Playground para gatos! Ideias para deixar a casa mais divertida aos felinos

Felinos são exploradores e curiosos por natureza. Que tal criar um playground para gatos em casa para estimular os exercícios físicos e mantê-los entretidos?

Veremos que mesmo em apartamentos pequenos é possível elaborar um espaço divertido para os bichanos. Uma vantagem é que eles gostam de altura e observar o mundo de cima, assim, podemos aproveitar e explorar os espaços verticais.

PRATELEIRAS

Gatos adoram subir em prateleiras! Com recortes de madeira e suportes você pode montar um circuito bem bacana. Planeje o tamanho das prateleiras e espaçamento entre elas de acordo com o porte e idade de seu bichano para que ele possa transitar confortavelmente e com facilidade, caso contrário é possível que ele não se interesse pelo playground.

Playground para gatos feito com prateleiras.
Imagem via Pinterest

Procure estimulá-los a se aventurar pelas estruturas adicionando brinquedos ao longo do percurso. Outra dica é borrifar catnip em spray pelas superfícies.

Playground para gatos feito com prateleiras acima do sofá.
Imagem via

Você pode escolher o mesmo tom de madeira utilizado nos móveis da casa para integrar o playground à decoração. Aproveite as paredes geralmente livres como a do sofá, da televisão, da sala de jantar, por exemplo.

Imagem via
Imagem via

No ambiente a seguir, as prateleiras pretas ficam mais discretas entre os quadros de mesma cor.

Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via

LEIA TAMBÉM



Uma ideia é fazer orifícios nas prateleiras, tanto para servir como passagem como para criar mais um entretenimento para os bichanos.

Imagem via
Imagens via 1 | 2

Caso utilize madeiras revestidas é interessante cobrir suas superfícies lisas com carpetes autoadesivos, por exemplo, para evitar que eles escorreguem.

Aliás, outra sugestão é fixar um tapete de sisal na parede para eles “escalarem”, guiando-os para as prateleiras. Uma forma, talvez, de tirar a atenção das cortinas e portas.

Playground para gatos feito com tapete na parede e prateleiras.
Imagem via

Os gatinhos abaixo ganharam um tapete comprido na parede para se aventurarem. Foi fixado através de ganchinhos na parte superior e inferior e para estimulá-los, pompons foram pendurados também. Para descer, eles utilizam uma escada à esquerda que não apareceu na foto.

Playground para gatos feito com tapete na parede e prateleiras.
Imagem via

Até mesmo o espaço acima da porta ou da janela pode ser aproveitado para instalar prateleiras.

Playground para gatos feito com prateleiras.
Imagem via
Imagem via

No quarto a seguir, foi feita uma escadinha e instalada uma prateleira comprida no alto para os bichanos atravessarem, chegando do outro lado do cômodo que possui prateleiras mais largas para eles se aninharem.

Playground para gatos no quarto.
Imagens via

O corredor é outro local interessante para montar o playground para gatos. Em vez de escadinhas, você também pode criar rampas.

Playground para gatos no corredor feito com prateleiras.
Imagem via

O teto do corredor pode se tornar a nova rota de tráfego dos felinos.

Imagem via Pinterest

PONTES E TOCAS

Falando em corredor, uma ideia é aproveitar a passagem para os quartos para instalar pontes e/ou tocas, as quais você mesmo pode fazer ou comprar pronto. Existem diferentes kits disponíveis no mercado. Mesclar estruturas torna o playground ainda mais interessante!

Imagem via

A autora do gatil a seguir, construiu tudo com compensado, olhem que demais! Ela conta que seus três gatos adoraram e que essa estrutura se tornou o ponto de interesse da casa, tanto para brincar quanto para descansar e dormir.

Playground para gatos no apartamento.
Clique aqui para ver como foi feito esse playground para gatos.

No apartamento abaixo foi elaborado um espaço de diversão para gatos com tocas e prateleiras que se integram ao ambiente.

Playground para gatos no apartamento.
Imagem via
Playground para gatos com prateleiras e tocas.
Imagem via

A varanda também pode abrigar o playground para gatos, podendo ser montada uma estrutura bem bacana, além de ser um local interessante, já que os bichinhos adoram ficar de olho no movimento. Uma opção à toca é a rede, como podemos ver na inspiração a seguir.

Playground para gatos na varanda.
Clique aqui para ver como foi feito esse espaço de diversão para gatos!

ESTANTES E NICHOS SUSPENSOS

Os nichos são outras boas alternativas para elaborar um playground para gatos na parede, tendo ainda a vantagem de ser utilizados para organizar livros, por exemplo. Reparem que na inspiração abaixo também foi introduzido um galho revestido com barbante grosso, criando mais uma maneira divertida do gatinho acessar o topo da escadaria.

Playground para gatos feito com nichos.
O nicho mais baixo serve como caminha para o felino. Imagem via

Você também pode elaborar estantes de madeira com aberturas para que eles possam passear entre os “andares”.

Imagem via

Muito utilizadas por seu design clean, as estantes feitas com trilhos e prateleiras podem se transformar em uma área bem divertida para os gatinhos. A vantagem desse tipo de estrutura é poder remanejar a altura das prateleiras facilmente, alterando a rota de vez em quando.

Imagem via

Outra opção são as estantes de serralheria que são lindas e podem funcionar como área de recreação para os bichanos. Você pode elaborar um design com prateleiras e aberturas estratégicas para que eles possam percorrê-la.

Imagem via

Para ser um móvel útil aos humanos também, faça nichos fechados ou sem aberturas para limitar o acesso em áreas que não possam ser exploradas.

Imagem via

LEIA TAMBÉM




Como pudemos observar, existem diferentes maneiras de implementar um espaço divertido aos gatinhos. Analise quais estruturas se adaptam melhor no ambiente escolhido e boa gatificação do lar!

Espero que tenham gostado das ideias e até o próximo post! 🙂

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!