Planejando a horta na varanda!

Como comentei no primeiro post sobre a horta no apê, após a experiência inicial de plantio, fiquei animadíssima em expandir o cultivo.

Gostaria de plantar tanta coisa que precisaria de um terreno inteiro para caber tudo! rs. Para evitar gastos desnecessários e possíveis frustrações, decidi planejar melhor a ideia e colocar tudo no papel, já que iniciar e manter uma horta depende de alguns fatores, principalmente se ela for realizada em vasos e na varanda do apartamento.

FATOR PRINCIPAL: SOL


A luz solar direta é imprescindível para o bom desenvolvimento das hortaliças (ervas, verduras, legumes, raízes e tubérculos). A necessidade de sol varia de acordo com a espécie a ser cultivada, mas muitos dos vegetais que pesquisei necessitam pelo menos de 3 horas diárias de luz solar.

A nossa varanda recebe o sol da manhã, mas a incidência dos raios varia de acordo com as estações do ano. Na maior parte do verão, por exemplo, só uma determinada área é iluminada diretamente. Este é um ponto a ser considerado, já que impossibilita espalhar vasos por todo o espaço.

O QUE PLANTAR?


Após avaliar a incidência de sol, pesquisei sobre o que pode ser plantado em cada estação do ano. No site da Isla há uma tabela que mostra a época ideal de plantio das principais hortaliças de acordo com a região do país.

Dentre os itens que gostaria de cultivar, listei aqueles que poderiam ser plantados em dezembro/janeiro. Algumas hortaliças, como a rúcula cultivada, podem ser semeadas durante todo o ano (na região sul e locais de clima ameno).

VERIFICANDO TAMANHOS DOS VASOS PARA O ESPAÇO DISPONÍVEL


A lista do que gostaria de cultivar era grande, mas nessa etapa já tive que eliminar algumas hortaliças devido ao tamanho do vaso, já que cada espécie necessita de um certo volume de terra para se desenvolver. No Youtube há ótimos canais sobre horta em vasos na prática, foi lá que encontrei várias informações.

De acordo com o espaço disponível de nossa varanda em relação ao sol, optei pelas hortaliças que crescem bem em vasos de 10L e de 15L, levando em conta também as jardineiras com rúcula, salsinha + coentro e manjericão + tomilho, e outros vasos já existentes no local (temos mais manjericão, alecrim, hortelã-do-norte/hortelã-gorda, cebolinha e um vaso maior com um limoeiro).

ITENS NECESSÁRIOS PARA O PLANTIO


Após decidir o que seria cultivado, listei os itens necessários para iniciar a horta:

  • vasos e jardineiras: optei pelos de plástico para reduzir o peso na varanda.
  • para a camada de drenagem: argila expandida (pode ser pedaços de isopor também, cacos de telha nova – para evitar proliferação de fungos -, brita etc.) e areia de construção lavada (pode ser substituída por manta de bidim ou algum retalho de tecido poroso).
  • terra vegetal 
  • adubos que providenciem macro e micronutrientes: optei por utilizar adubos orgânicos ao invés de fertilizantes químicos. Cada hortaliça precisa de nutrientes específicos para se desenvolver, as verduras por exemplo necessitam mais de nitrogênio para as folhas (presentes em húmus de minhoca, esterco de gado e aves, torta de mamona etc). Já para as hortaliças que produzem frutos, o fósforo é essencial para estimular a floração e frutificação, o qual pode ser encontrado na farinha de osso. Nessa questão, deve-se ressaltar que a torta de mamona é tóxica para animais, ainda mais quando combinada com farinha de osso. Uma opção para a torta de mamona é a torta de algodão, também rica em nitrogênio.

A “explicação” dos adubos acima foi bem superficial, há outros elementos necessários para o desenvolvimento de cada hortaliça, como o potássio, além dos micronutrientes como o zinco, cobre, ferro, boro etc. Uma boa adubação orgânica evita a maioria das deficiências de nutrientes.

O QUE ESCOLHI CULTIVAR!


  • jardineira: alface
  • vasos de 10L: tomate cereja, pimentão, mini pimentão, couve e espinafre.
  • vaso de 15L: abobrinha italiana (abobrinha de tronco caserta)

A semente da abobrinha italiana foi a única que plantei diretamente no vaso definitivo. O restante plantei em sementeiras e quando as mudas estiverem com um bom tamanho, realizarei o transplante para seus vasos.

Reutilizei copinhos e embalagens de iogurte, mas já estou pesquisando outras formas ecologicamente amigáveis para futuros plantios.

Sementeiras que abrigarão as mudas até o transplante.

Mudinhas após 10 dias do plantio das sementes.

É uma alegria ver as sementes germinando, fica sempre aquela expectativa! Bem, venho trazendo notícias conforme os avanços na horta, ok?

Tenho a leve impressão que nossa varanda ficará assim:

Imagem via Pinterest

🙂

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!