7 itens essenciais para banheiros pequenos

Planejar banheiros pequenos pode ser um desafio, mas veremos que com algumas estratégias é possível otimizar o espaço, mesmo que ele seja bem reduzido.

Não se tratam de regras absolutas, deve-se analisar cada caso e avaliar o que melhor se adequa às suas necessidades. Confira a seguir algumas sugestões de itens muito utilizados em banheiros compactos.

ARMÁRIO ESPELHADO

Ter espaço de armazenamento é muito importante em um banheiro pequeno e um armário espelhado na parede da pia, mesmo que não tenha muita profundidade, pode organizar muitos produtos. O espelho revestindo as portas do armário ainda contribui para conferir sensação de amplitude, um truque muito utilizado em pequenos ambientes.

Armário espelhado em banheiro pequeno clean
Imagem via

Ter uma boa iluminação no banheiro é fundamental na hora de se maquiar ou fazer a barba. Uma ideia é adicionar pontos de luz nas laterais do armário espelhado e/ou abaixo dele.

Imagem via
Armário espelhado com iluminação inferior
Imagem via

Olha quanta coisa o armário aéreo pode armazenar!

Armário espelhado em banheiro pequeno
Imagem via
Imagem via

Além de portas com dobradiças, o armário aéreo pode ter portas de correr.

Armário espelhado com porta de correr
Imagem via

Também é possível elaborar outros modelos de armários, como manter prateleiras abertas ou fechadas com portas, mas sem espelho.

Banheiro pequeno com armário aéreo
Imagem via
Imagem via

LEIA TAMBÉM




PARA BANCADA PEQUENA

Em banheiros em que é necessário instalar uma bancada pequena, uma forma de conseguir uma cuba maior é optar pelos modelos esculpidos na pedra da bancada ou pelas feitas com porcelanato. Dessa forma, pode-se obter cubas com medidas personalizadas.

Banheiro pequeno com armário aéreo e  bancada branca de porcelanato
Imagem via

Caso a bancada tenha que ser muito estreita, uma sugestão é instalar a torneira na lateral da cuba.

Cuba escavada e torneira na lateral
Imagem via Pinterest
Bancada escavada e torneira ao lado da cuba
Imagem via
Imagem via

As cubas de apoio também entram como alternativa para bancadas pequenas. Os modelos redondos se encaixam bem e combinam com torneira instalada mais na lateral da bancada.

Banheiro com bancada pequena e cuba de apoio redonda
Imagem via

Outra opção são as cubas de semiencaixe que se sobressaem à bancada. Assim, mesmo em uma bancada de pouca profundidade é possível ter um lavatório de bom tamanho.

Imagem via
Banheiro com bancada estreita e cuba de semiencaixe
Imagem via

Caso haja pouco espaço disponível na bancada, uma ideia é criar uma prateleira acima da mesma ou nicho acoplado ao armário para apoiar produtos de uso diário para mantê-los em fácil acesso.

Banheiro pequeno com bancada estreita e cuba de semiencaixe
Imagem via

LEIA MAIS



Revestimentos para banheiro: muitas ideias para você se inspirar!


CESTO DE ROUPA SUJA NO GABINETE

Em banheiros pequenos o espaço de circulação é bem reduzido, tornando inviável o uso de um cesto no piso. Dessa forma, uma alternativa é o cesto de roupa suja embutido no gabinete.

Como comentei no início do post, nada é regra, avalie a necessidade desse item no banheiro, já que ele pode ocupar uma área considerável do armário.

Com marcenaria sob medida pode-se elaborar diferentes modelos de cesto de roupa suja embutido, como gavetão vertical, gavetão horizontal, com abertura basculante, com cesto aramado e até com cesto removível para levá-lo à lavanderia, facilitando a rotina.

Cesto de roupa suja embutido no gabinete do banheiro
Imagem via
Cesto de roupa suja aramado embutido no armário do banheiro
Imagem via Pinterest
@scarllet.design

Essa dica é pra quem tem #banheiropequeno conseguimos adaptar um cesto de roupa suja na #marcenaria #painelripado #mdf #planejados

♬ Roses (Imanbek Remix) – SAINt JHN

NICHO PARA PAPEL HIGIÊNICO

O nicho para papel higiênico embutido no gabinete tem sido bastante implantado em banheiros pequenos, já que o espaço nas laterais do vaso tem ficado cada vez mais reduzido, impossibilitando a instalação de uma papeleira na parede.

Para fazer o nicho, perde-se um pouco do espaço dentro do armário, mas pode ser a única alternativa.

Nicho para papel higiênico embutido no gabinete do banheiro
Imagem via Pinterest
Imagem via

No banheiro a seguir, foi feito um nicho mais largo para armazenar mais rolos de papel higiênico.

Nicho embutido para papel higiênico no gabinete do banheiro
Imagem via

BOX DE TRÊS FOLHAS

Quando o espaço de abertura do box é bem reduzido, uma alternativa para ampliar a área de passagem é instalar um box de três folhas de vidro. Nesse caso, uma folha é fixa e as outras duas se movimentam.

Imagem via
Box de três folhas em banheiro pequeno
Imagem via
Imagem via

LEIA TAMBÉM




PRATELEIRA DENTRO DO BOX

Os nichos são ótimas opções para organizar os itens de higiene e otimizar o espaço dentro do box. No entanto, vemos que em muitos apartamentos não é permitido quebrar a parede para embuti-lo, inviabilizando seu uso. Assim, a prateleira para apoiar os produtos tem sido uma opção muito utilizada por oferecer uma proposta mais clean ao banheiro que os tradicionais organizadores.

Prateleira para shampoo dentro do box
Imagem via

Antes de instá-la, verifique em qual parede do box ela ficará melhor posicionada, sem prejudicar na hora de tomar banho.

Prateleira para shampoo dentro do box
Imagem via

A prateleira porta shampoo feita do mesmo porcelanato utilizado para revestir o box é uma opção muito utilizada para um resultado mais discreto na decoração.

Prateleira para shampoo feita de porcelanato
Imagem via

Abaixo, veja como é feita uma prateleira de porcelanato:

LIXEIRA ESTREITA

Outro item que pode ser essencial para um banheiro pequeno é a lixeira estreita, já que em muitos deles o espaço ao lado do vaso é muito reduzido. Felizmente, o mercado está acompanhando a tendêncida de moradias cada vez mais compactas e assim é possível encontrar diferentes modelos de cestos de lixo estreitos, em variadas cores e materiais.

Lixeira estreita para banheiro pequeno
Imagem via Pinterest
Lixeira estreita em banheiro pequeno
Imagem via

No banheiro a seguir, foi feito um nicho na lateral do gabinete para apoiar o cesto de lixo.

Imagem via

Espero que tenham gostado das ideias para banheiros pequenos! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber gratuitamente notificações de novos posts por e-mail!

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!