Maneiras criativas de expor plantas aéreas na decoração

As plantas aéreas, também conhecidas como tillandsias (Tillandsia sp.), são aquelas que não precisam de terra para sobreviver. Elas dependem de água e nutrientes provenientes do ar. Esse fato possibilita cultivá-las de formas muito criativas, como veremos no post de hoje!

NA PAREDE


Na inspiração abaixo foi feito um jardim vertical utilizando uma moldura com uma tela de galinheiro fixada com grampos na parte de trás da mesma. Para manter as plantas aéreas bem posicionadas, foram elaborados suportes de arame no formato de anéis com um ganchinho para prendê-los na tela.

Moldura com tela de galinheiro para expor plantas aéreas.
Imagem via

Também pode ser utilizada uma tela aramada como base para expor as plantas aéreas. Elas gostam de lugares arejados e com claridade natural, porém sem sol direto. Para regá-las, dê algumas borrifadas de água ao menos uma vez por semana (dependendo do clima). Folhas de cores bem vivas, indicam que a planta está devidamente hidratada.

Em dias quentes, em vez de borrifar, você pode deixá-las em imersão na água por cerca de uma hora, de uma a duas vezes na semana. Após o mergulho, sacuda bem as plantas para remover a água e evitar seu apodrecimento.

Molduras aramadas para air plants.
Imagem via

Uma curiosidade é que a tillandsia dá flores apenas uma vez e morre após a floração. Porém, é comum que antes disso ela deixe brotos, que vão ganhando vitalidade da planta mãe, a qual com o tempo encerra o seu ciclo de vida.

Jardim vertical de plantas aéreas feito com molduras aramadas.
Imagem via

Além das molduras, você pode aproveitar algum enfeite de parede transformando-o em moradia para suas plantas aéreas, dando um toque decorativo a mais.

Objeto decorativo de parede com tillandsia.
Imagem via

Você também pode elaborar seus próprios suportes, como estes abaixo, feitos com arame.

Suporte suspenso para plantas aéreas feito com arame.
Imagem via

Os suportes de macramê também ficam lindos com as plantas aéreas, uma ótima ideia para preencher uma parede vazia. Dá uma olhada nessa composição:

Suportes de macramê para plantas aéreas.
Imagem via Pinterest

Veja também: Macramê: 10 ideias lindas para decorar a casa!

Pedaços de madeira e cordão (ou material semelhante), também podem originar suportes simples e bem bacanas para expor as tillandsias na parede. Para mantê-las no lugar, prenda-as delicadamente na madeira com um fio de arame.

Suporte de parede para plantas aéreas.
Imagem via

As bolachas de madeira, podem servir de moldura para as plantas aéreas e dar um toque rústico à decoração. No projeto a seguir, foram utilizados caps e abraçadeiras de cobre como suporte, porém este metal é tóxico para plantas aéreas. Uma opção são os caps de PVC, que podem ser pintados por fora da cor que você desejar.

Suporte de parede para plantas aéreas feito com bolacha de madeira.
Imagem via

Outra sugestão simples e bonita é fazer dois furos nas fatias de madeira, passando uma linha ou cordão para segurar as plantas.

Suporte de parede para plantas aéreas feito com fatias de madeira.
Imagem via Pinterest

Reaproveite frascos de vidro para fazer vasinhos para as tillandsias. Coloque pedrinhas no fundo para dar um charme a mais e suspenda-os na parede com ganchinhos adesivos. Uma ótima ideia para ter um verdinho no home office, para decorar a lavanderia… o que acha?

Potes de vidro suspensos com plantas aéreas.
Imagem via Pinterest

Veja também: Ganchos adesivos para organizar a casa toda

Os terrários do tipo bola de vidro ou acrílico também são lindas opções de suporte para as plantas aéreas.

Terrário bola suspenso com planta aérea.
Imagem via

SUSPENSAS NO TETO


Além de serem suspensos na parede, como vimos na inspiração anterior, os terrários podem ser suspensos no teto. Se forem de vidro, opte por locais seguros ou então dê preferência para os de acrílico.

Terrários suspensos com plantas aéreas.
Imagem via Pinterest

Bastidores, aqueles aros utilizados para bordar, também podem ser utilizados para criar suportes suspensos muito legais, uma ideia linda para pendurar no teto do quarto.

Suporte suspenso para plantas aéreas.
Imagem via

Em vez do teto, pode-se aproveitar as prateleiras para pendurar suas plantas. Se não quiser furá-las, utilize ganchinhos adesivos.

Plantas aéreas expostas em objetos decorativos.
Imagem via

APOIADAS EM ALGUM MÓVEL


Nós vimos algumas inspirações de molduras sendo utilizadas na parede. Mas elas também ficam super charmosas apoiadas em algum móvel, como buffet, rack ou aparador. Para isso, elabore suportes para a moldura, como esses de madeira vistos na imagem abaixo, por exemplo.

Moldura aramada para expor plantas aéreas.
Imagem via

Dependendo da moldura, talvez nem sejam necessários suportes. No projeto a seguir, foi feita uma moldura larga, possibilitando que a mesma atue como base de apoio. Reparem também nos entrelaçados feitos com pregos e linha, uma forma descolada de exibir as plantas aéreas.

Quadro com pregos e linhas para expor air plants.
Imagem via

Você também pode simplesmente apoiar as molduras na parede.

Quadro com pregos e linhas para expor plantas aéreas.
Imagem via

Novamente vemos os potes de vidro sendo utilizados na decoração. Faça combinações com diferentes tamanhos e formatos de frascos e apenas coloque as plantas em seu interior, uma ideia singela e linda!

Plantas aéreas expostas em potes de vidro.
Imagem via Pinterest

Confira também: Potes de vidro e suas diversas utilidades

Como vimos, as plantas aéreas ficam um charme em terrários. Por não precisar de terra, torna-se muito mais fácil montá-los. Você pode utilizar pedrinhas, pedras maiores e galhos para fazer uma composição.

Terrário de pedras para plantas aéreas.
Imagem via Pinterest

Areia colorida também pode ser adicionada ao terrário de plantas aéreas, dando um toque moderno à decoração.

Terrário de areia com plantas aéreas.
Imagem via

As plantas aéreas também são opções diferentes e elegantes para decorar a mesa de jantar, podendo ser expostas em suportes próprios para tillandsias ou em suportes improvisados como castiçais, por exemplo.

Suporte de mesa para tillandsia.
Imagem via Pinterest

Se você curte “Faça Você Mesmo”, pode elaborar um suporte utilizando arame e pedras, madeira, cubo de cimento etc. como base.

Suporte para plantas aéreas feito com pedras e arame.
Imagem via Pinterest
Suporte de cimento e arame para plantas aéreas.
Imagem via Pinterest
Suporte de arame para plantas aéreas.
Imagem via

Ou então, exercite a criatividade e encontre lugares divertidos para apoiar suas plantas aéreas. Pode ser em um objeto decorativo, uma escultura ou até em um brinquedo!

Tillandsias em objetos decorativos.
Imagem via Pinterest
Formas divertidas de expor plantas aéreas.
Imagem via Pinterest
Air plants em dinossauro de brinquedo.
Imagem via

Espero que tenham gostado das ideias e até o próximo post! 🙂

2 pensou em “Maneiras criativas de expor plantas aéreas na decoração

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!