Plantas para ambientes internos – Samambaia

Acredito que a samambaia seja uma das plantas mais conhecidas presentes na decoração. Não é para menos, já que há muitos e muitos anos vem embelezando os lares brasileiros, fazendo muito sucesso na década de 70 e 80.

Antes bastante cultivadas em garagens, as samambaias agora se destacam dentro de casa trazendo muito charme e vida aos ambientes.

O volume que suas lindas folhagens produzem ao vaso é um de seus diferenciais e suas variadas formas de dispô-las na decoração as torna muito versáteis, com a vantagem de serem plantas fáceis de cuidar.

As samambaias gostam de iluminação indireta e muita umidade no solo e ar. Em tempos quentes e secos, regue com mais frequência, mas sem deixar a terra encharcada e borrife água em suas folhas.

Existem diversas espécies de samambaia e muitas delas podem ser tóxicas para crianças e pets. É importante pesquisar antes de introduzir qualquer planta dentro de casa!

SAMAMBAIA PENDURADA NO TETO OU NA PAREDE


A samambaia-americana é uma das espécies mais cultivadas e fáceis de encontrar em lojas de jardinagens, floriculturas e até em supermercados. Seus ramos atingem cerca de 60 a 70 centímetros de comprimento, tornando-a uma boa opção para pendurar no teto ou na parede.

Samambaia pendurada acima do buffet na sala de jantar.
Imagem via Pinterest

Ao lado de janelas podem se desenvolver bem devido à claridade, mas evite sol direto em suas folhas para não queimá-las. Olha como ficam charmosas penduradas próximo à parede da TV.

Samambaia pendurada no teto da sala acima da TV.
Imagem via
Samambaia pendurada no teto da sala de estar próximo à janela.
Imagem via
Samambaia suspensa no teto da sala de estar próximo à janela.
Imagem via
Samambaias suspensas no painel da TV.
Imagem via

Também ficam ótimas suspensas acima ou ao lado do sofá, uma forma muito bacana de preencher esse espaço.

Samambaia suspensa no teto acima do sofá.
Imagem via
Samambaia suspensa ao lado do sofá.
Imagem via
Samambaia pendurada ao lado do sofá.
Imagem via
Samambaia pendurada na parede do sofá.
Imagem via
Samambaia na decoração.
Imagem via

E essa ideia de pendurar as samambaias acima da mesa de jantar?

Samambaias suspensas acima da mesa de jantar.
Imagem via Pinterest

Caso você não tenha um vaso ou cachepô com locais para enganchar os cabos ou correntes, os suportes de macramê podem ser uma linda solução! E eles combinam muito bem com os vasos de samambaia.

Samambaia pendurada com suporte de macramê.
Imagem via

Uma ideia é aproveitar as samambaias penduradas para fazer uma composição com outras plantas ou itens decorativos apoiados no aparador ou buffet, por exemplo.

Samambaia suspensa acima do aparador.
Imagem via
Samambaia suspensa acima do buffet.
Imagem via

VEJA TAMBÉM: Macramê: 10 ideias lindas para decorar a casa!


As samambaias não gostam muito de correntes de vento, que desidratam e provocam a queda de suas folhas. Dessa forma, se você costuma manter as janelas abertas frequentemente, dê preferência para lugares mais protegidos.

Samambaia suspensa na parede do home office acima da mesa de trabalho.
Imagem via Pinterest
Samambaia decorando sala de estar.
Imagem via Pinterest
Samambaia pendurada na parede da sala de jantar.
Imagem via

A samambaia-paulista ou samambaia-de-metro também é bastante cultivada em nosso país. Quando adulta, suas folhas podem atingir 2 metros de comprimento ficando um arraso na decoração!

Samambaia-de-metro na decoração.
Imagem via

SAMAMBAIA APOIADA EM PRATELEIRAS OU MÓVEIS


Conforme vão crescendo, as folhas da samambaia começam a se direcionar para baixo ficando pendentes, originando um efeito de cascata muito bonito na decoração. Assim, também podem ser posicionadas sobre prateleiras ou móveis de diferentes cômodos da casa.

Samambaias na prateleira alta da sala.
Imagem via
Samambaia na prateleira acima da TV da sala de estar clean.
Imagem via Pinterest
Samambaia na prateleira acima da TV.
Imagem via Pinterest
Samambaia na prateleira alta acima do sofá.
Imagem via

Vasos de samambaia dispostos lado a lado em uma prateleira alta podem produzir um efeito decorativo muito lindo, com suas folhagens preenchendo o espaço.

Vasos de samambaias na prateleira acima do sofá.
Imagem via
Vasos de samambaias na prateleira acima da TV.
Imagem via
Samambaia na prateleira acima do buffet.
Imagem via
Samambaia apoiada no aparador.
Neste aparador, um quadro e uma samambaia bastaram para decorá-lo. Imagem via

As samambaias ficam muito bacanas apoiadas sobre estantes ou em modelos vazados que permitem que suas folhas se espalhem para todos os lados.

Estante vazada com samambaias e objetos decorativos.
Imagem via

A samambaia-amazonas também se destaca na decoração com suas folhas alongadas e bem recortadas.

Samambaias-amazonas sobre a estante da sala de jantar.
Imagem via Pinterest

Outros móveis altos como cristaleiras e buffets verticais são ótimos locais para apoiar a samambaia. Para que não atrapalhe a abertura das portas, uma sugestão é posicioná-la de forma que suas folhas caiam na lateral do móvel, de preferência para o lado de maior claridade, assim elas naturalmente se desenvolverão mais voltadas para a luz.

Samambaia sobre a cristaleira.
A samambaia paulistinha de metro possui folhas mais compridas. Imagem via

A samambaia-pluma é outra espécie muito bonita para cultivar. Como seu nome indica, suas folhas assemelham-se a pequenas penas.

Samambaia-pluma na decoração.
Samambaia-pluma à direita decorando a prateleira. Imagem via Pinterest
Samambaias decorando sala de estar.
Imagem via
Samambaia na cozinha.
Imagem via
Samambaia na cozinha.
Imagem via

As samambaias também ganham destaque nas prateleiras suspensas no teto, instaladas frequentemente na divisão da cozinha americana com a sala. O caimento de suas folhas forma uma cortina linda e delicada.

Samambaias na prateleira suspensa entre cozinha e sala.
Imagem via
Samambaia na prateleira suspensa entre cozinha e sala.
Imagem via
Samambaia na prateleira de ferro suspensa entre cozinha e sala.
Imagem via
Samambaia na prateleira suspensa entre cozinha e sala.
Imagem via
Samambaias na prateleira suspensa entre cozinha e sala de jantar.
Imagem via

VEJA TAMBÉM: Prateleiras e nichos suspensos por cabos de aço


Seu porte frondoso e folhagens de um verde intenso nos remetem à sensação de frescor, sendo cultivadas até mesmo no quarto.

Imagem via
Imagem via

As plantas também podem tornar o home office muito agradável, criando uma atmosfera mais leve a esse ambiente que passamos tantas horas de nosso dia. Se tiver prateleiras, aproveite para apoiar uma samambaia! Pode ser combinada com outras espécies vegetais ou mantida sozinha.

Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via

As prateleiras com trilho são ótimas opções para posicionar várias plantas, pois possibilitam alterar a altura e posições dos apoios sempre que desejar.

Imagem via

SAMAMBAIA EM SUPORTES DE PISO


Como pudemos observar, é muito comum apoiar ou pendurar as samambaias em diferentes ambientes da casa, entretanto, elas ficam igualmente lindas na decoração em suportes de piso. Uma sugestão é posicioná-las ao lado de móveis, poltronas ou sofá.

Imagem via Pinterest
Imagem via Pinterest

Suportes altos são ótimos para que a samambaia consiga receber luminosidade, dependendo do local escolhido a ela. Esse modelo abaixo foi feito com bastões de madeira, uma ideia bem legal que permite personalizá-lo da cor que você desejar.

Clique aqui para ver como esse suporte de piso foi feito.

LEIA MAIS: Suportes para vasos – Faça Você Mesmo | DIY


Com dois ou três suportes de alturas diferentes pode-se montar composições bacanas para preencher algum espaço vazio e sem graça da casa.

Imagem via

Nós gostamos tanto de samambaia que cultivamos duas em nosso apê, uma americana e uma pluma, sendo que a aquisição desta última foi influenciada por uma senhorinha que estava no garden ao nosso lado. Quando ela viu a samambaia-pluma ficou tão feliz, logo nos disse que era uma espécie difícil de encontrar. Após um breve bate-papo com ela contando suas memórias com a planta, ficamos tão contagiados por sua alegria que também resolvemos trazer um vaso. Isso já faz uns 5 anos.

Nossa samambaia-pluma, com ramos mais compridos, e samambaia-americana.

Nós costumamos regar nossas samambaias em dias alternados, o suficiente para deixar o solo úmido (nas estações frias, a cada dois dias) e utilizamos um fertilizante próprio para elas, com quantidade e intervalos indicados na embalagem do produto.

Fertilizante que usamos em nossas samambaias.

E vocês, também cultivam samambaias?

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!