Ícone do site Viajando no Apê

Suporte para plantas de parede – DIY

Já faz um tempinho que pensávamos em trocar nosso suporte para plantas que fizemos com porta retratos (veja o post aqui):

Nós gostávamos bastante deles, os pequeninos vasos eram uma fofura só, mas as plantas já estavam pedindo mais espaço, mais terra.

Pensamos em fazer o mesmo modelo de suporte, no formato de cubo, mas em madeira. No meio do caminho, decidimos por outro design, mais simples.

E nossos novos suportes ficaram assim:

 – Materiais utilizados –

* Compramos os pontaletes na Leroy Merlin (R$ 6,49 cada). Trouxemos 4 unidades, pois como comentei, inicialmente faríamos 3 cubos, mas aí acabamos usando somente 1 unidade e meia com a mudança.

– Procedimento –

Fizemos as medições necessárias e começamos marcando o pontalete para fazer o corte. Estava chuviscando no dia, então o jeito foi fazer a bagunça toda na sala mesmo… 

O ideal é apoiar o pontalete em alguma superfície plana para o corte sair o mais reto possível, mas dentro de casa apoiei num banquinho, marido ficou segurando firme e foi. Depois o tempo melhorou e ele terminou o trabalho na bancada da varanda. Eu já estava com o braço dolorido… rs.

As medidas de cada peça foram essas:

A peça maior, de 13 cm, é a que terá os parafusos da parede. Depois de tudo cortado, lixamos cada uma delas e começamos a montagem. Primeiramente fizemos um furo piloto com uma broca fina para reduzir os riscos da madeira rachar com a entrada do parafuso.

Para os parafusos não ficarem aparentes nas laterais do suporte, fizemos o seguinte processo: com uma broca de diâmetro um pouquinho maior que a cabeça do parafuso (pode ser de mesma medida também), fizemos um furo na madeira, sem atravessá-la. Uma dica para controlar a profundidade do furo é utilizar uma fita adesiva na broca e ir furando bem devagar. Nós fomos no “olhômetro” mesmo.

Para reforçar a união das peças, passamos cola para madeira e logo depois parafusamos uma na outra.

Utilizamos parafusos grossos, pois teriam que sustentar um vasinho maior e mais pesado.

Por último fizemos os furos para os parafusos que vão na parede.

Para tampar os furos e esconder os parafusos nós utilizamos Madeira em Massa. A ideia inicial era fechá-los com cavilhas, tínhamos um pacotinho em casa, mas sabe-se lá onde foi parar. Acabamos usando então essa massa, tem de vários tons.

Preenchemos os furos cerca de três vezes, pois a massa encolhe conforme vai secando.

Depois lixamos novamente e pintamos com tinta spray na cor preto fosco. Demos duas demãos. Nós já deixamos os parafusos da parede encaixados para facilitar e também não pintamos esse lado que encosta na parede para evitar manchá-la de preto. Para isso, protegemos a lateral com fita crepe.

A etapa final foi a furação da parede. Aproveito para mostrar o coletor de pó que temos utilizado e adoramos! Um ótimo investimento, não é caro, evita levar pó na cara e nem faz aquela sujeirada toda.

Ah, nós fechamos o furo do fundo dos vasinhos com durepóxi para não vazar água e colocamos um pouco de pedrinhas antes de colocar a terra. Também acabamos optando por plantinhas um pouco maiores.

Eu estava com medo que o suporte não aguentasse o peso do vaso, mas que nada, ficou super firme. Nós não tampamos os furos da peça que vai na parede, pois o vaso os esconderia.

Bora ver mais fotos do resultado final!

Nós amamos o resultado, acho que acertamos em simplificar o design, ficou bem leve. E nos surpreendemos com a combinação do preto, marrom e verde. Estamos orgulhosos de nosso novo suporte para plantas! 🙂

Vocês que nos acompanham sabem que adoramos colocar a mão na massa (literalmente dessa vez) e gostamos ainda mais quando o projeto sai baratinho. Nós já tínhamos todos os materiais, exceto os pontaletes. Teria saído ainda mais em conta se tivéssemos comprado a quantidade certa, né? rs. Mas tudo bem, inventaremos algo com os que sobraram…

E vocês, também curtem colocar a mão na massa?

São adeptos do Faça Você Mesmo?

Sair da versão mobile