Ícone do site Viajando no Apê

Algumas ideias para renovar móveis

Sabe quando os móveis da sua casa estão bons, mas você deseja dar uma repaginada? Reuni neste post algumas ideias para renovar móveis de variadas maneiras e dar um up na decoração.

Certas sugestões são realmente super fáceis de reproduzir, outras exigem um pouquinho mais de tempo, mas no geral não é nada muito complicado.

Às vezes, pequenos detalhes já fazem uma diferença incrível no móvel, confira!

WASHI TAPE

Estas fitas de papel de arroz são bastante utilizadas para decorar uma infinidade de coisas! São fáceis de trabalhar e a variedade de cores e estampas é imensa. Por se tratar de um material mais delicado, é possível que a decoração se deteriore mais facilmente que uma pintura, por exemplo.

É uma boa opção para quem deseja uma renovação pá-pum ou para aqueles que curtem mudar a decor com frequência. Enjoou? É só trocar! 🙂

No projeto abaixo, foram utilizadas fitas coloridas e uma listrada em preto e branco. O móvel ficou bem alegre:

O “antes” e o “depois”. Imagens via 

Já no buffet a seguir, foi utilizada uma fita na cor bronze que combinou com os pés, trazendo um detalhe moderno à peça.

 Imagem via

Nas inspirações abaixo, as fitas foram coladas nas bordas das estantes e da prateleira, uma forma interessante de mudar a aparência dos móveis.

Imagens via 1 • 2

Achei linda a estampa dessa fita! Será que encontramos no Brasil? Imagem via Pinterest.

Outro exemplo de transformação fácil e barata utilizando apenas fita washi tape:

O “antes” do armário com as portas lisas.

E o “depois”! A autora do projeto utilizou fita na cor cinza para combinar com a parede. Imagens via Tiny-ass Apartment (CC BY-SA 3.0)

As fitas são ótimas aliadas para quem deseja só fazer uma graça ou dar apenas um toque de cor com uma pegada moderna e divertida.

Pode-se fazer detalhes nos pés de sofás, cômodas, estantes e outros móveis como mesas e cadeiras, inclusive no encosto, como pode ser visto na foto abaixo, à esquerda. Para as fitas não ficarem descascando, a autora do projeto finalizou o trabalho com um produto utilizado em decoupage, creio que seja algo parecido com termolina. Já na inspiração ao lado, os pés da banqueta foram totalmente revestidos com washi tape. Parece até pintura, né?

Imagens via 1 • 2 (Fellow Fellow)

Imagens via

Imagem via

Até as portas podem ser renovadas com as washi tape. Eu já coloquei em prática essa ideia, clique aqui para ver. Esse amarelo utilizado na lateral ficou bem legal! Ah, e observem a decoração feita com fita isolante e contact.

 Imagem via.

Na imagem abaixo, nichos no formato de casinha ficaram mais alegres com as fitas coloridas e foram para o quarto das crianças:

Imagem via.

PAPEL CONTACT | PAPEL DE PAREDE | ADESIVO VINÍLICO

Ao contrário das washi tapes, o contact é mais resistente e fácil de limpar. Por esse motivo, é bastante utilizado para revestir móveis inteiros, grandes ou pequenos (desde que suas superfícies sejam lisas). Ideal para quem não quer passar por todos os processos que envolvem uma pintura ou para aqueles que desejam uma rápida e fácil transformação. Há quem diga que após a renovação do primeiro móvel com contact, dá vontade de sair revestindo tudo pela casa… rs.

Existem muitos vídeos no youtube que ensinam como renovar móveis, como guarda-roupas inteiros aplicando papel contact. Assista alguns passo a passo aqui e aqui. Neste último vídeo há uma dica de aplicar espuma (de detergente mesmo) na superfície para que o contact possa ser manipulado mais facilmente e sem formar bolhas.

Da mesma forma que o contact, pode-se envelopar móveis ou fazer detalhes com papel de parede adesivo e vinil, aumentando ainda mais o leque de opções de cores e estampas.

É também uma forma de reutilizar retalhos que sobraram de uma decoração anterior.

Lindo esse mix, né? Imagem via Pinterest

Gaveteiros sem graça podem ser revestido com lindas estampas, tornando-se peças únicas:

Imagens via 1 • Pinterest

E essa ideia de revestir o móvel com o mesmo papel utilizado na parede? Adorei!

Imagem via

Revestir somente o fundo de estantes também é uma opção interessante, já que são móveis geralmente grandes.

Imagens via 1 • 2 (Pinterest) 

E olha que bacana o projeto abaixo. O aparador tinha uma única cor e suas portas ganharam destaque com uma ótima ideia. Ao invés de revesti-las totalmente, foram utilizados dois contacts que imitam madeira de tonalidades diferentes, cortados em tira. O efeito é bem legal, observe:

Uma renovação de móvel vapt-vupt. Nem precisa cortar retinho, pois aí é que está o charme. Imagem via.

Seguindo esta ideia, pode-se criar desenhos com contact. É só recortar no formato que desejar e colar. E reparem também no uso dos gaveteiros nos pés da cama ao invés de recamier/baú.

Imagem via Pinterest

Falando em cama, que tal renovar a cabeceira? O projeto abaixo foi feito com adesivo vinílico. Uma transformação rápida e fácil. A antiga cabeceira ganhou ares modernos com a estampa escolhida:

Imagem via 

A troca das almofadas também ajudou na transformação. Imagem via 

O contact marmorizado é uma opção bacana para renovar móveis, mudando completamente o visual da peça, dá só uma olhada:

Imagens via

A mesinha de trabalho abaixo teve seu tampo de vidro revestido com contact que imita mármore, o resultado é super bacana e facilita o uso em outros ambientes:

Mesinha “antes” 

Mesinha “depois”, sendo utilizada como aparador. Imagem via.

Aliás, mudar o tampo dos móveis é uma maneira fácil de renovação. Eu também já utilizei esta técnica em minha penteadeira e adorei! Clique aqui para ver a transformação.

Além do tampo, a escrivaninha abaixo recebeu papel de parede dentro das gavetas também:

Imagem via

Para conservar melhor o material, pode-se adicionar um vidro sobre o tampo. Olha que graça ficou a mesinha abaixo, a estampa escolhida combinou com seu design delicado:

Imagem via 

Imagem via

O tampo de vidro da mesa de jantar também pode receber contact. Vi uma transformação bem bacana em que foi utilizado contact branco (algumas lojas de tecido vendem em grandes tamanhos). O vidro ganhou aspecto leitoso, espie só:

A autora do projeto ensinou o passo a passo, clique aqui para assistir. As imagens são de seu blog Dica Fina.

TECIDO

As inspirações utilizando tecido podem dar um pouco mais de trabalho, mas são boas opções para renovar móveis. Assista aqui um tutorial que ensina como aplicar tecido em um móvel de madeira com cola. Existem também os tecidos adesivos que facilitam o processo.

Se você deseja algo mais rápido, dependendo do móvel, existe a possibilidade de apenas grampear o tecido, como foi feito no projeto abaixo:

A cômoda ganhou tecido nas gavetas e pintura nova nos pés e puxadores. Imagens via.

Para quem curte uma pegada mais rústica e criativa, que tal revestir as gavetas com saco de café? Achei o máximo essa ideia:

Imagem via 

As gavetas foram revestidas somente na parte da frente. Imagem via.

TROCAR OS PUXADORES

Outra maneira fácil de renovar móveis é trocando os puxadores. Há diversas opções no mercado, dentre cores e materiais. Os meus preferidos são os de cerâmica.

A cômoda abaixo ficou ainda mais delicada e clean com os novos puxadores:

A cômoda tinha puxadores pretos e foram trocados por puxadores de cerâmica. Imagens via Pinterest 

Imagem via Pinterest

Para finalizar, segue abaixo uma renovação completa de móvel, envolvendo pintura, troca de puxadores e adição de detalhes, como cantoneiras decorativas. No mercado você encontra cantoneiras feitas de metal, gesso, resina, MDF, sob diversos desenhos, desde os mais simples, com traços retos, à arabescos. Veja aqui alguns exemplos de cantoneiras em MDF.

Uma transformação e tanto. Nem parece o mesmo, né? Imagem via

Estas são algumas sugestões que podem ser utilizadas para renovar móveis. Como comentei acima, já coloquei em prática algumas ideias e adorei. Tem gente que adora soluções temporárias para poder mudar a decoração sempre que desejar.

E vocês, já deram um up em algum móvel por aí?

Sair da versão mobile