Plantas para ambientes internos – Pilea peperomioides

A Pilea peperomioides é uma das plantas que tem feito sucesso na decoração por seu lindo formato, parecendo uma escultura viva com seus pecíolos alongados e folhas arredondadas.

Além de marcar presença em qualquer ambiente, a pilea é bem fácil de cuidar, sendo uma boa sugestão de planta para cultivar dentro de casa, inclusive para quem tem crianças e/ou pet, já que não é tóxica.

Pilea peperomioides na decoração.
Pilea peperomioides, uma planta que parece obra de arte para cultivar dentro de casa. Imagem via
Muda jovem de Pilea.
Vaso com muda jovem de Pilea peperomioides. Imagem via Pinterest

A Pilea peperomioides é originária da China e cresce em florestas úmidas do sul do país. Sendo assim, gosta de alta umidade do ar e solo sempre úmido, porém sem encharcar para não apodrecer suas raízes. Regue somente quando a superfície estiver seca. Se notar as folhas um pouco caídas, significa que está precisando de água.

Aprecia locais iluminados, mas protegidos do sol direto para não queimar suas folhas.

É uma planta bem interessante de cultivar, pois ela vai mudando seu formato conforme vai crescendo. Seu caule e folhas se orientam em direção à luminosidade, então uma dica é utilizar uma haste fincada na terra e presa ao caule para tutorá-lo e girar o vaso com frequência para que a pilea tenha um crescimento uniforme.

Vareta para deixar o caule da Pilea peperomioides ereto.
Para que o caule da pilea cresça reto, amarre-o delicadamente em uma vareta fincada na terra. Faça isso desde o início do cultivo, com a planta jovem e caule verde, pois nesse estágio ele ainda é “maleável”. Imagem via

Uma dica para ter um vaso volumoso, cheio de folhas, é cultivar duas ou mais mudas em um mesmo vaso, como na inspiração abaixo.

Pilea peperomioides com folhas distribuídas uniformemente pelo vaso.
Vaso de pilea com duas mudas. Para manter as folhas distribuídas igualmente ao redor do vaso, gire-o frequentemente para que todas recebam luminosidade. Imagem via Pinterest

No entanto, se você preferir, pode cultivar a Pilea peperomioides sem nenhuma intervenção. Dessa maneira, ela irá se desenvolver sempre em direção à iluminação natural e o caule pode ganhar curvas e até ficar pendente, tanto por ir em busca da luz, quanto pelo peso das folhas.

Pilea em direção à luminosidade.
Pilea peperomioides crescendo em direção à luz. Imagem via
Suporte para plantas com caules curvos ou tortos.
Adorei esse suporte feito com vareta de madeira e Sugru, uma massa semelhante ao durepoxi (já falei um pouco sobre ela aqui). Imagem via

Caso deixe a pilea com o caule “caído”, atente-se ao peso da planta que porventura pode acabar derrubando o vaso. Para que isso não aconteça, você pode utilizar um vaso mais pesado, colocar pedras na superfície ou deixar que os brotos se desenvolvam para manter o equilíbrio.

Pilea peperomioides com caule pendente em suporte para vaso alto.
Pilea peperomioides com caule pendente/caído, uma maneira diferente de cultivar a espécie. Imagem via

Confira também: Suportes para vasos – Faça Você Mesmo | DIY

Você vai notar brotinhos nascendo no vaso da pilea durante seu desenvolvimento. Uma sugestão é removê-los para fazer novas mudas. Para isso, corte os brotinhos, mantendo um pouquinho do caule e coloque-os em um frasco com água até que liberem raízes, possibilitando assim, o plantio em outros vasos. Por essa facilidade de fazer novas mudas, essa espécie também é conhecida como “planta da amizade”, uma boa sugestão para presentear os amigos que curtem um verdinho!

Como fazer mudas de Pilea peperomioides.
Como fazer mudas de pilea. Imagem via

Se você preferir, também pode manter os brotinhos no vaso, a diferença dos estágios de crescimento forma uma bonita composição. Na inspiração abaixo, a pilea mais antiga foi mantida ereta com auxílio de uma estaca e as mais novas foram crescendo livres, ficando pendentes no vaso.

Pilea peperomioides grande com brotos nascendo na base.
Imagem via

Em boas condições de cultivo, a Pilea peperomioides pode ficar bem alta e robusta. Além da luminosidade e água, a planta também necessita de nutrientes, que podem ser naturais como húmus de minhoca, por exemplo, ou fertilizante químico NPK 10-10-10. A aplicação deve ser realizada somente no verão e primavera, já que no inverno a espécie reduz o desenvolvimento.

Plantas exóticas na decoração.
Imagem via Pinterest
Pilea peperomioides grande e cheia de folhas.
Imagem via
Plantas ornamentais na decoração.
Imagem via

É natural que as folhas inferiores, mais velhas, comecem a amarelar e caiam. Com o tempo, ela pode ir ganhando o aspecto de uma árvore. Mas fique atento! Se notar muitas folhas amarelando, pode ser indício de que a terra está seca a algum tempo ou também pode indicar excesso de rega.

A Pilea peperomioides também é conhecida como “planta panqueca” ou “planta chinesa do dinheiro” por suas folhas planas e arredondadas que lembram panquecas ou moedas. Caso perceba folhas crescendo enroladas, observe se não está havendo rega em excesso ou pouca luminosidade.

Pilea peperomioides com caule comprido e preso a uma vareta para tutorar.
As folhas inferiores da pilea com o tempo podem amarelar e cair e conforme o caule vai crescendo, a planta começa a se aparentar com uma pequena árvore. Imagem via

Veja também: Plantas de cores lindas para sua casa!

Como puderam ver, a pilea pode assumir diferentes e interessantes formatos, não à toa tem sido cada vez mais procurada pelos amantes de plantas. Eu também tenho uma pilea, comprei em um garden em 2019 e a transplantei para um vaso maior há alguns meses.

Vocês já conheciam essa planta?

2 pensou em “Plantas para ambientes internos – Pilea peperomioides

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!