A beleza dos arranjos secos

Os arranjos secos fizeram muito sucesso há algumas décadas e têm voltado à decoração atual mesmo em meio ao crescente movimento urban jungle observado nos lares mundo afora.

As plantas trazem vida e aconchego ao ambiente, entretanto, nem todos têm a possibilidade de cultivá-las devido à correria do dia a dia, viagens constantes ou pouca luminosidade na casa. Há ainda aqueles que insistem não ter o “dedo verde” para manter alguma planta por muito tempo.

Por esses motivos, os arranjos secos podem ser uma alternativa interessante de levar elementos naturais para o lar de forma duradoura e sem a necessidade de manutenções.

FLORES SECAS


Eu confesso que não me sentia muito atraída por esses tipos de arranjos, os quais me transmitiam um certo ar melancólico, porém passei a enxergá-los de outra maneira. Uma beleza quase poética.

Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via Pinterest
Imagem via

Em algumas floriculturas você pode encontrar arranjos secos muito bonitos, elegantes e elaborados, com diferentes espécies de flores e folhagens.

Imagem via Pinterest

Mas você também pode tentar fazer seus próprios arranjos de flores secas de forma simples, aproveitando para prolongar a vida de um buquê que você ganhou ou mesmo com aquelas flores colhidas durante uma caminhada.

Como secar as flores

Imagem via

A secagem não funciona com todas as flores e folhagens. Algumas espécies, como o lírio, podem apodrecer antes que toda a água presente no vegetal evapore. As rosas, lavandas, hortênsias, peônias, flores do algodão, gramíneas, folhas de eucalipto, samambaia, entre outras, oferecem melhores resultados, assim como flores em botão ou pouco abertas.

Caso a intenção seja utilizar as flores que estavam em um vaso com água, seque bem as hastes para evitar que mofem durante o processo.

Primeiramente, remova os espinhos e a maioria das folhas das hastes florais e observe se não há nenhum inseto escondido.

Separe as flores por espécies e agrupe-os em pequenos buquês. Flores grandes secam melhor individualmente. Amarre os buquês com um barbante e pendure-os de cabeça para baixo em um local seco e bem arejado, longe dos raios solares. Mantê-los nesta posição e de preferência no escuro, permite preservar melhor suas cores originais.

Foto: Kristin Perers

O tempo de secagem pode variar de acordo com o clima e espécie, em geral, entre duas e cinco semanas. Como as plantas vão perdendo água, fique atento à amarração do barbante, pois este pode ir afrouxando ao longo do processo.

Para que as plantas mais finas e frágeis se sustentem melhor e também protegê-las da poeira, recomenda-se aplicar uma fina camada de fixador de cabelo em aerossol em cada uma separadamente, após o processo de desidratação, e aguardar a secagem total antes de montar o arranjo.

Como comentei anteriormente, além das flores secas, outras espécies vegetais também vêm trazendo beleza aos ambientes internos. Vamos às inspirações?

CAPIM DOS PAMPAS


Se você gosta de navegar pelo Instagram e Pinterest, provavelmente já deve ter se deparado com essa planta, parecida com uma pluma, presente na decoração de muitos lares.

Como o nome indica, o capim dos pampas é original da região dos pampas da América do Sul. Podem atingir até 2,5 metros de altura e as colorações mais comuns são branca, amarela e arroxeada, com variedade de tons.

Embora possa ser encontrado no Brasil, foi lá fora que o capim dos pampas começou a ganhar destaque, sendo muito procurado para embelezar ambientes internos, casamentos e festas.

O capim dos pampas seco é muito versátil. Suas cores neutras favorecem diferentes estilos e paletas, além de agregar altura, volume e uma textura delicada à decoração.

Por terem hastes compridas podem ser utilizados em vasos de chão, naquele cantinho vazio ou ao lado de móveis, preenchendo bem o espaço.

Imagem via
Imagem via
Imagem via

Em floriculturas também podem ser encontrados tamanhos menores de capim dos pampas seco. Ficam bem para montar composições com outros objetos decorativos em aparadores, racks, buffets, mesinhas laterais. Arranjos com outras plantas secas também ficam bem interessantes.

Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via
Imagem via Pinterest

Para que as “plumas” fiquem arrumadas, a dica do fixador de cabelo em aerossol também é válida. Aplique uma camada uniforme e leve em cada haste, mantendo-as separadas e na vertical até que sequem.

TRIGO SECO


Símbolo da prosperidade, abundância e união, o trigo também pode compor bonitos arranjos secos, acrescentando um toque de simplicidade à decoração.

Vasos cheios ou com poucos ramos de trigo seco podem enfeitar diferentes tipos de móveis, centros de mesa… e olhem que charme a leiteira abaixo utilizada como vaso.

Imagem via
Imagem via
Imagem via Pinterest

MOSQUITINHO SECO


A gipsofila, popularmente conhecida por mosquitinho, costuma ter um papel coadjuvante em arranjos florais. Miudinhas e secas, não aparentam ter algum potencial decorativo, porém sua delicada beleza acaba produzindo um efeito muito bonito nos ambientes.

Um grande ramo de mosquitinhos secos pode ser o destaque da sala de estar. Próximo à janelas, parecem brilhar quando banhados pela luz natural.

Imagem via
Imagem via
Imagem via

É aquele tipo de arranjo discreto, mas que não passa despercebido mesmo em um vaso com poucos galhinhos.

Imagem via
Imagem via

GALHOS SECOS


Galhos secos encontrados pelo caminho também podem originar bonitos arranjos para decorar a casa. Só fique atento aos bichinhos que podem estar escondidos. Uma vez peguei um galho de um montinho com folhas e aparas de grama e após alguns dias notei que estava com cupim.

Imagem via

Vasos com galhos secos são ótimos elementos para conferir altura à decoração de forma simples, sem brigar com outros objetos decorativos. Ficam bem interessantes em móveis como buffets e aparadores.

Imagem via
Imagem via
Imagem via

Também podem preencher algum cantinho da casa. Combinam com diversos modelos de vasos.

Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via

Espero que tenham gostado das inspirações! Até o próximo post!

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!