Tipos de varais, dicas e acessórios para a lavanderia

Estender roupas em apartamento pode ser um grande desafio, já que as lavanderias costumam ter um espaço bem reduzido. Uma máquina lava e seca pode ser a solução, mas é sempre bom ter um varal para aquelas peças que não podem ser secas em altas temperaturas ou para aqueles dias em que não se deseja usar a função secagem. Para aqueles que optam pelas máquinas tradicionais, também há alternativas para otimizar o espaço da área de serviço e outras dicas.

Para decidir que tipo de varal escolher é preciso avaliar o ambiente e suas necessidades. Atente-se à abertura de portas de armários, tamanho da luminária etc. Existem vários modelos no mercado, vamos conferir:

VARAL DE TETO


Aqui no apê optamos por um varal de teto, daqueles comuns que são facilmente encontrados em supermercados e lojas de materiais de construção. Nós mesmos instalamos (aqui tem um vídeo com instruções).

Nosso armário da lavanderia vai até o teto, então fizemos portas de correr na parte superior para evitar batê-las no varal quando abertas. Também tivemos que mudar o ponto de luz, colocando-o um pouco mais para trás.

Quando está cheio de roupas, fica meio pesado para levantar, mas eu prefiro esse modelo. Só este varal às vezes não é suficiente, então utilizamos varal de chão também.

Varal de teto e como as cordas são presas. Nosso teto não é rebaixado.

O nó mais acima serve como trava para o varal não cair com tudo caso a corda escape da mão.

Há um modelo semelhante a esse que conta com uma tela superior, ideal para secar malhas sem deformá-las:

Imagem via

O varal de teto W tem as medidas aproximadas de um varal de teto comum, porém possui maior número de varetas, 12 no total, devido ao seu formato:

Imagem via.

Para facilitar a subida do varal quando está cheio de roupas, pode-se instalar uma manivela, evitando fazer muito esforço:

Varal com manivela. Imagem via.

Também existe o varal eletrônico, o qual sobe e desce com o aperto de um botão:

Imagem via

Clique aqui e aqui para assistir vídeos com mais informações.

PARA TETOS REBAIXADOS COM GESSO    


Se você deseja instalar esse tipo de varal, mas possui teto rebaixado com gesso, pode optar por um modelo com suportes que são fixos na parede:

Imagem via.

Caso não seja possível colocá-lo na parede, existem empresas especializadas que instalam varais mesmo em tetos de gesso.

VARAL INDIVIDUAL/INDEPENDENTE


Uma das opções muito utilizadas é o varal individual/independente, o qual possui varetas que descem separadamente, reduzindo o peso na hora de levantá-lo. Normalmente, pode ser instalado tanto no teto como na parede e encontra-se de diferentes medidas e quantidade de varetas.

Varal com varetas independentes. Imagem via Pinterest.

Varal com varetas independentes. Imagem via.

VARAL DE PAREDE À PAREDE


Esse tipo de varal vai de parede a parede e pode ser instalado bem no alto, já que suas cordas descem (individualmente) para estender as roupas mais facilmente.

Outra opção é o varal retrátil, que também vai de ponta a ponta, mas pode ser recolhido quando não está em uso:

Você puxa as cordas pelo suporte e o prende em ganchos na parede em frente.

Mesmo tipo de varal, mas com cordas individuais.

Se você quiser colocar armário em uma das paredes, não há problema, olha o que pode ser feito:

Imagem via

Existe um outro modelo que também é retrátil, porém possui uma única corda com um anel na extremidade. Deve-se instalar ganchos na parede e passar a corda por eles quando for utilizá-lo:

VARAL COMPACTO DE PAREDE


Varais complementares podem ser adicionados à lavandeira, alguns modelos são bem interessantes para pequenos espaços.

O varal sanfonado é uma boa opção, pode ser colocado acima do tanque, por exemplo, e quando recolhido fica bem rente à parede:

Imagem via.

Há o varal dobrável, que pode ser colocado também abaixo da janela da área de serviço, acima da máquina de lavar roupa, da bancada etc. Se preferir, há modelos semelhantes a esse, porém fixos.

Alguns modelos dobram para cima.

Imagens via 1 | 2

O varal abaixo tem estrutura de madeira:

Imagens via

Curte um faça você mesmo? Aqui tem um vídeo que ensina a fazer um varal bem parecido a esse acima. Veja abaixo outras inspirações para você colocar a mão na massa:

Bom para estender paninhos de limpeza ou panos de prato, por exemplo. Imagens via

O varal de parede dobrável, a seguir, foi feito reutilizando um portãozinho de madeira para cachorro! Esse modelo também serve para secar malhas na horizontal.

Imagens via

Se você não tem espaço suficiente na área de serviço, dá uma olhada na ideia abaixo. O varal dobrável de parede quando fechado vira um quadro! Dá para estender as roupas em outro ambiente da casa e deixar o varal escondido:

Imagem via Pinterest.

Durante minhas pesquisas encontrei um outro varal de parede que fica escondido, não ocupa muito espaço e é bem discreto. Quando fechado nem parece que é um varal. Para utilizá-lo, você abre as portas e vai puxando as varetinhas. Achei bem interessante e é uma opção que pode ser utilizada em outros ambientes.

Clique aqui para ver como funciona.

No site do fornecedor não havia indicação do peso suportado pelo varal, somente as medidas.

O varal abaixo segue a mesma ideia:

Clique aqui para ver mais detalhes. Vi à venda aqui também.

VARAL DE CHÃO


Os varais de chão também ajudam muito. No mercado existem opções horizontais e verticais (tipo torre), há diversos modelos, veja só:

Estes modelos de varais são bem comuns e podem ser encontrados até em supermercados. O da esquerda possui abas dobráveis.

As abas do primeiro varal correm na horizontal. O da direita também tem abas deslizantes e a parte fixa possui uma tela para secar malhas. Imagens via.

Varal de chão com cabideiro e outro com rodinhas. Imagens via 1 | 2

Outros modelos. Imagens via

Esses varais de chão são bons aliados para quem mora em apartamento, mas a pergunta que fica é: onde guardá-los quando não estão em uso? Quem ainda está planejando os móveis, pode deixar um espaço entre o armário da lavanderia e a parede, por exemplo. Algumas pessoas guardam ao lado da máquina de lavar roupa, outras embaixo da cama (caso não seja box) ou até dentro do box baú, quando o mesmo não tem divisão no meio.

Nós temos dois varais de chão que ficam em nosso terceiro quarto (vulgo “quarto da bagunça”). Estamos pensando em instalar ganchos na parede, atrás de alguma porta e pendurá-los.

Varal de chão sanfonado. Clique aqui para ver as medidas.

Este varal de chão sanfonado é desmontável, ficando bem compacto. É desta empresa, mas também vi para vender aqui. No Youtube tem um vídeo com mais informações, parece ser o mesmo produto.

Varal de chão giratório.

Varal vertical sanfonado. Quando dobrado fica bem estreito.

Este varal vertical dobrável é da marca Metaltru, aqui tem um vídeo mostrando mais detalhes.

Este modelo é da SuperVaral, também é dobrável e ajustável. Clique aqui para ver o preço e mais informações.

CABIDEIROS NA ÁREA DE SERVIÇO


Uma maneira de otimizar o uso do varal é secar camisas e camisetas em cabides, pendurando-os no varal mesmo ou em cabideiros. Veja abaixo algumas ideias de como podem ser instalados na lavanderia:

Imagem via

Imagens via 1 | 2

Imagens via 1 (Pinterest) | 2

Imagens via 1 (Pinterest) | 2

Imagens via 1 (Livenza Móveis) | 2

Imagens via 1 | 2

Imagens via 1 | 2

Se você quiser fazer seu próprio cabideiro, dá uma olhada nessas ideias:

Mãos francesas com ganchos dão origem à uma prateleira + cabideiro. Imagem via.

Essa outra é muito criativa:

Canos de PVC e suas mil e uma utilidades… rs. Imagem via.

Veja aqui mais coisas para fazer com PVC!

A ideia abaixo não é nada convencional, mas se seu espaço na lavanderia é insuficiente para secar todas as roupas, pode-se utilizar o vão da porta para tal. O autor do projeto abaixo fez o suporte com madeira, mas dá para adaptar utilizando suporte de cortina ou mesmo um varão ajustável/extensível no batente da porta.

Também existem os cabideiros retráteis, os quais podem ser instalados em outros ambientes da casa, já que são discretos:

O primeiro cabideiro vi aqui. Os outros vi à venda no Mercado Livre, Aliexpress etc.

VARAL DE PORTA


O varal de porta é outra opção para estender roupas, quebra um galho quando não há espaço para um varal de chão, por exemplo.

Varal dobrável para porta.

Varal duplo para porta, dobrável. Pode ser encontrado nos sites da Americanas.com, Casas Bahia etc.

VARAL EMBUTIDO EM MÓVEIS 


Seja para escondê-los ou criar soluções para otimizar o espaço da lavanderia, os varais embutidos em móveis podem ser ideias bem interessantes para apartamentos.

Varais embutidos tipo gaveta. Imagem via.

A seguir, uma ideia semelhante, porém, localizada mais no alto. Quando fechados nem parecem varais, né?

Imagens via

À direita, varais tipo gaveta para secar malhas. Imagens via 1 | 2 (Pinterest)

Varais escondidos por portas basculantes. Imagens via Pinterest

À direita, ideia de varal para secar malhas. Imagens via Pinterest

Achei interessante esses varais verticais para colocar próximo à janela da área de serviço:

Imagens via 1 | 2

O varal abaixo foi feito em madeira com mãos francesas retráteis. Quando fechado fica bem discreto.

Imagens via 1 | 2

ACESSÓRIOS


No mercado existem diversos acessórios para a lavanderia que facilitam o dia a dia e promovem um melhor aproveitamento do espaço. A cada dia surgem novidades, alguns produtos eu nem sabia que existiam! rs

Imagens via 1 | 2

Imagens via 1 | 2

Os cabides do primeiro produto são destacáveis. Imagens via 1 | 2

Ideias para pendurar cabides em varais de corda:

Bolinhas de madeira para espaçar os cabides no varal de corda e cabides com prendedores. Imagens via 1 (Pinterest) | 2

Olha que interessante o varal a seguir, específico para pendurar cabides. É feito com corda de nylon e tem ganchos nas extremidades para prendê-lo.

Vi à venda no Aliexpress.

Varal para panos de prato/panos de limpeza etc e varal sanfonado dobrável, fica bem extenso quando aberto. Imagens via 1 | 2

Varais para roupas íntimas e meias ajudam a liberar espaço no varal:

Tenho esses dois e utilizo muito. Esse primeiro cabe bastante coisa e é dobrável.

Prendedores com argolas para aproveitar os tubos mais largos do varal. Vi aqui.

O cabide da esquerda vi à venda no Aliexpress, mas é possível adaptá-lo com prendedores + cabide que tenha haste horizontal. O da direita, para ser encaixado no varal, vi aqui.

 

Se você não tem bancada para deixar os prendedores de roupa, pode utilizar cestos suspensos no varal ou modelos com ventosas para grudar na parede, estão à venda em diversas lojas:

É isso, pessoal! Espero ter contribuído com ideias sobre o assunto. Alguém utiliza alguns desses varais? Gostam, estão satisfeitos?

4 pensou em “Tipos de varais, dicas e acessórios para a lavanderia

  1. Olá amiga, td bom?
    Nossa são muitas opções mesmo pra um varal. E é tão bom deixar a lavanderia organizada e funcional também. Acho que vale o investimento, porque pelo menos aqui haja roupa pra lavar e estender rsrs. Já usei durante muito tempo, igual ao seu, hoje como mudei a lavanderia pra uma área bem mais ampla, uso o cordão de nylon com ganchos nas paredes mesmo, bom pra estender cobertor, cortina, ficou perfeito.
    Ah e que interessante aquele modelo com a tela em cima, nunca tinha visto, nem saberia pra o que serve rsrs. Vivendo e aprendendo.

    Bjo
    renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    • Olá amiga!! Vc viu quantas opções existem hoje?
      Estender roupa em apartamento pequeno é um desafio e tanto… rs.
      Ah deve ser maravilhoso mesmo seu varal, sinto falta de poder estender itens grandes normalmente… rs. Por aqui temos que usar a criatividade kkkk.
      Interessante mesmo aquele varal, parece que no exterior utilizam bastante esse tipo com tela.
      Beijooo

  2. Nossa, adorei as dicas! Tudo sistematizado! Material completo que vou sempre consultar antes de fazer qualquer coisa na área de serviço/lavanderia. Obrigada!

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!