Plantas suspensas na decoração

Se você gosta de cultivar plantas, mas tem pouco espaço para colocar vasos pela casa, pendurá-los pode ser uma ótima alternativa, uma maneira bem charmosa de incluir um verdinho na decoração!

Hoje trouxe algumas sugestões de como decorar com plantas suspensas: onde colocá-las, ideias de suporte, detalhes que podem ser adicionados, formas criativas de suspendê-las… enfim, tem muita inspiração bacana, bora conferir?

Escolha um local iluminado

Um local que muitas espécies costumam gostar devido à abundante claridade natural é próximo à janelas. Samambaias com seu lindo volume e plantas que deixam seus ramos pendentes como jiboia e peperômia são uma das queridinhas da decoração!

Se você desejar, pode montar composições com dois ou mais vasos. Uma dica é pendurá-los em diferentes alturas, fica bem bacana, dá uma olhada:

Imagem via
Imagem via
Imagem via Pinterest
Imagem via

Outro local interessante para pendurar os vasinhos é acima ou ao lado de um buffet ou aparador, o conjunto fica bem bonito:

Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Vasos suspensos em suporte de madeira. Clique aqui para ver como fazer.

As plantas suspensas ficam bem em qualquer lugar da casa, a escolha vai depender do tipo e características de cada espécie em relação à necessidade de luz natural.

Até na prateleira do painel podem ser instalados ganchinhos para pendurar pequenos vasos:

Imagem via
Adorei esse suporte de madeira! Clique aqui para ver como fazer.
Imagem via Pinterest
Adorei o espacinho utilizado aqui para pendurar os vasos. Imagem via

Plantas decorando cantinhos

Aquele cantinho vazio da casa pode ganhar vida com uma ou mais plantas suspensas.

Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via

Penduradas na parede

Se você não deseja pendurar os vasos no teto, pode optar pelos diversos tipos de suportes de parede encontrados no mercado ou mesmo fazer seu próprio suporte.

Aqui no apê nós utilizamos muito as paredes para suspender nossas plantas. Esses cachepôs pretos, na foto abaixo, que abrigam os vasos de plástico, não tinham furos. Eles são de metal e nós mesmos fizemos os orifícios para poder passar os ganchos do suporte. Veja aqui com mais detalhes.

Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via
Imagem via Pinterest

Abaixo, uma maneira de suspender vários vasinhos juntos e aproveitar a prateleira para organizar objetos:

Imagem via

Outra ideia é utilizar cabideiros para pendurá-los:

Imagem via Pinterest

Suportes de macramê

Como pôde ser visto em muitas inspirações acima, os suportes de macramê são ótimas opções para suspender os vasos, podendo ser feitos com diferentes materiais e cores, com tramas simples ou mais trabalhadas.

Abaixo, o macramê branco e vasos pintados de mesma cor formaram uma composição bem delicada. Os vasos de cerâmica suspensos, neste exemplo, servem como cachepô, já que as plantas foram ali introduzidas em vasinhos de plástico. Para a água não escorrer no momento da rega, os mesmos foram colocados dentro de outro recipiente.

Imagem via

Se desejar, detalhes podem ser adicionados ao macramê, como miçangas, bolinhas de madeira, entre outros:

Imagem via Pinterest
Imagem via
Imagem via

Eu adoro esses suportes de macramê, acho um charme e o mais legal é que com essa técnica podemos utilizar cachepôs simples, sem furos nas bordas.

E vocês, também têm plantas penduradas pela casa? 🙂

2 pensou em “Plantas suspensas na decoração

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!