Ícone do site Viajando no Apê

Plantas para ambientes internos – Jiboia

jiboia na decoracao plantas para ambientes internos 2

Sim, as plantas invadiram a decoração! Pode notar, elas estão se espalhando por todos os cantos da casa. Além de embelezar, têm o poder de mudar a atmosfera de qualquer ambiente trazendo frescor e aconchego.

Já falei por aqui de uma planta para ambientes internos que fez e continua fazendo sucesso na decoração, a Ficus lyrataEu a acho muito bonita, até queria um vaso, mas quando vi o preço… quase caí de costas!

Hoje trouxe uma verdinha que é uma das queridinhas na decor, muito mais barata, fácil de cuidar e de encontrar: a jiboia!

Além das floriculturas e feiras livres, você pode comprá-las até mesmo em supermercados e grandes lojas de material de construção como C&C e Leroy Merlin.

Esta é a jiboia amarela. Olha sua folhagem que fashion, quase neon! Imagem via.

A jiboia é uma planta trepadeira do gênero Epipremnum, o qual possui oito espécies. Suas folhas têm formato de coração e linda coloração, algumas com manchas brancas ou amareladas.

Se cultivadas em ambientes externos, sua folhagem torna-se maior e seus ramos podem se estender por até 18 metros de distância! Já dentro de casa, crescem bem menos.

Gostam de calor e locais iluminados, porém sem incidência direta de raios de sol. Também gostam de água, de solo úmido, mas não encharcado! Em estações ou regiões quentes pode-se fazer regas frequentes, cerca de 3 vezes por semana, diminuindo a quantidade no inverno.

Para fazer mudas é bem fácil. Corte uma parte do caule que tenha raízes aéreas e coloque em contato com terra úmida, após algumas semanas ela enraizará. Quando colocadas na água, também criam raízes rapidamente.

E atenção! Pode apresentar toxicidade para animais domésticos e humanos.

A poda pode ser realizada se os ramos estiverem muito longos, cortando um pouco a ponta dos mais extensos.

E são justamente seus longos galhos que dão todo o charme à decoração. Não é à toa que a jiboia é uma das plantas para ambientes internos mais escolhidas para compor diversos espaços.

Se no vaso for colocada uma estaca de fibra de coco ou madeira, por exemplo, pode-se conduzir seus ramos para cima, como pode ser visto nas imagens abaixo:

– Imagens via Pinterest

Mas pelo que pude perceber, a tendência é deixá-los livres para que, conforme forem crescendo, fiquem pendentes.

Os caules da jiboia acima ainda são pequenos, mas costumam ficar bem longos se não forem podados. Imagem via Pinterest.

É uma planta que chama a atenção e embeleza qualquer ambiente em que é colocada. Jiboias em prateleiras altas, em suportes na parede ou suspensas são as inspirações mais vistas por aí.

– Imagem via

– Imagens via 1 • 2

– Imagem via

–  Imagens via 12

– Imagem via Pinterest

–  Imagens via 12

– Imagens via 12

– Imagens via 1 • 2 (Pinterest)

Olha a diferença que faz uma planta na decoração, o verde quebra a seriedade e traz leveza ao ambiente:

– Imagem via

Quando em conjunto, podem formar uma linda cortina verde:

– Imagem via

– Imagens via Pinterest

Por ser uma planta trepadeira, os ramos da jiboia também podem ser conduzidos por diferentes superfícies e direções.

– Imagem via Pinterest

– Imagens via 12

E que tal transformar seus extensos galhos em um “papel de parede vivo”? 🙂 Para isso, suspenda-os com ganchinhos da cor da parede.

– Imagem via Pinterest

Vasos de mesma cor da parede também criam um efeito bem bacana.

– Imagem via Pinterest

Adorei a treliça da imagem abaixo, à esquerda!

– Imagens via 1 • 2 (Pinterest)

– Imagem via

Nós tínhamos uma jiboia amarela aqui no apê, deixávamos na prateleira alta da sala. Ela durou bastante tempo, mas depois começou a ficar caidinha e não se recuperou. 🙁 Acho que a terra que colocamos era muito fofa e os galhos, conforme iam crescendo, foram ficando pesados. Com isso, as raízes começaram a sair da terra. Chegamos a trocar de vaso e terra, mas não deu certo. Pelo menos consegui fazer uma mudinha que está viva até hoje.

E vocês, curtem um verdinho na decoração? Cultivam alguma planta dentro de casa?

Sair da versão mobile