Ideias para renovar ou dar novos usos a um painel magnético

Como parte da decoração do meu “novo home office”, resolvemos dar uma repaginada na parede em que instalamos a prateleira que vira mesa.

Nela havia um painel magnético da época da minha adolescência. Aqui no apê eu o utilizava para expor fotos e algumas imagens que imprimi.

Esse painel tem estrelinhas vazadas e já não ornava com o ambiente. Decidimos então, encapá-lo com contact preto fosco que, diga-se de passagem, estava vencido há anos! Pensei que nem fosse aderir bem à superfície, mas felizmente deu certo!

Mural magnético revestido com contact preto fosco.

O que expor no “novo” painel?

Nós temos uma gaveta que guardamos vários “papéis” que trouxemos de viagens. São tickets de transportes que utilizamos, ingressos, folhetos, mapas, entre outros impressos. Eu os utilizo para relatar nossas aventuras no blog Detalhes de Viagens e mesmo após o uso, ainda os mantenho para recordação e por conterem informações interessantes.

Arrumando essa gaveta, pensamos em aproveitá-los na decoração. Afinal, alguns são tão bonitos que merecem ser expostos! Para conservá-los, encapamos os impressos com contact transparente e colamos fita adesiva magnética no verso para poder fixá-los no painel. A comprei há alguns anos na Kalunga, infelizmente não lembro a marca.

Fita adesiva magnética colada no verso dos impressos.

Nós posicionamos o mural magnético na vertical para dar espaço a um vaso de plantas que colocamos ao lado e adoramos o resultado! O painel também ajuda a esconder a caixa elétrica com ponto para televisão.

Confira também: Dicas para esconder/disfarçar itens indesejáveis da casa!

Cada papelzinho nesse painel nos traz recordações tão boas…
O mural ganhou outra cara com essa simples renovação!

Deixamos um espaço na parte superior para as próximas lembranças! Esse ano teríamos mais tickets, ingressos e memórias para preenchê-lo, mas tivemos que cancelar tudo devido à difícil situação que estamos passando esse ano. Esperamos poder vivenciar o que havia sido planejado em outro momento.

Confira abaixo mais ideias para renovar ou dar novos usos a um painel magnético!


Transforme o painel magnético em um quadro!

Com tinta spray para metal é possível criar uma arte para decorar a casa. Uma dica é utilizar fita adesiva para fazer desenhos geométricos.

Imagem via

Cole um adesivo de mapa-múndi

Uma ideia bacana para expor fotos de viagem! Existem alguns modelos desse tipo no mercado, mas você pode aproveitar o seu painel colando um adesivo de mapa-múndi.

Imagem via Pinterest

Utilize no hall de entrada

Com ímãs de letras pode-se criar todo dia uma frase diferente! O painel com o uso de ganchos e suportes também pode ser utilizado para pendurar itens do dia a dia, como óculos de sol, chaves etc.

Imagem via Pinterest

No painel abaixo foram instalados puxadores de madeira com parafuso, fixando-os com porca na parte de trás. Para decorá-lo, uma sugestão criativa é fazer ponto cruz no painel aproveitando os furinhos.

Imagem via. Aqui tem um tutorial ensinando a fazer.

Veja mais: Cabideiro de parede – Faça você mesmo | DIY

Utilize o painel para organizar os ambientes

Uma das vantagens dos painéis perfurados é permitir a fixação de itens variados sem a necessidade de fazer vários furos na parede.

Imagem via
Imagem via

Em espaços pequenos, às vezes a solução é verticalizar! Com alguns ganchos no painel, as pulseiras, colares e anéis ficam sempre à vista e com fácil acesso.

Imagem via Pinterest

Até maquiagens podem ser organizadas no mural colando-se ímãs de neodímio na embalagem. Estes são potentes e aguentam o peso dos produtos. No mercado podem ser encontrados até ímãs de neodímio autoadesivos.

A autora do projeto abaixo também fez suportes para os pincéis, rímeis e batons, utilizando dois copinhos.

Imagem via

Ferramentas e acessórios também podem ser dispostos no mural. No mercado encontram-se diferentes tipos de ganchos e suportes para painéis perfurados.

Imagem via

Veja também: 5 formas de organizar ferramentas dentro de casa

Utilize o mural magnético para expor coleções

Um dos locais mais utilizados para expor ímãs de viagens é a geladeira, mas quem não curte deixá-los no eletrodoméstico, o painel é uma boa opção.

Imagem via Pinterest

Outra sugestão é para quem coleciona tampinhas de cerveja. Para preencher a tampinha, pode-se colar no fundo da mesma, um recorte circular de cortiça ou EVA, por exemplo, e sobre esse recorte, colar o ímã.

Imagem via Pinterest

Outros tipos de coleções também podem ser expostas, não necessariamente fazendo uso de ímãs. No projeto abaixo, lindas pedras preciosas foram presas no painel com arame de cobre.

Imagem via

Espero que tenham gostado das ideias e até o próximo post!

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!