Plantas para ambientes internos – Zamioculca

A zamioculca é uma das plantas mais indicadas para cultivar dentro de casa por não ser muito exigente quanto à luminosidade natural, se adaptando bem em vários ambientes.

Ela é resistente e fácil de cuidar. Não necessita de regas constantes, sendo uma boa escolha para iniciantes e também para aqueles que costumam viajar com frequência, já que consegue sobreviver um tempo em solo seco. Aliás, o excesso de água é prejudicial à zamioculca, acarretando no aparecimento de folhas amareladas e apodrecimento de seu rizoma.

Esta espécie pode ser molhada uma vez por semana ou a cada quinze dias, dependendo do clima. Se o solo estiver úmido, aguarde mais um tempo para a próxima rega.

Para ter um vaso de zamioculca saudável e vigoroso, você pode realizar adubação a cada três ou quatro meses com adubo natural como o húmus de minhoca ou um adubo químico, como o NPK 10-10-10.

A zamioculca com suas folhas ovaladas e brilhantes fica maravilhosa na decoração! No entanto, por ser uma planta tóxica, deve ser mantida fora do alcance de crianças e pets.

ZAMIOCULCA NA DECORAÇÃO


Que tal adicionar essa espécie no hall de entrada? Para quem é ligado ao Feng Shui, fica a dica: a zamioculca é bastante utilizada para atrair proteção e para absorver e eliminar as energias negativas.

Imagem via
Imagem via Pinterest
Imagem via Pinterest

Essa planta se adapta bem à ambientes com pouca iluminação natural, tornando-se uma boa opção para aqueles cantinhos mais afastados da janela, como ao lado de racks, aparadores e buffets ou ao lado do sofá, por exemplo.

Para deixar sua exuberante folhagem ainda mais em evidência na decoração, utilize cachepôs, vasos ou suportes altos.

Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via

LEIA TAMBÉM




Imagem via Pinterest

Caso deseje cultivar a zamioculca próximo à janela ou na varanda, cuide para que não fique exposta diretamente ao sol. A luminosidade intensa também causa o amarelamento de suas folhas.

Imagem via Pinterest

Por ter crescimento lento e não necessitar de podas, a zamioculca pode ser cultivada em diferentes espaços, como podemos ver na inspiração abaixo, em que foi projetado um jardim com alguns vasos dessa espécie na parte inferior da estante.

Imagem via Pinterest

Para espaços mais compactos ou até mesmo para utilizá-la como arranjo de mesa, dê preferência para mudas mais jovens de zamioculca. Elas ficam ótimas também sobre móveis como aparador ou buffet, conferindo um certo volume e altura para compor a decoração com outros itens menores.

Imagem via Pinterest
Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via Pinterest
Imagem via Pinterest

E que tal um pouco de verde no quarto? As folhagens da zamioculca ficam muito charmosas e elegantes nesse cômodo.

Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via Pinterest

O trabalho remoto tem sido a realidade de muitas pessoas e criar um ambiente confortável e aconchegante é essencial. Plantas são ótimas aliadas para trazer leveza e frescor, sendo a zamioculca uma linda opção para o home office.

Imagem via
Imagem via Pinterest

Espero que tenham gostado das inspirações e até o próximo post! 🙂

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!