Resenha Lava-louças Electrolux LE09X

Atendendo ao pedido da amiga Mag, o post de hoje será sobre nossa lava-louças. O eletrodoméstico que divide opiniões: é 8 ou 80… rs.

A nossa é de 9 serviços, da Electrolux (LE09X) e já a utilizamos há 4 anos.

lava-loucas-electrolux-9-servicos-resenha-2

lava-loucas-electrolux-painel-blue-touch

Imagens: Divulgação

Algumas características (retiradas do site da Electrolux)

  • Baixo consumo de água: por ser mais eficiente, consome quase a metade da água que os produtos de capacidade similar.

  • Função 1/2 Carga: quando acionada, permite a lavagem de uma pequena quantidade de louças sem desperdício de água e energia.

  • Cestos: são de inox e possuem alturas reguláveis e partes removíveis.

  • Capacidade para utensílios altos: por ser mais alta que produtos de capacidade semelhante, permite a lavagem de utensílios maiores.

  • Tecla Adiar Início: permite controlar o início da lavagem podendo adiá-lo por até 12 horas.

  • Possui 6 programas de lavagem:  Lava Panelas, Normal, Delicado, Pré-Lavagem, Eco e Express 25 minutos.

  • Dimensões: Altura 840 x Largura 450 x Profundidade 580 mm

Ela pode ser embutida ou utilizada como lava-louças de piso. Nós optamos por deixá-la no chão, pois ela ficaria embaixo da bancada da pia e sua altura daria certinho. Meu marido quem a instalou (fácil, nada de especial). Nosso apartamento já veio com o encanamento para a instalação de lava-louça (pontos para entrada de água e saída/drenagem) e tomada (devidamente aterrada), mas li no manual que há a possibilidade de conectar a mangueira de fornecimento de água em uma torneira e deixar a mangueira de drenagem apoiada na pia ou tanque para o escoamento da água.

Dica

Faça o download do manual da máquina que está pensando em comprar (geralmente está disponível nos sites das marcas ou mesmo nos sites de lojas online) e verifique dados importantes sobre a instalação, como por exemplo, a altura do ponto de drenagem. Para o modelo de nossa máquina (Electrolux LE09X), consta no manual que este deve ter uma altura mínima de 40 cm e máxima de 100 cm.

resenha-lava-loucas-electrolux

Nós a utilizamos uma vez por dia, colocamos a louça do café da manhã e jantar e acionamos quando vamos dormir.

Nós criamos um hábito que já veio da casa dos meus pais: acabamos de comer, já levamos tudo para a pia, passamos as louças na água corrente e vamos colocando na máquina. É coisa super rápida, só “mostrar pra água” mesmo. Mas não é necessário fazer isso, basta retirar os resíduos em excesso. Nós apenas preferimos fazer deste modo.

Quando há alimentos muito grudados nos pratos, tipo queijo derretido, nós deixamos de molho na pia um tempinho antes de colocar para lavar.

lava-loucas-electrolux-9-servicos-pratos-copos-talheres

Cuidados

• Deve-se colocar as louças, potes, conchas etc. todos virados para baixo, caso contrário ficará água acumulada nos recipientes. Verifique se os itens de plástico podem ser colocados na lava-louças, pois alguns não resistem à alta temperatura.

•  As louças não devem ficar amontoadas, pois os jatos d’água precisam atingir todas as peças.

• Pratos ou utensílios muito grandes podem barrar a movimentação das hélices. Nós temos alguns pratos de cerâmica que temos que lavar na mão. Na próxima compra ficarei atenta, prato grande nunca mais… rs.

• Alguns itens não podem ser levados à máquina, como por exemplo, utensílios de alumínio (ficam escuros), madeira, prata, pintados à mão (verifique demais restrições no manual).

Detalhes da máquina

Os compartimentos para sabão e líquido secante abrilhantador localizam-se na parte superior da porta da máquina.

lava-loucas-resenha-2

Atualmente, estamos utilizando o sabão em tablete da marca Finish, mas há também o sabão em pó, e de outras marcas também. O dispenser é aberto automaticamente durante o ciclo. Verifique se o cesto superior está encostado totalmente no fundo da máquina, para que a porta do dispenser possa abrir livremente.

resenha-opiniao-lava-loucas-electrolux-le09x

O líquido secante abrilhantador facilita o processo de secagem das louças, evitando manchas de água, além de dar brilho. Não é necessário reabastecer o dispenser a cada lavagem, pois a máquina liberará somente uma pequena quantidade por ciclo, dependendo do ajuste de liberação escolhido.

O dispenser de líquido secante possui 4 ajustes. O manual indica começar com o ajuste 1 e, se houver problemas de manchas nas louças ou na secagem, aumentar a quantidade do produto a ser liberado.

lava-loucas-electrolux-resenha-2

helices-filtros-lava-loucas-electrolux-le09x

Os filtros removem as partículas de alimentos da água da lavagem, de forma que a mesma recircula durante o programa. Assim, após cada término de lavagem, é necessário remover as partículas maiores de alimentos ali retidas, lavando estes dois filtros que aparecem na foto, em água corrente. O terceiro filtro deve ser limpo ao menos uma vez por semana. Um dos problemas de louças que não ficam totalmente limpas após a lavagem, pode ser devido à sujeira nos filtros.

Como nós passamos a louça na água antes de colocar na máquina, percebemos que os filtros não ficam sujos, então não precisamos limpar todos os dias.

lava-loucas-electrolux-cestos

Cesto inferior. Se desejar pode-se abaixar os suportes de trás para posicionar panelas/tigelas. Também pode-se remover a “tampa divisória” do cesto para talheres.

detalhes-maquina-lava-loucas-resenha

Cesto superior. Do lado esquerdo também há suporte para xícaras, mas nós retiramos, pois não usamos muito.

A lava-louças lava bem?

Sim, para isso deve-se posicionar bem as louças, de forma que os jatos d’água possam atingir todos os utensílios. Verifique sempre se não há nada travando o movimento das hélices e escolha o programa de lavagem adequado à carga presente na máquina.

Nós normalmente utilizamos os programas “Normal”  e “Eco” (para utensílios levemente sujos).

Aos fins de semana, geralmente fazemos lanches ou ligamos para o delivery, então só lavamos pratos, copos e talheres. É uma maravilha, a pia fica vazia, pois vai tudo para a máquina. No dia a dia colocamos panelas também e elas saem limpinhas, sem gordura.

Porém, se o utensílio estiver com resíduos muito incrustados, talvez ela não consiga remover tudo. Esses dias mesmo colocamos travessas de cerâmica com aqueles “queimadinhos” que ficam depois de assar no forno e a máquina não os retirou totalmente. Não deixamos de molho dessa vez. Talvez o programa “Lava Panelas” (para cargas muito sujas), consiga retirar toda a sujeira.

louca-lavada-lava-loucas-electrolux

lava-loucas-electrolux-resenha

resenha-lava-loucas-electrolux-le09x-2

Colocamos praticamente tudo na máquina, sobram poucas louças para lavar na mão. No começo parece um quebra-cabeça, você fica tentando encaixar os utensílios da melhor forma, mas depois de um tempo já sabe onde colocar. Alguns exemplos de como organizamos os itens na lava-louças:

lava-loucas-electrolux-resenha-opiniao

Aqui as louças ainda estavam sujas. Parecem limpas, pois fizemos um ciclo de Pré-lavagem: quando a máquina não está cheia,  usamos este programa para as louças não ficarem com cheiro ruim. Assim, podemos esperar para completar a carga e então realizar a lavagem normal.

lava-loucas-panelas-resenha

lava-loucas-electrolux-9-servicos-opiniaolava-loucas-lava-bem-panelas

A lava-louças gasta quanto de água e energia?

Os programas que mais utilizamos “Normal” e “Eco” gastam de água e energia, respectivamente, 12,5 L | 0,99 kWh e 14,5 L | 0,85 kWh. Lembrando que nossa máquina é a de 9 serviços da Electrolux, modelo LE09X.

Se você desejar algo mais detalhado, aqui tem um post bacana sobre o assunto.

Observações

• Temos várias canecas de cerâmica com desenhos, mas em uma delas a imagem ficou desbotada (somente uma até o momento):

caneca-desbotada-lava-loucas

• Nós colocávamos alguns copos plásticos na lava-louças. Depois de algum tempo, ficaram horríveis, todos “embaçados”.

• Não sei se ocorre com todos, mas nossos copos de vidro ficam com alguns risquinhos. Não são muito aparentes, ficam mais visíveis quando colocamos contra a luz. Já li que pode ser devido à água dura ou qualidade do vidro…

copo-com-riscos-lava-loucas

Viram os riscos?

• Assim que a máquina termina de lavar, esperamos esfriar um pouco antes de abri-la para evitar um possível choque térmico devido a diferença de temperatura da máquina e a temperatura ambiente. Já aconteceu algumas vezes conosco, fomos tirar os copos logo após o término da lavagem e só de encostar levemente na grade do cesto, eles quebraram.

A pior observação: notamos há pouco tempo que algumas partes dos cestos inferior e superior estão enferrujando! Pois é, olhem só:

cesto-enferrujado-lava-loucas-ferrugem

Além desses, há mais outros pontos com ferrugem.

Minha mãe utilizou lava-louças por muitos anos. A primeira foi uma da Enxuta e a segunda, da Brastemp. Essa da Brastemp durou um bom tempo, mas depois de alguns anos de uso, os cestos também começaram a enferrujar e logo após a máquina quebrou (nada relacionado à ferrugem). Antes de parar de funcionar, ela chegou a trocar os cestos, lembro que os originais eram caros e ela acabou trocando-os por uma “marca paralela”, mas duraram pouquíssimo tempo, ficaram inteirinhos enferrujados, não somente em alguns pontos como antes. No final, ela não quis consertar e nem comprar cestos novos, pois sairia quase o valor de uma nova.

Enfim, estava até feliz que a nossa lava louças da Electrolux parecia que não ia enferrujar, mas a felicidade durou pouco.

Fiz algumas pesquisas e acho que encontrei uma solução. Ainda não colocamos em prática, mas assim que possível, volto com o resultado.

Considerações “quase finais”

Durante esses 4 anos, a máquina não apresentou problemas, com exceção à ferrugem. Como conhecíamos o eletrodoméstico, não ficamos receosos em adquiri-lo, porém optamos por outra marca (Electrolux) depois do ocorrido com a Brastemp da minha mãe. Infelizmente, presencio a mesma situação. Espero conseguir reverter o quadro, pois a tendência é enferrujar cada vez mais.

Nós consideramos a lava-louças uma aliada na cozinha, se não fossem as ferrugens minha nota seria 10.

 Alguém aí tem lava-louças? Qual sua opinião sobre este eletrodoméstico? 

6 ideias sobre “Resenha Lava-louças Electrolux LE09X

  1. Amiga, que resenha maravilhosa!
    E vc não vai acreditar, sempre namoro esse mesmo modelo da Electrolux.
    Nossa legal o jeito que vc faz, passa água e faz pre-lavagem pra ir colocando mais louças, até completar a capacidade, assim com certeza economiza muito.
    E que pena do ferrugem né amiga, tb fico chateada qdo aparece nos meus eletrodomésticos.
    Sabe minha geladeira é da Brastemp, a sexto sentido, paguei caro, ainda mais pq optei pela de inox, e um ano depois as portas tinham ferrugem, não tinha mais garantia, mas mesmo assim liguei e reclamei, e vc não vai acreditar, a Brastemp me mandou as duas portas novinhas!
    Meu marido já fala assim: nada dura pra sempre!
    Aff fico brava qdo ele fala isso rsrs.
    Mas amiga, valeu mesmo pela resenha, me deixou mais apaixonada por ela rsrs.
    Com certeza é uma ajuda e tanto pra gente né.
    Ah dos copos plásticos, por um acaso são aqueles de acrílico? Pq se for, eles não aguentam mesmo alta temperatura, tinha um e só pq tomou café nele ele marcou rsrs.

    Brigaduuuu
    Bjo

    • Oi amiga, fiquei muito feliz que vc gostou! Tentei fazer o mais detalhado possível!
      Pois é, fiquei mto chateada tbm qdo notei os pontos enferrujados.
      Nossa, que maravilha que a Brastemp trocou as portas! Depois não enferrujou mais?
      Olha, tbm concordo que nada dura para sempre, mas infelizmente, parece que a qualidade dos produtos caiu demais, não dá para aceitar que um eletrodoméstico dure poucos anos, né?! Fico “pê” da vida tbm!
      No Reclame Aqui vi alguns relatos iguais ao meu, inclusive um do mesmo modelo da nossa lava-louças e a resposta da marca foi que a pessoa teria que comprar os cestos em alguma autorizada, pois já estava fora da garantia… aí o ruim é comprar novos cestos e enferrujar de novo…
      Enfim, vamos tentar arrumar aqui, se não der certo, pensaremos na próxima ação! rs.
      Nossa, Mag, é uma ajuda e tanto mesmo, fora a economia de água.
      Tem fds que não lavamos nada de louça na mão. Marido aqui é fã nro 1 desse eletro, sempre fala que não tinha como não comprar.
      Os copos eram de acrílico sim…agora procuramos comprar coisas que possam ir na lava-louças rsrs.
      Qqer coisa dúvida, só falar!

      Beijooo

      • Oii então…graças a Deus…minha geladeira não enferrujou mais. Mas não passo nada nas portas, nenhum produto, só pano úmido e depois seco. Pelo menos foi isso que o cara da autorizada me falou pra fazer quando veio trocar as portas.
        Valeu mesmo!
        Vc é demais!
        Bjo

        • Que maravilha que não enferrujou mais, amiga!
          Não foi nada, eu tbm sempre procuro informações quando vou comprar alguma coisa, principalmente eletrodomésticos!
          Espero que ajude outras pessoas tbm!

          Beijos

  2. Oi Angel adorei as informações. Quero muito uma lava louças e achei ótimo a dica sobre a entrada e saída de água. Vou me atentar sobre isso antes de uma possível compra. Beijoos

    • Oi Fê!! Fiquei feliz que gostou do post!
      A lava-louças é uma super ajudante.
      Isso mesmo, é preciso ficar atenta às especificações dos eletrodomésticos.
      Qqer coisa, estamos aí! 🙂
      Beijooo

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!