Portas de correr: tipos, vantagens e lindas inspirações

As portas de correr têm sido muito utilizadas em projetos residenciais, sendo uma opção bem interessante pelo seu valor estético, para economizar espaço e garantir melhor aproveitamento da área, entre outros benefícios que veremos no post de hoje.

Podem ser instaladas em qualquer cômodo da casa, desde que haja espaço para ela correr quando aberta, e também contribuir para diversos estilos de decoração com seus diferentes tipos e modelos.

VANTAGENS DA PORTA DE CORRER

1. Melhora a circulação

Portas convencionais ocupam certo espaço e centímetros livres podem fazer diferença em ambientes apertados e naqueles em que a posição da porta prejudica a movimentação.

Porta de correr em banheiro pequeno.
Imagem via

2. Permite a livre abertura de portas e gavetas de móveis

A abertura de móveis pode ser dificultada quando estes se encontram em determinadas posições em relação à porta convencional.

No banheiro abaixo, por exemplo, o gabinete localizado em frente à entrada tem suas gavetas bloqueadas, sendo necessário encostar um pouco a porta do cômodo para acessar o interior do móvel.

Gabinete de banheiro com dois gavetões.
Neste banheiro, uma porta de correr permitiria abrir o gabinete livremente, caso fosse possível sua instalação. Imagem via

Já no quarto a seguir, podemos ver que a porta de correr solucionou esse problema, já que o guarda-roupa se encontra na parede em que a porta comum encostaria ao ser aberta, além de também melhorar a passagem para o ambiente.

Guarda-roupa próximo à porta do quarto de casal.
Imagem via

3. Possibilita a inclusão de móveis no lugar da porta comum

Em alguns ambientes existe um certo espaço atrás da porta que pode ser melhor utilizado com a porta de correr, como no quarto abaixo, que permitiu a instalação de uma sapateira basculante estreita.

Sapateira próximo à porta de entrada do quarto de casal.
Sapateira na entrada do quarto. À direita está o projeto feito para o quarto e à esquerda, o trabalho executado. Imagem via

Na sala de estar a seguir, a remoção da porta convencional possibilitou um melhor aproveitamento do espaço com a elaboração de prateleiras e de um rack percorrendo toda a parede.

Sala de estar com porta de correr preta e trilho e roldana aparente.
Imagem via

4. Não possui raio de abertura

As portas comuns necessitam de um espaço livre dentro do ambiente para sua abertura, desperdiçando uma área que poderia ser utilizada.

No banheiro a seguir, a porta com abertura horizontal possibilitaria a instalação de uma bancada mais profunda, por exemplo.

Banheiro com bancada pequena e cuba de semi-encaixe.
Em alguns banheiros, a porta comum pode inviabilizar a instalação de uma bancada de maior profundidade. Imagem via

Uma sugestão é aproveitar esse espaço para criar novos locais de armazenamento, como uma sapateira na lateral do guarda-roupa localizado em frente à entrada, que pode ter sua abertura livre com a ausência da porta comum.

Sapateira ao lado do guarda-roupa.
Imagem via Pinterest

Ou então instalar uma penteadeira compacta que não prejudique a passagem.

Penteadeira suspensa próximo à entrada do quarto.
Imagem via

5. Pode ser inserida facilmente como divisória

Algumas pessoas optam por instalar uma divisória entre a sala e quartos. Seja para manter a privacidade da área íntima quando desejado ou fechar o ambiente quando o ar condicionado for ligado, por exemplo, a porta de correr pode ser uma ótima alternativa. O procedimento é simples para modelos com trilho aparente.

Porta de correr da mesma cor da parede na sala de estar.
A porta de correr com trilho e roldanas aparentes ganhou pintura de mesma cor da parede ficando bem discreta na decoração. Imagem via

6. Possibilita a criação de um novo ambiente

A porta de correr facilita a elaboração de um novo ambiente na casa. Pode-se, por exemplo, dividir uma sala para montar um home office fechado. Esse tipo de porta pode ser feito em tamanhos personalizados e em diferentes materiais, sendo o vidro uma ótima opção por permitir a passagem de luz e manter a leveza na decoração.

Home office pequeno com porta de correr na sala de estar.
O home office, mesmo compacto, não ficou com a sensação de apertado com a porta de correr de vidro. Imagem via Pinterest

7. Pode assumir duas funções

Na sala abaixo, por exemplo, ela atua como divisória de ambientes quando necessário e no dia a dia é utilizada como porta da estante, escondendo o bar.

Porta de correr que divide os ambientes e serve de porta para o bar.
Porta de correr com estrutura de alumínio fechada com vidro leitoso. Imagem via

Já na próxima inspiração, a porta de correr esconde a estante de livros.

Porta de correr que esconde a estante de livros e serve de divisória de ambientes.
Imagem via Pinterest

8. Permite maior integração dos ambientes

Outra vantagem desse tipo de porta é permitir a ampliação do vão entre os ambientes, quando aplicável, como entre uma cozinha e sala de jantar. Dessa forma, os espaços ficam mais integrados com a porta aberta, com o benefício de poder separá-los sempre que desejar (quando for fazer fritura, por exemplo, ou para abafar o som de aparelhos, como lava-louças, liquidificador etc.).

Porta de correr ampla entre cozinha e sala de jantar.
Os rasgos com vidro na parede de alvenaria e na porta foram criados para permitir a passagem de luz. Imagem via

Por atuarem como painéis deslizantes, as portas de correr podem ser utilizadas no lugar de paredes, com diferentes objetivos, para levar mais luminosidade natural aos ambientes, conferir maior amplitude e ainda assim manter a privacidade, como podemos ver nas inspirações a seguir.

Porta de correr de vidro entre cozinha e sala de jantar.
Aqui, a parede entre a cozinha e sala de jantar foi removida dando lugar à portas de correr de vidro serigrafado, de forma a permitir maior claridade e ainda assim, separá-los quando desejar. Imagens via

Em alguns apartamentos é possível abrir um dos quartos para ampliar a sala. Com o uso das portas de correr, pode-se manter o ambiente mais espaçoso e iluminado no dia a dia e fechá-lo caso receba hóspedes para que estes fiquem mais confortáveis.

Sala de estar com portas de correr.
Imagem via Pinterest

Como pudemos observar, as portas de correr podem ser uma ótima solução dependendo de seu objetivo. Avalie o local em que ela será instalada, bem como a decoração do ambiente para determinar o tipo e modelo mais adequado.

TIPOS DE PORTAS DE CORRER

A porta de correr com trilho e roldanas aparentes confere um ar moderno e despojado à decoração e é um dos modelos mais práticos de ser instalado. No YouTube inclusive, você encontra muitos vídeos ensinando como fazer. Neste site também há um tutorial bem explicadinho.

O kit de ferragens pode ser comprado em lojas de produtos para marcenaria, de material de construção, em lojas online etc., sendo encontrados em diferentes materiais, cores e acabamentos.

Porta de correr com trilho e roldanas aparentes.
Porta de correr branca com trilho e roldanas em aço inox escovado. Imagem via Pinterest

Na inspiração abaixo, vemos uma porta de correr com trilho e roldanas pretos que se integrou muito bem à decoração com toque industrial.

Porta de correr branca com trilho preto.
Imagem via

Caso você prefira algo mais discreto, pode optar pela porta de correr com trilho escondido. Nestes modelos, o trilho pode ser instalado na parede ou no teto e um bandô é utilizado para o encobrir.

Porta de correr branca com trilho escondido em bandô.
Trilho da porta instalado na parede e escondido por um bandô. Imagem via Pinterest
Porta de correr com trilho instalado no teto e escondido com bandô.
Trilho instalado no teto e escondido pelo bandô, que fica bem discreto nesta altura. Imagem via

O trilho da porta instalado no teto ainda possibilita que ele seja escondido pelo forro de gesso tabicado ou por um rasgo feito no rebaixo de gesso.

Porta de correr com trilho instalado no teto e escondido no rasgo do forro de gesso.
Porta de correr com trilho escondido pelo forro de gesso tabicado. Imagem via
Porta de correr com trilho escondido pelo forro de gesso.
Porta de correr com trilho escondido pelo forro de gesso. Imagem via

A imagem abaixo mostra um esquema de porta instalada com trilho no teto que fica escondido pelo forro de gesso.

Esquema de instalação de porta de correr com trilho no teto que fica escondido pelo forro de gesso.
Imagem via

Uma outra opção é ocultar o trilho através de uma moldura de madeira na parede, a qual também possibilita a elaboração do batente da porta de correr com um bonito acabamento.

Porta de correr com moldura de madeira.
Imagem via

Em ambientes com revestimento ou painel de madeira é possível esconder o trilho e ainda permitir que ela corra atrás dessa estrutura. Se feita de mesma cor, a porta fica bem discreta, trazendo leveza e amplitude ao ambiente.

Porta de correr que desliza atrás do painel da TV.
Porta correndo atrás do painel da TV, separando a sala dos quartos. Imagem via
Porta de correr com painel laqueado da TV.
Porta de correr conjugada ao painel laqueado da TV. Imagem via

Falando em discrição, a porta de correr embutida é outro modelo em que a mesma fica escondida quando aberta, mas dentro da parede, uma opção quando não se tem espaço disponível para ela correr, seja por conta de móveis instalados na parede ou outro obstáculo.

Neste sistema, pode-se criar uma segunda parede em drywall, paralelamente à alvenaria. Para que a porta fique totalmente dentro da parede quando aberta, alguns componentes permitem que, quando apertada na lateral, ela venha para sua mão. Clique aqui para ver um exemplo. Também existem ferragens mais simples com puxador próprio para este modelo de porta.

Porta de correr embutida no banheiro.
Imagem via Pinterest

Caso seja possível remover a parede, uma estrutura metálica pode ser instalada no lugar da alvenaria e revestida com placas de madeira ou de drywall. Esta é uma forma de economizar espaço, pois a porta corre dentro de uma estrutura bem estreita.

Porta de correr entre closet e banheiro.
Imagem via

Para se ter uma ideia melhor de como ficam em cada ambiente da casa, vamos conferir mais inspirações!

PORTA DE CORRER NA SALA

As portas de correr podem contribuir para a decoração da sala, já que se encontram em locais de maior acesso e visibilidade. Modelos lisos e de cores parecidas à da parede garantem sensação de amplitude ao espaço devido à unidade visual.

Porta de correr com trilho e roldana na sala de estar.
Imagem via

Com seu amplo leque de cores e padrões de revestimentos, as portas de correr compõem diferentes estilos decorativos, podendo ser até o destaque do ambiente.

Porta de correr preta com trilho preto na sala de estar.
Imagem via Pinterest
Porta de correr moderna na sala de estar.
Nesta sala, o trilho da porta foi alongado até o fim da parede, ficando mais proporcional ao espaço, agregando valor estético. Imagem via
Porta de correr amarela na sala de estar.
Imagem via
Porta de correr amarela com trilho preto na sala de estar.
Imagem via
Porta de correr cinza com trilho preto.
Imagem via
Porta de correr de madeira rústica com trilho preto na sala de estar.
Imagem via Pinterest

A porta de correr também pode ser personalizada para dar ares de um painel decorado.

Porta de correr revestida com papel de parede.
Porta de correr revestida com papel de parede. Imagem via
Porta de correr laranja com trilho escondido na sala de estar.
Imagem via
Porta de correr entre sala e quartos.
Nesta sala, a porta de correr de mesma cor da parede passa quase despercebida. Imagem via
Porta de correr de madeira que desliza atrás do painel de TV.
Imagem via
Porta de correr embutida no painel da TV.
Imagem via
Porta de correr cinza embutida no painel da TV.
Imagem via Pinterest
Porta de correr embutida no revestimento de madeira da parede.
Imagem via
Porta de correr ampla entre cozinha e sala.
Porta de correr ampla entre a cozinha e sala. Imagem via

VEJA TAMBÉM: Sala de jantar pequena: como montar e decorar!


PORTA DE CORRER NA COZINHA

As portas de correr de vidro são bastante utilizadas em cozinhas pela facilidade de limpeza. Os modelos feitos em serralheria ficam muito charmosos e trazem delicadeza à decoração.

Porta de correr de metal preto e vidro na cozinha.
Imagem via
Porta de correr de metal branco e vidro na cozinha.
Imagem via
Porta de correr de serralheria na cozinha.
Imagem via

Os ambientes com portas de vidro também são beneficiados pela passagem de luz.

Porta de correr de madeira com vidro na cozinha.
Imagem via
Porta de correr com vidro na cozinha.
Imagem via
Porta de correr de madeira e visor circular na cozinha.
Imagem via

O estilo da porta de correr também pode estar alinhado aos móveis do ambiente. Na inspiração abaixo, a porta que dá acesso à cozinha ganhou a mesma cor do armário ao lado, além de frisos verticais, dando um toque elegante à decoração.

Porta de correr de madeira branca  entre sala e cozinha.
Imagem via

Até mesmo cozinhas americanas podem ter portas de correr! Através de painéis deslizantes é possível fechar totalmente a cozinha quando se deseja evitar que o cheiro de comida ou fritura se espalhe pela casa.

Cozinha americana com fechamento de portas de correr.
Imagem via
Cozinha americana com fechamento com portas de correr.
Cozinha americana que pode ser fechada. Os trilhos das portas de correr foram embutidos no forro de gesso. Imagem via
Cozinha americana com fechamento com painéis deslizantes.
Imagem via Pinterest

CONFIRA TAMBÉM: Armários planejados para cozinhas pequenas


PORTAS DE CORRER EM BANHEIROS E LAVABOS

O banheiro é um dos cômodos que mais recebem modelos de correr e uma das dúvidas mais frequentes é como trancar a porta quando utilizar trilho na parede ou teto.

Da mesma forma que as convencionais, as portas que deslizam horizontalmente também necessitam de um batente para que se possa inserir a trava.

Porta de correr com batente e trava.
Imagem via

No exemplo abaixo, o rodapé foi removido no local que a porta corre de forma a mantê-la bem rente à parede.

Porta de correr no corredor com batente e trava.
Imagem via Pinterest
Porta de correr decorada no banheiro.
A porta de correr desse banheiro foi revestida com tecido e decorada com um pequeno espelho. Imagem via

O batente também pode ser modificado, como esse abaixo feito de madeira do mesmo tom da porta.

Imagem via

Na inspiração a seguir, vemos que o banheiro tem entrada a partir da sala de estar. A porta de correr, além de melhorar a circulação dentro do cômodo, possibilitou um bonito acabamento que orna com o painel da TV, tornando o acesso bem discreto.

Sala de estar com acesso ao banheiro com porta de correr.
Imagem via
Banheiro estreito com porta de correr.
A porta de correr é uma boa pedida para banheiros estreitos. Imagem via
Banheiro com porta de correr branca e trilho preto.
Imagem via

LEIA TAMBÉM: Ideias e soluções para banheiros pequenos


PORTA DE CORRER NO HOME OFFICE

Home offices normalmente têm tamanho reduzido, então aproveitar bem o espaço é essencial. Neste cômodo, a substituição da porta convencional pela de correr possibilitou a instalação de um ótimo armário.

Home office com porta de correr moderna.
Home office estreito com porta de correr com trilho aparente. Imagem via Pinterest

No home office a seguir, foi possível colocar um gaveteiro e um sofá com a escolha da porta de correr.

Home office com porta de correr e batente.
Porta de correr com trilho no teto escondido por um rasgo no forro de gesso. Detalhe para o batente instalado dentro do cômodo e puxador discreto tipo cava. Imagem via

As portas de correr de vidro também podem ser instaladas no home office, com a vantagem de manter a claridade no lado de fora, uma boa opção para corredores escuros.

Home office com porta de metal e vidro.
Home office com porta de correr de metal e vidro. Imagem via Pinterest

PORTAS DE CORRER NO QUARTO E BANHEIRO DA SUÍTE

Em quartos, as portas de correr podem melhorar a circulação e aproveitamento do espaço. Dependendo do layout do cômodo pode até permitir uma mudança na posição dos móveis.

Quarto com porta de correr com trilho e roldanas aparentes.
Imagem via

Nesta próxima imagem, a porta de correr do quarto infantil recebeu o mesmo detalhe da porta do guarda-roupa. E no corredor, notamos outra porta de abertura horizontal.

Quarto infantil com porta de correr.
Imagem via

Uma ideia interessante é aproveitar a porta como estante de livros, por exemplo.

Porta de correr com suporte para livros.
Imagem via Pinterest
Porta de correr embutida no quarto de casal.
Porta de correr embutida no quarto de casal. Imagem via
Porta de correr com trilho aparente no quarto de casal.
Imagem via

O banheiro da suíte, assim como o social, também é muito favorecido pelo uso da porta de correr, já que normalmente são cômodos com metragem bem reduzida.

Banheiro da suíte com porta de correr com trilho escondido no bandô.
Imagem via
Banheiro da suíte com trilho na parede escondido com bandô.
Imagem via
Banheiro da suíte com porta de correr com trava, bandô e batente.
Imagem via Pinterest
Porta de correr branca com bandô e batente no tom de madeira.
Nesta suíte, o bandô para esconder o trilho e o batente foram feitos no tom madeira, criando um bonito contraste com a porta branca. Imagem via
Banheiro da suíte com porta de correr branca e trilho aparente preto.
Imagem via
Banheiro da suíte com porta de serralheria.
Imagem via
Banheiro da suíte com porta de correr e trilho e roldanas aparentes.
Imagem via

VEJA TAMBÉM: Móveis sob medida para quarto de casal pequeno


Uma ideia interessante é aproveitar a porta de correr do banheiro para fixar um espelho.

Banheiro da suíte com porta de correr com espelho.
Imagem via
Espelho na porta de correr branca.
Imagem via Pinterest
Banheiro da suíte com porta de correr com espelho.
Imagem via

Assim como na sala, o painel da TV também pode servir para embutir a porta de correr do banheiro na suíte, que se esconde atrás do mesmo quando aberta.

Banheiro da suíte com porta de correr embutida no painel da TV branco.
Imagem via
Banheiro da suíte com porta de correr embutida no painel da TV.
Imagem via

Já nesse próximo quarto, a parede também foi revestida com madeira, mas a porta corre para o lado do guarda-roupa. O puxador tipo cava deixa a porta quase imperceptível quando fechada.

Banheiro da suíte com porta de correr de mesma madeira do painel da TV.
Imagem via

Quando o acesso ao banheiro se localiza bem em frente à cama, impossibilitando a instalação da TV, a própria porta de correr pode funcionar como painel para o televisor, uma forma criativa de resolver essa questão.

Porta de correr do banheiro com suporte para TV e prateleira.
Além do suporte para a TV, na porta de correr também foi instalada uma prateleira para os aparelhos. Imagens via

No quarto de casal abaixo, o problema era o espaço para a porta deslizar, o qual foi solucionado com um vão atrás do guarda-roupa.

Porta de correr do banheiro com TV que corre atrás do guarda-roupa.
A televisão instalada na porta corre atrás do guarda-roupa para abrir a passagem ao banheiro. Imagem via

DESVANTAGENS DAS PORTAS DE CORRER

Embora tenha muitas vantagens, deve-se atentar a detalhes que podem trazer alguns aborrecimentos, dependendo de seu objetivo e do local em que a porta será instalada.

1. Menor isolamento acústico

Por normalmente conterem frestas entre a porta e a parede, alguns tipos não oferecem uma boa vedação do som, sendo os modelos embutidos os que mais se aproximam da porta convencional nesse quesito.

2. Som ao deslizar no trilho

Ao movimentá-la, a porta de correr faz certo barulho que pode incomodar, principalmente à noite, quando tudo está silencioso. Não sei se isso acontece com todos os tipos ou se existe algum sistema silencioso no mercado, mas é algo a se pesquisar e avaliar dependendo do local em que será instalada (em quartos, por exemplo).

3. Instabilidade com correntes de ar

Como vimos em muitas imagens, as portas de correr com trilho aparente são frequentemente instaladas sem tranca e guia em determinados ambientes. Dessa forma, ficam “soltas” podendo balançar com correntes de vento quando estão fechadas, fazendo barulho. Porém, acredito que esse problema possa ser solucionado com uma guia instalada no piso (existem guias em U que não necessitam rasgar a parte inferior da porta).


Essas três desvantagens são as que eu notei em relação à nossa porta de correr com trilho e roldanas aparentes. Apesar disso, não nos arrependemos da troca. A colocamos no banheiro da suíte, buscando deixar livre a abertura das gavetas do gabinete e também uma melhor circulação no estreito espaço desse cômodo.

O que mais nos incomodava à noite era o barulho dela balançando com as correntes de ar, o qual solucionamos facilmente fechando a janela do banheiro antes de dormir, algo que foi bom até para deixar o ambiente mais silencioso.

Espero que tenham gostado do post e até o próximo! 🙂

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!