Prateleiras com trilhos: como utilizá-las!

Versáteis, funcionais e fáceis de instalar, as prateleiras com trilhos, também conhecidos como trilho cremalheira, são ótimas opções para quem deseja montar uma estrutura personalizada, de acordo com suas necessidades e o espaço disponível no ambiente.

Podem se transformar em diferentes móveis, como veremos mais adiante, sendo a possibilidade de aumentar ou diminuir o número de prateleiras e mudar facilmente sua configuração, algumas de suas grandes vantagens.

Outra característica favorável é a possibilidade de utilizar os trilhos, suportes e prateleiras na cor que você desejar. No mercado, as cores mais encontradas de trilhos e suportes são branco, preto e cromado, mas com tinta spray pode-se customizá-las facilmente.

Seu uso mais comum é como estante para livros, as quais podem ser montadas do tamanho que desejar.

Imagem via
Imagem via

As prateleiras com trilho também podem ser instaladas em cantos de paredes e ajustadas da forma que desejar.

Prateleiras com trilhos para organizar livros.
Imagem via Pinterest
Imagem via
Prateleiras com trilhos no canto da parede.
Imagem via

Ter uma estante com extremidades livres deixa o ambiente mais leve, mesmo que seja extensa. O fato de ser suspensa também contribui para essa sensação. Falando nisso, já viu o post sobre móveis suspensos na decoração?

Prateleiras com trilhos formando uma estante para livros e objetos decorativos.
Imagem via Pinterest
Imagem via

Para aproveitar o espaço, pode-se instalar as prateleiras com trilhos na parede acima de móveis como buffets, racks, mesas de trabalho/estudo, entre outros.

Prateleiras com trilhos acima do buffet.
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via

Uma opção interessante é pintar os trilhos da mesma cor da parede:

Imagem via

As prateleiras com trilhos podem assumir outras funções, como nas inspirações abaixo em que são utilizadas como rack também.

Imagem via
Prateleiras com trilhos na parede da TV.
Imagem via Pinterest

Para aqueles que desejam prateleiras na cozinha, a possibilidade de regular a altura entre elas é bem interessante para quando adquirimos algum utensílio ou equipamento alto.

Nós também utilizamos prateleiras com trilho na cozinha, mas dentro do armário. E ao invés de prateleiras de madeira, colocamos prateleiras aramadas. Clique aqui e aqui para conferir.

Prateleiras com trilhos na cozinha.
Imagem via Pinterest

Em áreas de serviço compactas as prateleiras são ótimas para organizar os itens de limpeza, podendo ser instaladas e remanejadas conforme for necessário.

Prateleiras com trilhos acima do tanque para organizar produtos de limpeza na lavanderia.
Imagem via

Cestos e potes são boas opções para manter tudo em ordem na lavanderia. Se quiser ver mais dicas de organização da área de serviço, clique aqui!

Imagem via
Imagem via

Nesses tempos em que o home office vem ganhando cada vez mais espaço, elaborar um cantinho próprio para trabalhar pode ser necessário. As prateleiras com trilhos são muito utilizadas para este fim.

Prateleiras com trilhos utilizadas para montar um home office.
Imagem via
Prateleiras com trilhos utilizadas para montar um pequeno home office.
Imagem via
Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via

Na inspiração abaixo, as prateleiras são utilizadas para apoiar diversos vasinhos de plantas, tornando o home office um local inspirador e mais aconchegante.

Imagem via

Em ateliês, a possibilidade de ajustes das prateleiras facilita a organização dos materiais. Se você gosta de um ambiente alegre e colorido, veja os suportes abaixo, pintados um de cada cor:

Imagem via

Caixas plásticas ajudam a deixar tudo em ordem nas prateleiras:

Prateleiras com trilhos utilizadas em um ateliê.
Imagem via

No quarto, as prateleiras com trilhos podem ser instaladas para apoiar itens pessoais, brinquedos no quarto infantil, para fazer uma mesa de estudos…

Imagem via
Imagem via Pinterest
Prateleiras com trilhos para organizar sapatos.
Imagem via
Prateleiras com trilhos utilizadas para montar uma mesa de estudos.
Imagem via
Imagem via

Tipos de trilhos e suportes


Você pode encontrar os trilhos e suportes em lojas de material de construção como Leroy Merlin, C&C, Sodimac etc., lojas de ferragens, entre outras.

Os trilhos são vendidos em diferentes metragens, de 15 cm a 300 cm, com simples ou duplo encaixe, de aço ou alumínio. Se você pretende apoiar itens muito pesados, atente-se à capacidade suportada (nos sites das lojas/fabricantes normalmente há todas as especificações técnicas do trilho).

Trilho simples e de duplo encaixe. Esta última suporta maior capacidade de peso.

Os suportes também podem ser encontrados em diferentes comprimentos e modelos. Alguns deles permitem que as prateleiras sejam neles parafusadas, outros que sejam somente apoiadas.

Trilho com encaixe duplo e suporte com furos que permite parafusar a prateleira.
Trilho com encaixe simples e suporte para apoio de prateleira. Note que este suporte possui limitador de largura para evitar que a prateleira fique solta.

Aqui você encontra um passo a passo ensinando a instalar prateleiras com trilho.

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!