Ideias para renovar portas: faça você mesmo!

Recentemente nós demos uma repaginada em nossa porta de entrada do apê. Ela era simples, lisa, sem graça. A pintura também já estava ficando amarelada, estava bem feia mesmo.

Em muitos condomínios, como o nosso, existe a regra de todos os moradores do andar terem que entrar em acordo para a mudança ou renovação das portas, a fim de que todas permaneçam iguais. Por aqui, o desejo da mudança era unânime.

A princípio, decidimos comprar novas portas, mas um dos vizinhos sugeriu uma ideia super bacana para dar uma valorizada nas portas originais sem precisar trocá-las: adicionar molduras para simular frisos e depois pintá-las. Achei a ideia sensacional, bonita, fácil e barata!

Nós acabamos não tirando fotos do passo a passo, mas explicarei como foi feito. Nosso vizinho comprou as molduras em uma madeireira (aquelas que vendem assoalhos, portas etc.). Já ouvi dizer que também podem ser encontradas na rua do Gasômetro – SP e na Leroy Merlin. Eram parecidas com essa abaixo, mas vieram na cor natural da madeira:

Essas molduras também podem ser utilizadas para fazer boiseries nas paredes.

Foi decidido fazer uma moldura com design simples. Após realizadas as medições, ele mesmo as serrou em 45º para poder fazer os encaixes.

 

A porta foi lixada levemente e limpa com pano. Fita dupla face foi utilizada para colar as molduras nas portas. Para tampar as falhas/buraquinhos na madeira, passamos massa corrida. Lixamos levemente e então foi só fazer a pintura. Demos duas demãos. Eis o resultado:

A face virada para dentro do apê decidimos deixar lisa mesmo.

Detalhe do corte em 45º para fazer os cantos:

Como passava bastante ar e poeira pelo vão da parte inferior, aproveitamos para colocar um veda porta. O modelo que compramos é autoadesivo, bem simples de instalar:

Nós adoramos a transformação da porta, essa foi uma ótima ideia! E o melhor, bem em conta! 🙂

Achei tão bacana que fui pesquisar e encontrei várias outras inspirações para dar aquela renovada na porta. Tem muita ideia diferente e criativa também. Bora lá conferir!

Para quem tem porta em tom amadeirado e pensa em pintá-la de branco, veja só como fica. Aqui também foi adicionada moldura:

Imagens via

Outros formatos de moldura podem ser elaborados na porta:

Imagens via

Imagem via

Essas molduras foram feitas com ripas finas de madeira. Imagem via 

Aqui foram utilizados dois tipos de molduras, uma mais trabalhada e outra simples. Imagens via

Imagem via

Nas duas portas a seguir, foram feitas molduras com recortes de chapa de madeira fina:

 

Uma ideia semelhante a anterior, porém mais rústica:

Imagem via

E que tal essa porta abaixo com uma pegada industrial, inspirada no seriado The Big Bang Theory? A autora do projeto utilizou pecinhas arredondadas de madeira para simular os rebites:

Achei essa ideia sensacional! Imagem via

Não somente as portas de entrada e dos cômodos podem ser renovadas. Abaixo, as simples portas de um armário foram totalmente transformadas, simulando aquelas portas de celeiro. O que achei mais criativo foi a ideia de traçar retas verticais na madeira com canetinha preta para aparentarem tábuas!

Imagens via

Adorei o desenho criado com molduras para as portas do armário a seguir:

Imagem via

Imagem via

Guarda-roupas ou armários com portas venezianas também podem ser renovados. Nas inspirações abaixo, as partes vazadas foram cobertas com espelho e madeira.

Imagens via

Imagens via

Uma boa pintura também pode transformar totalmente uma porta. Na inspiração abaixo, foram criadas molduras com tinta:

Fita adesiva foi utilizada para fazer o formato das molduras. Logo após a pintura, antes de secar, foram removidas com cuidado. Imagens via Pinterest

A mesma ideia de criar as molduras com fita adesiva e tinta foi feita nas portas de correr abaixo. Adorei o desenho elaborado:

Imagem via

As possibilidades são imensas:

Imagem via

A lateral pintada de outra cor dá um destaque original à porta. Imagem via

A porta abaixo parece ter sido decorada com papel de parede/adesivo, mas foi pintada com tinta metálica utilizando stencil:

Imagem via

Quer uma ideia mais simples e barata ainda? Utilizar fitas adesivas (washi tape, fita isolante etc), contact ou materiais similares para dar aquele toque criativo na porta sem graça. Essa opção é bacana, pois facilita a criação de uma nova decoração sempre que desejar repaginá-la.

Imagem via

Imagem via

Imagem via

Imagem via

Espero que tenham gostado das ideias! Até o próximo post! 🙂 

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!