Plantas secas emolduradas: ideia linda para decorar!

Há algum tempo postei sobre a beleza dos arranjos secos. Tenho os visto na decoração com cada vez mais frequência. É uma opção interessante para quem não dispõe de muito tempo para cuidar de plantas, mas deseja introduzir um pouco do aconchego da natureza em casa.

E você já viu as plantas secas emolduradas? Ficam tão lindas e delicadas! Um dos charmes desse quadro é o fundo transparente, as folhas e flores parecem flutuar, o efeito é muito bacana. Neste post veremos algumas formas de secar as plantas e dicas para montar seu próprio quadro!

FLORES E FOLHAS SECAS NO MEIO DE LIVROS


Uma maneira fácil de secar flores e folhas! Primeiramente, posicione-as entre duas folhas de papel toalha, papel manteiga etc. Certifique-se de que sua planta esteja da maneira que você deseja (com ou sem pétalas dobradas, por exemplo), pois uma vez prensadas numa posição, não poderá ser alterada posteriormente.

O próximo passo é colocá-las no meio de um livro. Caso este não seja muito grosso/pesado, coloque algum peso sobre o mesmo e aí é só aguardar. O processo pode levar de uma a quatro semanas, ou mais, dependendo da planta. Passado esse período, abra o livro e remova-as cuidadosamente do papel, caso já estejam secas.

Quadro com folhas naturais secas e fundo transparente.
Imagem via
Quadros com flores e folhagens naturais e fundo transparente.
Imagem via
Folhas naturais e secas emolduradas.
Imagem via

Você pode montar um quadro com composição de folhas, pétalas e flores com ou sem suas hastes. As flores prensadas e secas no meio de livros normalmente perdem um pouco da cor, ganhando um toque vintage e romântico.

Flores e folhas secas emolduradas.
Imagem via
Quadro com flores secas.
Imagem via
Flores secas emolduradas.
Imagem via Pinterest

Veja também: Faça você mesmo: enfeites fáceis para decorar o rack, aparador ou buffet

FLORES E FOLHAS SECAS NO MICRO-ONDAS


Se você desejar um processo mais rápido para secar flores e folhas, pode colocá-las no micro-ondas. Para tal, disponha as flores no meio de um pedaço de papel dobrado com um papel toalha por cima das flores.

Como secar flores no micro-ondas.
Imagem via

Se as flores tiverem miolos espessos, coloque uma travessa pesada, por exemplo, que possa ir ao micro-ondas para fazer peso sobre as flores. Caso for utilizar flores com pétalas finas e miolos pequeninos e delicados, não há necessidade de colocar peso sobre elas. O tempo de secagem vai depender da potência do seu micro-ondas e das flores, por exemplo, 90 segundos em potência média para flores mais grossas e 35 a 60 segundos para flores mais finas. Faça alguns testes.

Como secar flores no micro-ondas.
Aqui foi utilizado um pedaço de pano 100% algodão para envolver as flores e uma travessa de vidro para fazer peso. Imagem via

Pelas inspirações a seguir, nota-se que com a secagem no micro-ondas as cores ficam mais intensas (especialmente se utilizar flores frescas), embora seja comum que ainda assim elas percam um pouco da coloração com o passar do tempo, principalmente se forem posicionadas em um local com alta claridade.

Quadros com flores secas.
Imagem via
Flores secas emolduradas com fundo transparente.
Imagem via
Flores secas emolduradas com fundo transparente.
Imagem via
Quadros com flores e folhas secas no micro-ondas.
Imagem via

Veja também: Plantas de cores lindas para sua casa!

FLORES E FOLHAS SECAS COM FERRO DE PASSAR


Também é possível secar as plantas com ferro de passar. No exemplo abaixo foi feita uma camada inferior com papel e as flores foram nela dispostas, sendo então cobertas com um pedaço de papel de cera. Talvez também possa ser utilizado um pedaço de tecido ou outro tipo de papel. O ferro deve estar morno e colocado sobre cada flor, separadamente, por alguns segundos até que fiquem secas.

Como secar flores com ferro de passar.
Coloque o ferro morno sobre cada flor separadamente, ao invés de fazer o movimento de passar roupas. Imagem via

Uma sugestão é aproveitar as flores recebidas de uma pessoa especial para montar o quadro. Na inspiração a seguir, foi feita uma composição com o convite de casamento e algumas flores do buquê, uma forma de preservar essa lembrança na decoração da casa.

Composição com flores secas e convite de casamento.
Quadro com flores e folhas secas com o ferro de passar. Imagem via

USE A CRIATIVIDADE! 🙂


Você também pode utilizar canetas próprias para vidro para escrever uma frase, poema ou fazer algum desenho e elaborar um arranjo com as plantas. Olha que lindo o quadro a seguir, inspirado em Frida Kahlo.

Quadro feito com caneta para vidro e flores secas.
Imagem via

Veja também: Quadro com frase no vidro

Outra ideia interessante é utilizar molduras sem vidro e fixar as flores e folhas diretamente na parede com uma fita adesiva descorada, dando um toque divertido à composição.

Quadros com molduras de madeira e flores secas.
Imagem via

QUE TIPO DE MOLDURA UTILIZAR


Para fazer os quadros com flores e folhas flutuantes você pode utilizar as molduras com dois vidros, também conhecidas como tipo sanduíche, geralmente utilizadas para expor diplomas, certificados etc. Nesse tipo de moldura basta você posicionar as plantas entre os vidros. Caso elas sejam muito fininhas e não fiquem no lugar, pode-se aplicar uma fina camada de cola no “verso” das plantas (em alguns pontos) ou fixá-las com pedacinhos de fita dupla face transparente.

Ah! E não esqueça de limpar bem o vidro antes para não aparecer nenhuma sujeirinha ou marcas de dedo, por exemplo.

Essas molduras com dois vidros costumam ser um pouco mais carinhas que as tradicionais, então pode-se pensar em outras alternativas. Eu já fiz um quadro desse tipo e utilizei como fundo uma placa de plástico transparente para artesanato. A comprei na Daiso (já faz alguns anos).

Placa de plástico para artesanato.
Placa de plástico para artesanato que comprei na Daiso.

No mercado também encontram-se outros tipos de placas transparentes, como a de acetato cristal, também conhecido como PVC rígido, que talvez também possa ser utilizada como fundo (são vendidas em diferentes espessuras e medidas – A4, A3 etc.).

Eu pintei as folhas com tinta spray, fiz essa arteirice há seis anos e elas continuam lindas, decorando nosso quarto. Para esconder os ferrinhos da moldura fiz uma margem com folha de sulfite e como removi o fundo de madeira, tive que improvisar um “volume” para poder fechá-los, deixando o sanduíche de vidro + placa plástica bem apertado para manter as folhas no lugar. Para isso, coloquei tirinhas dobradas de guardanapo atrás da margem, clique aqui para ver mais detalhes.

Quadro com folhas flutuantes pintadas com tinta spray.
Nosso quadro de folhas flutuantes decora uma das prateleiras do quarto de casal.

QUADROS COM FUNDO


Se você desejar, pode montar seu quadro com fundo também. Ficam igualmente lindos. Você pode utilizar um fundo branco comum ou de outras cores, com papéis de diferentes texturas, as opções são inúmeras!

Quadro com flores secas coladas no papel.
Olha essa composição com flores! Maravilhosa! A autora do projeto utilizou cola em bastão para fixar as flores no papel. Imagem via
Quadro feito com flores e folhas secas.
E esse quadro, que delicadeza com flores e folhas pequeninas! Imagem via

Outra sugestão é emoldurar cada planta separadamente utilizando paspatour, um tipo de margem, normalmente feito com um papel um pouco mais espesso. O resultado fica muito bonito e elegante!

Quadros com folhas e flores.
Imagem via

Uma ideia interessante é manter as flores flutuando, mesmo em um quadro com fundo, utilizando alfinetes! Na inspiração abaixo foram utilizados alfinetes entomológicos, moldura do tipo caixa alta e para o fundo foi utilizado um pedaço de espuma.

Imagem via

Olhando de frente, os alfinetes nem aparecem. E de lado, mostra um quadro bem criativo, adorei a ideia!

Quadro com flores flutuantes.
Imagem via

Espero que tenham gostado das ideias! Você já fez algum quadro desse tipo? Já conhecia esses métodos de secagem?

3 pensou em “Plantas secas emolduradas: ideia linda para decorar!

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!