Cama embaixo da janela: como decorar?

Dependendo das dimensões e configuração do quarto, a cama posicionada embaixo da janela leva a um melhor aproveitamento do espaço. Em outras situações pode ser a única alternativa e algumas dúvidas podem surgir na hora de decorar. Confira as ideias e inspire-se nos projetos a seguir!

CAMA ENCOSTADA NA PAREDE

Ao posicionar a cama embaixo da janela, uma das opções é encostá-la na parede. Assim, é importante considerar a altura da cabeceira e também o comprimento da persiana e/ou cortina, caso deseje instalá-las.

Um artifício utilizado para o quarto parecer mais amplo é a cabeceira percorrendo toda a extensão da parede a fim de “alongar” o ambiente. Esta pode ser feita de diferentes materiais como madeira, MDF, pode ser pintada, receber revestimento estofado etc.

Entre os modelos de persianas, as do tipo romana e rolô são frequentemente escolhidas, sendo encontradas em diversos materiais e cores.

Cama embaixo da janela
Neste quarto, a cabeceira, sob a forma de painel, recebeu mesinhas laterais da mesma cor. Imagem via
Cama embaixo da janela
Mesinhas de cabeceiras suspensas trazem leveza ao quarto e facilitam na hora da limpeza. Imagem via
Este quarto recebeu revestimento ripado ao lado da janela trazendo aconchego ao ambiente. Imagem via
Cama embaixo da janela, cabeceira de madeira e persiana.
Imagem via
Imagem via

Como vimos nas inspirações acima, a persiana pode ser instalada de forma a cobrir somente a janela ou ocupar toda a parede, sendo esta mais uma estratégia para fazer com que o quarto pareça maior.

Cama embaixo da janela e persiana
Imagem via
Imagem via
Imagem via

Mesmo com a cama embaixo da janela, as cortinas de tecido também são muito utilizadas, trazendo elegância e aconchego ao quarto. Em cômodos pequenos, é interessante aplicar a mesma ideia de cobrir toda a parede com a cortina para conferir a sensação de amplitude.

Aproveitando a cabeceira, pode-se elaborar um espaço para embutir a cortina, dando a impressão de que a mesma se encontra atrás da cama.

Cama embaixo da janela e cortina embutida na cabeceira
Imagem via
Cama embaixo da janela e cortina de tecido embutida na cabeceira
Imagem via
Imagem via

LEIA TAMBÉM




CAMA AFASTADA DA PAREDE

Também é possível utilizar cortinas longas mesmo com a cama disposta em frente à janela. Nesse caso, ela deve ficar um pouco afastada da parede para permitir a movimentação da cortina e há preferência pelas camas tradicionais com cabeceira embutida ou pelas camas box com cabeceira de encaixe.

A cortina longa preenchendo toda a parede contribui para a impressão de um espaço maior e de pé direito mais alto.

Imagem via Pinterest
Cama embaixo da janela com cortina longa
Imagem via Pinterest
Nesse quarto, o trilho da cortina foi escondido com um cortineiro feito em MDF branco laqueado. Imagem via
Cama embaixo da janela com cortina longa
Imagem via

Outra sugestão é associar a cortina com persiana, cada uma podendo ser utilizada com diferentes finalidades e momentos do dia. A composição fica muito bonita.

Cama embaixo da janela com persiana e cortina longa.
O cortineiro iluminado deixa o quarto ainda mais aconchegante. Imagem via
Imagem via

A cortina longa também pode ser utilizada mesmo com a cama encostada na parede da janela. Nesse caso, seu uso será essencialmente estético, a fim de deixar o ambiente mais agradável e acolhedor.

Imagem via
Imagem via

CONFIRA TAMBÉM




CAMA DESCENTRALIZADA EM RELAÇÃO À JANELA

Outra situação que pode trazer dúvidas é como decorar o quarto quando a cama está desalinhada em relação à janela, já que frequentemente a vemos centralizada.

Além de utilizar uma cortina por toda a extensão da parede para esconder a janela, como vimos em exemplos anteriores, pode-se preencher o espaço vazio da parede com elementos decorativos como quadros, espelhos, plantas etc. de forma a gerar um equilíbrio.

Cama descentralizada em relação à janela
A persiana da mesma cor da parede também ajuda a minimizar a assimetria da janela. Imagem via
Imagem via
Imagem via

Aproveitando essa assimetria, outra sugestão é utilizar luminárias diferentes nas laterais da cama, como um modelo pendente de um lado e uma arandela ou abajur do outro. A composição deixa o ambiente mais harmônico e moderno.

Imagem via
Imagem via
Imagem via

Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber gratuitamente notificações de novos posts por e-mail!

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!