

Imagem via

APOIADAS EM MÓVEIS ALTOS

Móveis altos como buffets ou cristaleiras são ótimos apoios para plantas, deixando a composição muito bonita.

Imagem via
Imagem via
Imagem via

PASSAGEM PARA O CORREDOR

Prateleiras altas são ótimas opções para os amantes de plantas, pois possibilita o cultivo de muitas espécies mesmo em um pequeno espaço. A passagem para o corredor pode ser um local bem charmoso para colocar suas plantas, dá uma olhada nas inspirações a seguir!

Imagem via
Imagem via
Imagem via

LEIA TAMBÉM




ENTRE SALA E COZINHA AMERICANA

A divisa entra a sala e a cozinha americana também pode ser muito bem aproveitada com uma prateleira suspensa acima do balcão para apoiar plantas. As que emitem ramos longos proporcionam um efeito lindo na decoração!

Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via

LAVANDERIA

A área de serviço costumava ser um local “esquecido” da casa no que se refere à decoração. Embora seja um ambiente normalmente reduzido, podemos encontrar espaço para um verdinho, seja numa prateleira, em um nicho do armário ou em um suporte na parede.

Imagem via
Imagem via

Na lavanderia abaixo, o ripado que esconde o aquecedor a gás serve de suporte para as plantas. Uma forma de aproveitar o espaço e deixar a bancada livre.

Imagem via

LEIA MAIS




ATÉ NO BANHEIRO!

Mas é possível cultivar plantas no banheiro? Caso o ambiente tenha janela e receba bastante claridade natural, sim! E dê preferência por plantas que gostem de umidade.

Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via

NO QUARTO

As plantas realmente invadiram toda a casa e também foram parar no quarto! Até algum tempo atrás poderia soar estranho cultivar plantas nesse ambiente, mas o fato é que elas podem deixá-lo ainda mais aconchegante.

Você pode pendurar um vaso acima da mesinha de cabeceira ou mesmo aproveitar a parede da cabeceira. Caso opte por plantas com ramos pendentes, vá podando as extremidades conforme vão chegando próximo à cama para que não ocorra acidentes.

Imagem via
Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via

As plantas também podem ser apoiadas em prateleiras altas em frente à cama, lugar é o que não falta! 🙂

Imagem via
Imagem via

Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber gratuitamente notificações de novos posts por e-mail!

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!