Árvore de Natal na parede: ideias lindas e criativas!

As árvores de Natal na parede são ótimas opções para pequenos ambientes e também para aqueles que desejam inovar na decoração natalina. Não ocupam muito espaço e podem ser elaboradas com diferentes materiais, cores, formatos e estilos. A ideia é colocar a mão na massa e abusar da criatividade!

Inspire-se!

PISCA-PISCA OU CORDÃO DE LUZ


Com um cordão de pisca-pisca de LED você pode criar uma árvore de Natal na parede bem divertida! Para dar o formato desejado, ganchinhos adesivos ou mesmo fita adesiva transparente podem ser utilizados.

Na inspiração abaixo, somente o contorno da árvore de Natal foi feito, uma ideia linda e simples, mas enfeites também podem ser adicionados se você desejar.

Árvore de Natal na parede feita somente com pisca-pisca.
Imagem via

Outra opção ao pisca-pisca é o cordão de luz comum, daqueles com lâmpada tipo bolinha. A árvore abaixo foi criada com apenas alguns zigue-zagues e um enfeite utilizado como ponteira.

Árvore de Natal na parede feita com cordão de luz.
Imagem via Pinterest

Você também pode criar seus próprios enfeites. As estrelas que decoram a árvore abaixo foram feitas com feltro, mas outros materiais podem ser utilizados.

Imagem via

Outra sugestão é expor cartões de Natal na árvore, que enfeitam e trazem alegria.

Imagem via Pinterest

Uma árvore toda preenchida com as luzinhas também fica linda! Enfeites brilhantes complementam o visual mágico.

Árvore de Natal na parede feita com pisca-pisca e enfeites.
Imagem via

E olha essa ideia de árvore de Natal com pisca-pisca no canto da parede, produz um efeito bem bacana, não é?!

Árvore de Natal feita com pisca-pisca no canto da parede.
Imagem via Pinterest

Deseja algo mais ornamentado? Olha essa árvore feita com pisca-pisca em zigue-zague e preenchida com enfeites dourados. A ideia de montar a árvore na parede acima de uma prateleira ou buffet é bem interessante também.

Imagem via Pinterest

FESTÃO


Seguindo a ideia do pisca-pisca, o festão também pode originar lindas e criativas árvores de Natal na parede. Eles podem ser presos no fio do pisca-pisca ou em ganchos adesivos com auxílio de linha.

Imagem via Pinterest
Árvore de Natal na parede feita com festão e pisca-pisca.
Imagem via

Se você não quiser fixar ganchos na parede para prender o festão, pode utilizar uma base feita com ripas de madeira, como na inspiração abaixo.

Clique aqui para ver mais detalhes de como foi feita.

E dá uma olhada nessa árvore feita aproveitando a quina da parede? Marido estava bisbilhotando enquanto escrevia esse post e adorou a ideia, já foi ver se dava para colocar em prática aqui no apê… rs.

Árvore de Natal feita na quina da parede com festão e pisca-pisca.
Imagem via

ENFEITES


E que tal uma árvore de Natal na parede feita somente com enfeites? A ideia parece estranha, mas fica muito bonita. Para que o formato fique certinho, prenda um triângulo feito com linha na parede e vá preenchendo o espaço com os ornamentos. Podem ser usados ganchinhos, mas acredito que fita adesiva também segure, se não forem pesados. Depois é só remover a linha.

Imagem via
Árvore de Natal na parede feita somente com enfeites.
Imagem via

Na inspiração abaixo o próprio cordão de luz foi aproveitado para fazer o formato da árvore.

Imagem via Pinterest

GALHOS E RAMOS


Utilizar galhos e ramos para fazer a árvore de Natal na parede é uma ideia que está em alta. Tenho observado que as pessoas têm optado cada vez mais por elementos naturais, flores e folhagens em seus lares e isso têm se refletido na decoração natalina também.

Em parques ou até mesmo em vias arborizadas podemos ver galhos e ramos de podas amontoados. Antes de iniciar a arte, verifique se não há cupim ou outras pragas na madeira ou folhagem.

Árvore de Natal na parede feita com galhos e enfeites.
Imagem via
Árvore de Natal na parede feita com galhos e enfeites.
Imagem via
Imagem via

E que tal uma árvore de Natal aromática? Utilize elementos naturais para decorar a árvore como rodelas de laranja desidratada, pau de canela, anis estrelado, flores secas…

Imagem via

Os ramos com folhagens também ficam muito bonitos, mas vale lembrar que eles, provavelmente, mudarão de cor conforme o passar dos dias. Ganchinhos adesivos podem ser utilizados para suspendê-los na parede.

Árvore de Natal na parede feita com ramos.
Imagem via
Imagem via Pinterest

Uma singela árvore feita com ramos de eucalipto:

Imagem via Pinterest

A árvore a seguir ficou discreta e elegante com os enfeites na cor ouro velho. A parede escura contribuiu para o resultado final.

Imagem via

Até ramos de alecrim podem ser utilizados! No projeto abaixo, foram colados com cola quente em ripas de madeira, que por sua vez foram fixadas na parede com fita dupla face.

Imagem via

FOTOGRAFIAS


Se você gosta de fotos, pode aproveitar os momentos especiais capturados no ano e montar uma árvore com fotografias. Dois mil e vinte não tem sido um ano fácil, mas talvez seja uma oportunidade para deixar à vista imagens de dias felizes, de qualquer época, que nos fazem sorrir com boas lembranças para amenizar ao menos um pouco a situação que temos vivido.

Árvore de Natal na parede com fotografias.
Imagem via Pinterest
Árvore de Natal na parede com fotografias.
Imagem via Pinterest
Imagem via

Na inspiração a seguir, foi feita uma moldura de madeira triangular para simular a árvore e as fotos foram penduradas em fios amarrados nas laterais. A estrela no topo e as luzinhas caracterizam a decoração natalina, mas a estrutura ainda pode ser utilizada após as festas para expor fotografias.

Imagem via

Leia também: 12 ideias de projetos utilizando fotos

QUADRO


A ideia de uma árvore natalina em um quadro, além de criativa, pode ser versátil. Você pode elaborar um quadro com duas faces. Em uma delas, uma imagem decora o ambiente durante o ano e quando o Natal chegar, é só virar para o lado da árvore. Uma placa de madeira pode ser utilizada para esse propósito.

Mas é claro, isso é somente uma ideia. O quadro pode ser feito única e exclusivamente para uso em época natalina! 🙂

Para montar a árvore luminosa abaixo, pregos foram batidos no formato desejado e o fio de luz foi passado em torno deles fazendo zigue-zague.

Quadro com árvore de Natal luminosa.
Clique aqui para ver mais detalhes do processo.

Os pregos entram em ação novamente na inspiração a seguir, mas agora a ideia é enroscar arames finos para pendurar as bolinhas, formando a árvore natalina. Eu adorei esse quadro!

Quadro de árvore de Natal com bolinhas penduradas.
Imagem via

Abaixo, mais uma sugestão árvore de Natal no quadro, agora utilizando pregos e linhas. Solte a criatividade e vá além do tradicional, olha que linda essa na cor azul!

Clique aqui para ver como foi feita.

Essa árvore toda com linha preta também ficou muito bonita e moderna!

Quadro de árvore de Natal feito com pregos e linha preta.
Clique aqui para ver como essa árvore foi feita.

E que tal uma árvore de Natal divertida? Essa a seguir, foi pintada com uma cor vibrante e para o efeito geométrico foi utilizada fita adesiva.

Quadro pintado com árvore de Natal amarela.
Clique aqui para ver como foi feita a pintura dessa árvore.

O quadro também pode servir como calendário do advento, com ganchinhos para pendurar os enfeites a cada dia até o Natal.

Clique aqui para ver mais detalhes desse projeto.

Uma tela de pintura também pode ser a base de sua arte natalina e olha que nesse caso nem é preciso ter o dom, basta uma dose de criatividade! Para fazer a árvore abaixo, pode ser utilizada uma corrente de pérolas para artesanato ou aqueles cordões natalinos de bolinhas. Os enfeites podem ser presos com um pontinho feito com agulha e linha.

Imagem via

Mas se você gosta de pintar e deseja uma árvore diferente, o que acha de elaborar um quadro com um tecido próprio para pintura na cor preta? Fica bem estiloso! Ah, e nem precisa enquadrar, basta prendê-lo em um bastão e pendurá-lo na parede.

Árvore de Natal branca pintada em tecido preto.
Imagem via

MADEIRA


Se você tiver algumas sobras de madeira pode elaborar uma árvore de Natal diferente, quase uma escultura na parede, e decorá-la da forma que desejar.

Árvore de Natal na parede feita com ripas de madeira.
Imagem via

As duas árvores abaixo são da Ikea, nas laterais foram utilizadas fitas de nylon. Adorei o design! Podem ser decoradas de infinitas maneiras.

Árvore de Natal na parede feita com ripas de madeira.
Imagem via
Imagem via

FIOS E LINHAS


Já vimos mais acima o quadro feito com pregos e linhas, mas com este último material é possível criar ainda outras árvores natalinas. Olha essa feita com a técnica do macramê:

Árvore de Natal na parede feita com a técnica do macramê.
Imagem via Pinterest. Infelizmente não encontrei o passo a passo dessa árvore, mas você pode conseguir alguns tutoriais no Youtube.

A tapeçaria é outra técnica que pode ser utilizada para elaborar lindas árvores para pendurar na parede de casa.

Árvore de Natal na parede feita com a técnica de tapeçaria.
Imagem via
Árvore de Natal na parede feita com a técnica de tapeçaria.
Imagem via

Mas se quiser algo mais simples, veja a árvore a seguir feita com fios grossos esticados e decorada com “bolinhas” de papel e pompons.

Árvore de Natal na parede feita com fios esticados e pompons.
Imagem via

Confira também: Decoração com linha e fio de lã – Faça você mesmo

OUTRAS IDEIAS CRIATIVAS


Outros materiais podem ser utilizados para elaborar sua árvore de Natal na parede, apure o olhar, veja o que tem em casa e divirta-se!

A árvore abaixo foi feita com pedaços de canos de cobre, mas podem ser utilizados canos de PVC pintados com tinta spray, podendo-se mudar a cor a cada Natal.

Árvore de Natal na parede feita com canos.
Imagem via

Tem sobras de embrulho de presente aí? Olha que legal essa árvore feita com tiras de papel:

Árvore de Natal na parede feita com tiras de papel.
Imagem via

Para finalizar o post, uma árvore simples e rápida de fazer! As fitas adesivas washi tape são ótimas opções para decorar a parede, mas outros tipos de fitas também podem ser utilizadas. Para dar um toque divertido, pendure enfeites natalinos.

Árvore de Natal na parede feita com fita adesiva washi tape.
Imagem via

Vocês gostaram de alguma ideia? Ou preferem a árvore tradicional?

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!