Cachepot para vasos grandes – Faça você Mesmo

Se você gosta de plantas, principalmente dentro de casa, já deve ter pensado em esconder aqueles vasinhos plásticos sem graça utilizando cachepot/cachepô. No mercado encontram-se muitas opções lindas e decorativas, mas a verdade é que os de maior tamanho são caríssimos!

Se você gosta de plantas grandes na decoração e está pensando em como “cobrir” o vaso, chegue mais que selecionei algumas ideias de cachepot para vasos grandes, no melhor estilo “faça você mesmo”.

Muitos materiais podem ser utilizados para elaborar seu cachepot. Uma opção bem viável é o tecido, por suas diferentes texturas, colorações e estampas. Se você desejar, pode adicionar alças, botões, entre outros detalhes.

Imagem via. Aqui também tem outro tutorial de cachepô de tecido, em português.

Outra opção bem interessante e fácil de trabalhar é o EVA. Pode ser encontrado em papelarias, armarinhos, lojas de artesanato etc., em diferentes cores, tamanhos e espessuras. Uma ideia é combinar este material com tecido. Se quiser que se assemelhe a um cesto, adicione alças ao cachepot, olha que bacana:

Clique aqui para ver como foi feito esse cachepot de EVA.

O feltro segue como mais uma sugestão de material para fazer seu cachepot. O modelo abaixo também tem o formato de cesto:

Imagem via Pinterest

Nós temos um vaso de plástico bem grande, daqueles comuns, e para escondê-lo decidi fazer um cachepô no formato de saco, simulando o saco Café do Brasil, utilizando juta. Adoramos o resultado, foi fácil de fazer e o melhor, saiu baratinho!

Clique aqui para ver como fiz esse cachepô!

Sabe fazer crochê? Olha que graça o cachepot abaixo feito com fio de malha! Se quiser pode elaborar um modelo mais soltinho, tipo saco também.

Imagem via Pinterest

Outra alternativa interessante é elaborar um cachepô com contact. No projeto a seguir, a autora do projeto fez apenas uma “capa” em torno dos vasos, sem adicionar fundo. Uma ideia rápida e fácil de reproduzir. A estampa amadeirada deu o toque especial aos cachepôs.

Imagem via

Madeira também é uma boa opção para fazer os seus próprios cachepôs, independente do formato dos vasos. Esse material é ótimo para quem curte personalizar as criações. Pode-se adicionar rodinhas, simular um caixote antigo, pintá-los com cores alegres, entre outras diversas opções.

Imagem via

Imagem via Pinterest

Outros detalhes interessantes que podem ser adicionados ao cachepô de madeira são frisos, para não dar aquela cara de caixa, olha que bonito fica:

Imagem via

Além das ideias de “faça você mesmo”, você também pode dar novos usos a diferentes objetos, transformando-os em cachepôs. No exemplo abaixo, um cesto plástico normalmente utilizado para roupas foi pintado com tinta spray na cor prata e agora abriga plantinhas. Ficou parecendo um cachepô de metal, né?!

Imagem via

Até mesmo um cesto quebrado pode se transformar em um bonito cachepot. No projeto abaixo, o cesto foi revestido com juta e ganhou um interessante detalhe com corda:

Imagem via

Muitos outros objetos podem servir como cachepô, como por exemplo, lixeiras, baldes, bacias etc. Se tiverem o aspecto desejado já podem ser utilizados, caso contrário é só dar aquela personalizada! 😉

Imagem via Pinterest

Imagem via

Imagem via

Uma outra sugestão é reciclar itens que geralmente vão para o lixo e utilizá-los para abrigar vasos. Latas de tinta podem servir bem para essa função. Mas antes é preciso fazer alguns procedimentos para evitar que ela enferruje. Na internet você encontra  tutorais que ensinam a técnica e os materiais necessários.

Imagem via Pinterest

Se você não quiser pintar a lata, pode revestir com algum material, como palhinha, por exemplo:

Imagem via Pinterest

Agora, se você não quer fazer um cachepot, pode personalizar o próprio vaso. Clique aqui para conferir algumas sugestões!

Espero que tenham gostado das ideias! Até o próximo post! 🙂

2 pensou em “Cachepot para vasos grandes – Faça você Mesmo

  1. Amei e separei algumas sugestões para embelezar meus vasos de plástico.So não consegui ver o como se faz!Acho que vou precisar da ajuda da minha neta

    • Olá, Vera! Fiquei muito feliz que gostou das inspirações!
      Quanto ao passo a passo, infelizmente não consegui encontrar de todas as ideias, mas grande parte delas possui o site de onde as imagens foram retiradas (embaixo das fotos). Alguns sites estão em outro idioma, mas às vezes só pelas fotos é possível ter uma ideia de como fazer.
      Mas é claro, ter a ajudinha da neta pode tornar tudo mais fácil! 🙂
      Obrigada pela visita!

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!