Faça você mesmo: enfeites fáceis para decorar o rack, aparador ou buffet

Já postei aqui e aqui algumas inspirações para decorar o rack, buffet e aparador, com sugestões do que colocar e como dispor os objetos nos móveis.

Hoje trouxe ideias para você mesmo fazer seus próprios objetos decorativos com itens que talvez você possa ter em sua casa ou mesmo com coisas que iam para o lixo. O lance é renovar, reaproveitar, dar novos usos, criar…

Ah e é claro, os enfeites também podem ser utilizados em mesinhas de centro e de cabeceira, prateleiras, estantes ou onde sua imaginação permitir!

Vamos nessa?

VASINHOS DE VIDRO

Eu simplesmente adoro reaproveitar frascos de vidro na decoração. Guardo garrafas de vinho, azeite, potes de conserva, geleia etc. Eles não parecem lá muito interessantes para este fim, mas com apenas alguns simples detalhes podem se tornar bem decorativos.

Que tal revestir uma parte do frasco com uma tira de corino? Coloque tachinhas para dar uma graça e está pronto o enfeite! Você também pode utilizar um cinto velho para fazer a faixa.

Imagem via
Uma jarra/decanter sem uso pode se transformar num lindo vasinho! Imagem via

A cortiça é outro material que pode ser utilizado para dar um toque diferente ao frasco de vidro. Você encontra folha de cortiça em papelarias, armarinhos e também na Kalunga e Leroy Merlin. Eu tenho uma sobra de cortiça que utilizei para fazer um painel no home office, já sei o que farei com ela! 🙂

Aqui a cortiça foi colada no frasco. Imagem via

Clique aqui para ver mais ideias criativas de como usar a cortiça na decoração!

Quer outra ideia fácil? Vá enrolando e colando fio de sisal em alguma parte do vidro ou em torno dele todo e voilà! Simples e lindo!

Imagem via Pinterest
Imagem via Pinterest

Uma composição com diferentes tamanhos e formatos de vidro fica muito bonita. Podem ser reaproveitados frascos de perfume, de sabonete líquido, de aromatizador…

Imagem via Pinterest

Se você desejar algo sofisticado, pode utilizar a técnica de macramê e elaborar uma bonita trama para decorar o vidro com fio de sisal, barbante, cordões etc.

Imagem via Pinterest
Imagem via (aqui tem um tutorial em português)

Olha outro detalhe bonito que pode ser feito com a técnica de macramê:

Imagem via (aqui tem um tutorial ensinando a fazer essa folha/pluma de macramê)

O papel contact é mais um curinga na decoração! Com suas diversas estampas, pode rapidamente renovar um vaso de vidro, dando um aspecto totalmente diferente à peça.

Dê preferência para vasos lisos e retos para facilitar a aplicação. Olha esses dois encapados com papel contact que imita madeira:

Imagem via

Uma ideia que eu adoro é a de escrever ou desenhar no vidro. Utilize aquelas canetas que a tinta apaga com água e divirta-se! É bem legal, pois você pode trocar facilmente a decoração do frasco.

Imagem via Pinterest

Colorir os frascos de vidro é mais uma dica para transformá-los em itens decorativos. Um efeito bacana é pintar o vidro por dentro, mas isso somente se você não tiver intenção de utilizá-lo com água e plantas.

Se você gosta do vidro translúcido, mas quer personalizar com sua cor preferida, pinte com verniz vitral. O processo é simples, basta colocar um pouco do verniz no fundo do frasco e ir girando-o de forma que o líquido cubra toda a superfície interna. Depois deixe de boca para baixo para escorrer o excesso e secar completamente (em torno de 24 horas).

Imagem via
Imagem via

Outra opção é utilizar tinta acrílica. Coloque um pouco de tinta e um pouquinho de água dentro do vidro, vá girando-o para espalhar bem e depois deixe-o de ponta cabeça para escorrer o excesso e secar.

Se você pensa em utilizar vários frascos, uma sugestão é pintar com tons parecidos, o conjunto fica um degradê bem delicado. Se você não tiver todas as cores prontas, faça misturas até chegar nos tons desejados.

Imagem via
Imagem via

Outro efeito super legal de fazer com tinta acrílica é o marmorizado, os frascos ficam parecendo comprados de loja chique! rs É uma ótima ideia para transformar aqueles vasos de vidro incolor meio sem graça.

Pingue algumas gotas de tinta no fundo do vaso e vá girando-o lentamente para que ela comece a aderir à parede do vidro. Depois pingue gotas de outra cor no topo do vaso e continue girando devagar. As cores vão se misturando e se necessário, pingue mais gotas de tinta. Deixe o vidro de cabeça para baixo até secar completamente.

Imagem via (Aqui tem um tutorial em português).

Esse efeito marmorizado também pode ser conseguido com esmalte de unha. A técnica é super divertida. Primeiro pinte o seu frasco da cor desejada, essa será a cor de fundo. No projeto abaixo foi utilizada tinta spray preta. Espere secar bem. Em um recipiente com água, derrame um pouco de esmalte das cores que você deseja fazer o efeito. Tudo ficará boiando na água. Mergulhe o frasco na água, você verá que o esmalte rapidamente grudará no vidro. Deixe-o secar bem. Se ficarem resquícios de esmalte na água, remova-os antes de descartar o líquido no tanque.

Não ficaram parecendo vasos de pedra? Chocada, apenas. Imagem via

O efeito marmorizado feito somente em uma parte do frasco também fica muito bacana, olha só que lindo:

Imagem via

A tinta spray é outra aliada na decoração! Há uma enorme variedade de cores e acabamentos (metálico, fosco etc.) e as formas de personalizar os vidros também são imensas! Vejam algumas ideias:

Olha a tinta spray renovando os itens decorativos! Ficaram bem elegantes, né? Imagem via
Imagem via Pinterest
Garrafa pintada com tinta spray branca e decorada com estêncil. Imagem via
Vidros pintados com tinta spray branca parecem ser de cerâmica. Se desejar, aplique adesivos. Imagem via
Essa ideia é bem legal. Pinte os vidros com a cor desejada e depois faça detalhes com respingos de tinta (coloque o vidro deitado e vá batendo no seu dedo um pincel mergulhado em tinta – faça um teste num papel primeiro). Imagem via
Pintar somente parte do vaso cria um efeito bem bacana. Imagem via

BANDEJAS

Bandejas são ótimas opções para agrupar objetos pequenos. Você pode reaproveitar alguma da cozinha, dando uma renovada com tinta ou então transformar molduras de quadros ou porta retratos em bandejas. Use a criatividade para elaborar alças e algo para colocar embaixo do vidro!

Nesta moldura transformada em bandeja, no lugar da foto foi colocada uma toalhinha. Achei muito legal a ideia! As alças foram feitas com tiras de corino. Imagem via Pinterest
Já nesta bandeja, um papel decorado foi emoldurado e para as alças foram parafusados puxadores de móveis. Ficou bem elegante, né? Imagem via

Sobrou algum revestimento da reforma aí? Aproveite para fazer sua bandeja! Para as alças, puxadores podem ser colados na peça, além de “pezinhos” de silicone na parte inferior para evitar riscos no móvel.

Imagem via

Outra ideia é utilizar um sousplat como bandeja decorativa, dá uma olhada:

Imagem via

PORTA-VELAS

Os porta-velas são itens bastante usados para decorar. Eu adoro velas, mas tenho receio de mantê-las acesas em qualquer lugar. Como os potinhos são bonitos, no dia a dia decoram os móveis e quando vou utilizá-las de fato, levo para a mesa de jantar, por exemplo.

As velas comuns, aquelas compridas e fininhas podem adicionar altura ao cenário quando a maioria dos elementos decorativos são baixos.

Porta-velas feito com pote de vidro e areia colorida. Imagem via

Mas se você não curte esse tipo de vela, tem inspirações para tamanhos menores. Até mesmo copos de vidro podem se transformar em bonitos porta-velas com apenas alguns detalhes:

Sisal, um pedaço de fita de sarja e tachinhas transformaram copos de vidro em criativos porta-velas. Imagem via
Olha esses modelos com alça, que graça! Feitos com corda e fio de sisal, linha não muito fina para fazer o acabamento da alça e argolinhas, as quais podem ser reaproveitadas de chaveiros ou bijuterias quebrados. Imagem via

A mesma ideia aplicada acima pode ser feita em potes de vidro grandes, para aquelas velas robustas, além de poder ser utilizada como porta-rolhas para quem gosta de colecionar! Olha que legal:

Um lindo objeto decorativo que pode ser utilizado como porta-velas ou rolhas! Adorei! Imagem via

LIVROS E REVISTAS

Vocês já devem ter notado o uso de livros e revistas para decorar móveis. Com os livros, geralmente faz-se uma pequena pilha, também podendo mantê-los organizados na vertical ou utilizar apenas um e apoiar algum objeto decorativo.

Alguns livros têm uma capa tão bonita que ganham destaque na decoração. Mas se você desejar, uma opção é encapá-los reaproveitando algum embrulho de papel, imprimir uma estampa que goste ou até mesmo encapar com tecido. Eu já fiz isso há alguns anos com uma agenda e um livro e os utilizo na decoração até hoje, clique aqui para conferir. Neste site você encontra algumas opções de estampas gratuitas para imprimir.

Gostou dessas estampas? Clique na referência para baixar gratuitamente. Imagem via

Até um papel kraft amassado pode ser reutilizado. Se você tiver carimbos de letras, pode criar títulos para os livros:

Imagem via
Livros encapados com tecido. Imagem via

LUMINÁRIAS

As luminárias também são muito utilizadas em móveis como buffet e aparador. Com somente alguns pedaços de madeira pode-se criar modelos bem legais:

Imagem via Pinterest
Luminária de mesa feita com madeira e sisal. Imagem via Pinterest (Aqui tem um vídeo ensinando a fazer)
Luminária de mesa feita com madeira e lata. Imagem via

Se você tiver alguma luminária com cúpula e quiser dar uma renovada, pode utilizar uma camiseta velhinha e de estampa legal para revesti-la:

Cúpula de luminária revestida com camiseta. Imagem via

E olha essa ideia de revestir com meia-calça, achei demais:

Imagens via

Quer ver mais ideias de luminárias criativas? Clique aqui e inspire-se!

PORTA-RETRATOS

Curte fotos na decoração, mas está cansado dos porta-retratos convencionais? Confira abaixo algumas ideias divertidas para expô-las!

Com pedras do jardim ou com cristais + pedaços de arame, você pode elaborar lindos porta-retratos:

Imagem via
Imagem via Pinterest

Outra maneira simples e inusitada é colocar as fotos ou imagens dentro de frascos de vidro. Faça uma composição com diferentes tamanhos e formatos:

Imagem via Martha Stewart Living
Imagens via Pinterest

QUADROS E MAIS QUADROS

Apoiar quadros nos móveis e prateleiras é outra maneira de adicionar altura à decoração. Você tem as molduras, mas não tem as imagens? Clique aqui para conferir alguns sites que disponibilizam posteres gratuitos para você baixar, imprimir e decorar sua casa!

Além de imagens, uma ideia linda é emoldurar folhagens e flores. Para isso, mantenha-as antes entre folhas de jornal, dentro de um livro com peso em cima para que sejam prensadas e secas. Leva cerca de um mês. Depois de secas, remova-as cuidadosamente (pétalas de flores ficam bem fininhas, podendo rasgar facilmente) e posicione no vidro da moldura. Se você desejar um quadro sem fundo, como esses abaixo, utilize dois vidros. Para esconder os grampos metálicos você pode fazer uma margem de papel ou deixá-los expostos mesmo.

Eu já fiz esse tipo de quadro, mas utilizei uma folha plástica incolor como segundo vidro. Veja aqui o passo a passo.

Imagem via

Nos quadros abaixo, as flores e folhas foram coladas em papel branco. Pincele a cola gentilmente no verso das plantas, posicione no papel e espere secar bem para emoldurar.

Imagem via

Além de flores e folhagens, você pode elaborar e enquadrar alguma arte utilizando papel. Olha só o que pode ser feito com apenas alguns recortes:

Quadro lindo, rápido, fácil de fazer e barato! Papéis coloridos foram recortados e depois colados com fita dupla-face. Imagem via

Outra sugestão é fazer estampas nos papéis com respingos de tinta. A autora do projeto abaixo, cortou as folhas em tiras e as colou com fita dupla-face elaborando um desenho bem legal.

Se você quiser reproduzir esse desenho, ela disponibilizou o template em seu site, clique na referência para acessar. Imagem via

Criar estampas com carimbo também é bem divertido e o melhor é que você pode fazer seus próprios carimbos com coisas simples, como folha de espinafre e um pedaço de batata cortado no formato desejado, por exemplo. Os quadros abaixo foram feitos dessa forma, veja que legal:

Imagem via

Quer ver mais ideias de como fazer carimbos e utilizá-los na decoração? Clique aqui e inspire-se!

Até mesmo um pedaço de madeira pode ser transformado em arte! Uma ideia divertida é a técnica dos pregos e linhas. Desenhe num papel ou imprima a imagem desejada, posicione sobre a madeira e vá batendo os preguinhos espaçadamente. Remova o papel. Amarre a ponta da linha em um prego e vá entrelaçando entre os demais, dando algumas voltas na cabeça dos pregos para que a linha fique bem firme.

No projeto abaixo, a pena foi feita com fita em um pedaço de madeira rústica que deu uma charme a mais à peça, adorei!

Imagem via

E que tal trabalhar com tinta? Mesmo sem o dom da pintura podemos criar artes em uma placa de madeira, transformando-a em um bonito quadro. Esses dois abaixo, por exemplo, foram feitos utilizando fita adesiva para deixar a pintura retinha. Achei bem legal a ideia de deixar algumas partes da madeira sem pintar.

Imagem via
Imagem via

Tem algum quadro de tela que gostaria de renovar? Uma ideia é revesti-lo com tecido:

Imagem via

Veja aqui muitas outras ideias de como usar telas de pintura na decoração!

E falando em tecido, até mesmo retalhos podem se transformar num quadro lindo e super criativo:

Simplesmente adoro essas ideias simples! Imagem via

Vocês perceberam que em algumas imagens acima havia mais de um quadro decorando o móvel, não é? Quadros sobrepostos são muito utilizados na decoração criando uma composição bem interessante.

PORTA-OBJETOS (chaves, carteira etc.)

Esse é um item que além de embelezar, ajuda a deixar a casa organizada, sem coisas espalhadas por aí. Você pode reaproveitar uma tigela da cozinha para colocar os objetos do dia a dia como chaves, óculos e carteira.

Imagem via

Outra ideia é personalizar alguma travessa de vidro incolor com papel. Olha que linda ficou essa abaixo decorada com mapa! Aplique cola para decoupage no verso da travessa, coloque o papel com a imagem virada para a cola, alisando com cuidado para remover as bolhas (utilize um cartão do banco, por exemplo, para ajudar nesse processo). Após a secagem, passe uma camada de cola agora no verso da imagem, essa camada atuará com um verniz, protegendo o papel. Se você gostou da ideia dos mapas, a autora do projeto disponibilizou imagens de mapas vintage em seu site. Para este trabalho, ela recomenda impressão à laser.

Imagem via

PLANTAAAAS 🙂

Elas não poderiam faltar! Já vimos os vasinhos ali em cima com arranjos florais e as formas prensadas para fazer quadros. Agora vamos ver as plantinhas na terra!

Falando em terra, uma ideia que aproveita as lindas cores da natureza na decoração, são os terrários. Fáceis de fazer e não necessitam de regas frequentes. Reaproveite potes de vidro de alimentos, ficam simples e lindos:

Imagem via

Uma ideia divertida é adicionar elementos decorativos ao terrário. Nesse abaixo por exemplo, foi colocada uma miniatura de cachorrinho, igualzinho ao dog da dona do projeto! rs

Imagem via

Se você já tiver alguma plantinha aí, mas não curte muito seu vaso, veja aqui algumas ideias para personalizá-lo. Você também pode renovar o cachepot, revestindo-o com tecido, juta, corino ou outros materiais.

Imagem via Pinterest
Imagem via

Até papel você pode utilizar para revestir! Uma ideia é reaproveitar um saco de papel, ou mesmo elaborar um, e ir dobrando cuidadosamente a parte de cima. A graça é essa mesmo, ter uma planta que parece ser cultivada em saco de papel. Nesse caso, é melhor utilizar um vaso com cachepot, para não molhar o papel e também tomar cuidado no momento da rega.

Imagem via
Imagem via

Os sacos que eu mais gosto são os de papel kraft. Em papelarias você encontra facilmente esse papel, mas uma dica é reaproveitar sacolas de lojas, envelopes etc.

Imagem via

Uma ideia para deixar o saco mais resistente é colar contact em um dos lados do papel e utilizar o lado plastificado para dentro. Assim, na hora de dobrar a borda o papel não rasgará e também não estragará caso caia um pouco de água dentro do saco. Para dar um charme a mais para a dobra, você pode utilizar contact com cor, como na inspiração abaixo. Clique aqui para ver como foi feito!

Vasinhos de saco de papel com contact por dentro para deixá-los mais resistentes. Imagem via

Espero que tenham gostado das inspirações e bora decorar a casa com nossas criações! 🙂

2 pensou em “Faça você mesmo: enfeites fáceis para decorar o rack, aparador ou buffet

  1. Oi tudo bem?
    Excelente seu Blog e todas as dicas de decoração. Eu vejo a importância de uma boa decoração, por mais simples que seja na hora de tirar fotos pra vender um imóvel. Sempre falo com os clientes sobre isso, as fotos ficam bem mais apresentáveis quando a decoração ajuda e consequente a venda sai mais rápido, vou indicar seu blog pra nossos clientes. Vou usar algumas dicas também, adoro decoração com técnicas de faça vc mesmo rsrs .

    Abçs

    • Olá, Gislene!
      Muito obrigada! Realmente, a decoração faz diferença, pois como dizem, a primeira impressão é a que fica… rs. E com cômodos arrumados e decorados, acho que o comprador também consegue visualizar melhor o espaço e até se imaginar morando ali. Como você disse, não é necessário muito, alguns detalhes simples como quadros ou vasos já podem dar um up no ambiente.
      Agradeço pela indicação, fico feliz em poder ajudar!
      E que legal que você também gosta de “faça você mesmo”, é um assunto frequente aqui no blog! 🙂
      Abraços,
      Angélica

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!