Ícone do site Viajando no Apê

Como separar a cozinha da área de serviço

Nos apartamentos atuais é muito comum vermos a cozinha integrada à área de serviço. Algumas pessoas preferem mantê-las sem divisória para não perder a sensação de amplitude, afinal, os ambientes estão cada vez mais reduzidos. No entanto, há moradores que optam pela divisão e uma das dúvidas frequentes é como separar estas duas áreas.

Existem muitas formas de fazer essa separação, a escolha dependerá do seu objetivo. A grande maioria das cozinhas é estilo corredor e não tem janela, sendo a luz natural e ventilação provenientes da lavanderia, devendo-se levar em conta essa questão.


 SEPARAÇÃO TOTAL 


Instalar uma divisória de parede a parede para separar a cozinha da área de serviço é uma solução encontrada para quem deseja evitar odores e gorduras nas roupas estendidas, esconder a “bagunça” da lavanderia ou mesmo minimizar o barulho de máquinas de lavar roupas, de secar ou de lavar louças. É uma opção muito utilizada por quem tem cozinha americana ou que não possui porta neste ambiente.

Porta de vidro de correr

Vejo que essa é uma das escolhas preferidas. A porta de vidro ocupa pouco espaço e é clean. Pode-se optar por vidros comuns, jateados, serigrafados etc, ou aplicar adesivos ou películas que imitam essa técnica.

No sistema de portas de correr, uma folha fica fixa e a outra desliza pelo trilho instalado na parte superior.

vidro incolor e liso é uma boa solução quando a intenção é somente bloquear odores da cozinha sem perder nada de luminosidade da janela da área de serviço, além de favorecer a sensação de continuidade, já que não bloqueia a visão.

– Imagem via

– Imagem via

Se o intuito é disfarçar a lavanderia, permitindo a entrada de luz, pode-se utilizar vidros parcialmente jateados, com listras por exemplo.

No projeto abaixo, as listras foram jateadas no vidro (medem 5cm), mas existem no mercado adesivos/películas que imitam essa técnica. Recomenda-se deixar o lado jateado voltado para a área de serviço para não ficar em contato com gorduras da cozinha, facilitando a limpeza.

É uma ótima forma de esconder as roupas no varal e outros itens da lavanderia sem prejudicar a luminosidade. Em seu blog, a Fabi, dona do apê abaixo, conta em detalhes sobre a instalação da porta, clique aqui para conferir.

– Imagem via

A porta de correr de vidro abaixo também recebeu listras jateadas, porém mais espaçadas. A iluminação é maior, mas a área de serviço fica visível.

– Imagem via Pinterest

No exemplo abaixo, o vidro recebeu listras somente no meio: 

– Imagens via Pinterest

O vidro totalmente jateado também é bastante escolhido para separar a cozinha da área de serviço, não bloqueia a luz natural e esconde bem o ambiente vizinho.

– Imagem via Pinterest

– Imagens via 1 (Projeto de Maria Claudia Stephanes) • 2 (Pinterest)

– Imagem via Pinterest

Na inspiração abaixo, foi utilizada uma porta de correr com três folhas, uma opção para quem deseja aumentar o espaço de passagem. Nesse sistema, uma folha permanece fixa e as outras duas deslizam pelo trilho superior, que normalmente exige um vão um pouco maior para instalação.

– Imagem via

O vidro serigrafado é uma alternativa se o intuito é bloquear totalmente a visualização da lavanderia. Nesta técnica, o vidro recebe esmalte cerâmico e é submetido a um forno de alta temperatura, que fixa a tinta ao vidro, tornando-o temperado também.

No projeto abaixo, o vidro serigrafado branco leitoso foi utilizado na porta do armário basculante e na divisória da cozinha

– Imagem via

Já a seguinte porta de correr recebeu película de adesivo vinílico branco, ficou bem parecido com o vidro serigrafado. Deixar a parte superior aberta contribui para a ventilação.

– Imagem via

Porta de correr de alumínio e vidro

Este tipo de divisória muitas vezes já é instalado pela construtora para separar a cozinha da área de serviço. Alguns modelos permitem a entrada de ar proveniente da janela mesmo estando fechada. O que eu não curto muito é o trilho no chão, mas existem opções em que o mesmo não é necessário.

– Imagem via Pinterest

Nos exemplos abaixo, a porta de alumínio não necessita de trilho inferior para deslizar.

– Imagem via Pinterest

– Imagem via

Já na imagem abaixo, a divisória é o destaque do ambiente. Para sair do comum, foi utilizada uma porta com esquadria colorida para separar a cozinha da área de serviço:

– Imagem via

E nestes ambientes, foram utilizadas esquadrias de alumínio com vidro na parte inferior e superior. Notei o trilho da imagem à direita, aqui no apê seria ruim, pois não temos ralo na cozinha e certamente tropeçaria todo dia ali… rs.

– Imagens via 12 

Clique aqui para ver ideias de onde colocar o cesto de roupa suja.


SEPARAÇÃO PARCIAL 


Este tipo de separação também é muito comum quando se deseja somente evitar respingos de água ou gordura nos ambientes vizinhos, sem perder a luminosidade natural e ventilação.

Como essa divisão não é total, a integração dos ambientes é favorecida, assim como a sensação de amplitude.

Divisórias com placa/chapa de vidro

– Imagem via

– Imagens via 1 • 2 (Pinterest)

– Imagem via Pinterest

A divisória de vidro não precisa ir até o teto:

– Imagem via

– Imagem via

– Imagem via Pinterest

Adesivos podem dar um toque decorativo à chapa de vidro:

– Imagem via Pinterest

– Imagem via

– Projeto do Estúdio Campetti

– Projeto do Estúdio Campetti

Algumas pessoas optam por colocar o vidro sobre uma placa de pedra ou sobre uma mureta, a qual muitas vezes já é entregue pela construtora.

Na imagem abaixo, o mesmo granito da bancada da pia também foi utilizado para fazer a divisória, apoiando o vidro.

– Imagem via

– Imagem via Pinterest

– Imagem via

Quando a bancada da cozinha prolonga-se até a área de serviço, pode-se instalar o vidro sobre a própria pedra para separar os ambientes.

– Imagem via Pinterest

– Imagem via Pinterest

– Imagem via 

– Imagem via Pinterest

No projeto abaixo, uma “muretinha” foi adicionada para posicionar o vidro:

– Imagem via Pinterest

Divisória com cobogós

Os cobogós são blocos vazados utilizados em fachadas e para separar ambientes internos sem prejudicar a iluminação natural e ventilação. São brasileiríssimos, foram criados na década de 20, em Pernambuco, e seu nome deriva dos sobrenomes de seus três criadores: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de is. Fizeram muito sucesso na década de 50 e voltaram, ganhando espaço na decoração atual com novos tamanhos, modelos e cores.

Podem ser instalados do chão até o teto ou sobre muretas. Para quem procura uma solução estilosa, os cobogós se apresentam como uma bela alternativa.

– Imagem via

– Imagens via 1 • 2 

Tijolinhos / blocos de vidro

Os blocos ou tijolos de vidro também são utilizados na arquitetura já faz bons anos. Estes elementos favorecem a passagem de luz e também decoram o ambiente.

– Imagens via

– Imagens via 

Por aqui ficamos um tempão em dúvida e acabamos decidindo por não separar a cozinha da área de serviço, nem colocar divisória parcial. E vocês que moram em apê nesse estilo, optaram por alguma divisória?

 Clique aqui para ver ideias e soluções para lavanderias.

Sair da versão mobile