Plantas para ambientes internos – Palmeira ráfis

A palmeira ráfis é uma das plantas que marcam presença em ambientes internos. Podemos vê-la em casas, escritórios e shoppings, já que se adapta a locais com pouca luminosidade.

A ráfis pode chegar a mais de 1,5 metro de altura em vasos, porém seu crescimento é lento e depende das condições ambientais. Seu porte alto e suas folhas plissadas e espalmadas a torna uma planta bem interessante para compor a decoração.

Palmeira ráfis na decoração.
Imagem via
Vaso de raphis na sala de estar.
Imagem via
Vaso de ráfis ao lado do rack.
Imagem via

A ráfis costuma se desenvolver bem em locais de meia sombra. Assim, é comum posicioná-la próximo à janelas para que recebam luz difusa. Quanto mais distante da iluminação natural, o verde de suas folhas apresentarão um tom mais escuro.

Sob a luz direta do sol, suas folhas podem ficar queimadas, apresentando também uma tonalidade mais amarelada em locais de iluminação intensa. A ráfia também é sensível a ventos, assim aconselha-se a evitar ambientes com correntes de ar que podem vir a queimar a ponta de suas folhas.

Vaso de palmeira ráfis ao lado da janela na sala de estar.
Imagem via Pinterest
Vaso de ráfia ao lado do rack na sala de estar.
Imagem via Pinterest

LEIA TAMBÉM: Plantas para ambientes internos – Pilea peperomioides

Vaso de raphis na sala.
Imagem via
Palmeira ráfis na decoração da sala de jantar.
Imagem via

A ráfis prefere um substrato solto e com boa drenagem. Indica-se uma mistura de terra vegetal, pó de xaxim ou fibra de coco e areia.

É suficiente adubar uma vez por ano, de preferência na primavera, podendo-se utilizar húmus de minhoca, farinha de osso e casca de ovos trituradas ou NPK 10-10-10 na quantidade indicada na embalagem.

Ao regar a ráfis, tome cuidado para não encharcar a terra, já que essa palmeira não tolera excesso de umidade nas raízes. Pontas secas podem indicar problemas de rega. A frequência da irrigação depende do clima e do local em que a planta está posicionada, com maior ou menor incidência de sol. Após regar, deixe a água drenar e faça a próxima quando a superfície do solo estiver seca. Em dias quentes e secos recomenda-se borrifar água em suas folhas e caule. No inverno, é comum a ráfia perder folhas.

Vaso de ráfis na decoração.
Imagem via Pinterest
Ráfis na decoração.
Imagem via
Palmeira ráfis na varanda.
Imagem via
Palmeira ráfis na decoração da sala de estar.
Imagem via Pinterest
Vaso de raphis na decoração.
Imagem via Pinterest

Vasos com mudas de ráfis mais novas podem ser apoiadas em suportes para receber maior luminosidade quando dispostas ao lado de algum móvel.

Vaso de ráfis ao lado do rack.
Imagem via Pinterest
Ráfis ao lado do sofá.
Imagem via Pinterest

LEIA TAMBÉM: Suportes para vasos – Faça Você Mesmo | DIY

Imagem via Pinterest
Vaso de ráfis na sala de estar.
Imagem via
Ráfia na decoração.
Imagem via Pinterest

A palmeira ráfis fica muito bonita na decoração. É uma das plantas que sempre tivemos vontade de cultivar, quem sabe ainda venha fazer parte de nossa selva particular… rs.

Espero que tenham gostado das inspirações e até o próximo post! 🙂

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!