Ícone do site Viajando no Apê

Sobre nossa varanda e mais inspirações!

Já postei aqui algumas inspirações de varandas, mas como estamos planejando envidraçar a nossa, tornei a procurar mais imagens.

Falando em envidraçar a sacada, esse assunto já está virando lenda aqui no apê (e espero muito que não se torne uma novela). Esse espaço ficou “para depois”, pois além de ser algo caríssimo, achamos uma etapa muito difícil! Difícil em relação às empresas prestadoras de serviço. Muitos moradores do prédio fizeram o fechamento com uma determinada empresa e não recomendam por diversas questões. Alguns vizinhos contrataram uma outra empresa conhecida e disseram que até o momento não tiveram problemas, mas entrei no “Reclame Aqui” e pela quantidade e conteúdo das reclamações, desistimos.

Temos vários panfletos desde a época da reforma, mas temos muito receio de contratar “no escuro”. Já ouvimos casos de folhas de vidro que “simplesmente” caíram das sacadas e espatifaram no chão (graças a Deus não havia ninguém no térreo). Tenho pavor só de pensar, como uma coisa dessas pode acontecer?

Enfim, tentaremos colher mais avaliações, opiniões e, assim que possível, faremos o fechamento. Moramos no ABC – SP, se alguém tiver alguma indicação, por favor, nos dê uma luz! 🙂

Queremos resolver essa questão primeiro para depois partir para a decoração, pois além de morarmos num andar alto e ventar bastante, preencheremos o espaço com algumas coisas que não podem tomar chuva, como por exemplo, um pergolado de ferro. Sim, acreditem, ele já se encontra no apê há mais de um ano (está desmontado no 3° quarto – “num guento” mais vê-lo lá).

A trepadeira que gostaria de colocar no pergolado é a “Jade”, vocês conhecem? Depois que vi a primeira foto, me apaixonei! Já a procuramos em diversos gardens e encontramos uma muda (pequenina) em somente um, porém muuuuuito cara. Não lembro exatamente o preço, mas custava mais de cem reais.

Esta é a jade vermelha. Um espetáculo, né?!

E a jade azul? *.*

Com esse precinho camarada, desisti. Comentei com minha sogra que também ama plantas e tem muitos conhecidos na área, mas ela procurou e não achou. Então, ela nos presenteou com outra trepadeira, “Lágrima de Cristo”, que também acho maravilhosa! Por enquanto, a planta se encontra na casa dos meus sogros.

Lágrima de Cristo

Também estamos pensando em mudar ou “esconder” o piso da varanda, mas ainda não decidimos como. Marido adora os mini decks de madeira (sempre damos uma olhada na Leroy Merlin, no site tem vários modelos), a ideia inicial era colocá-los juntamente com pedrinhas, nesse estilo:

Mas agora estou com a ideia de colocar pisos que imitam ladrilho hidráulico (oi para você marido, que nem tá sabendo disso! rs). Acho tão lindo!

Mas, como eu disse, são somente ideias.

Enquanto isso vamos buscando inspirações! Um dos ambientes que eu mais gosto de ver por aí é a varanda. Antes mesmo de ter nosso querido lar, já tinha várias inspirações salvas e numa dessas buscas encontrei o blog da paisagista, jardinista e designer de exteriores Ivani Kubo. Eu simplesmente adoro suas criações, fico babando nas varandas de apartamento que ela decora, parecem verdadeiros jardins. E os das casas, coberturas, então?! *.*

Vamos conferir?

Que aconchegante! Essa varanda estava num post em que ela mostrou como camuflou as condensadoras de ar-condicionado. Veja mais Aqui.

Esta é uma pequena varanda. Adorei a estante com os vasinhos de cactos e suculentas. Mais fotos e informações Aqui.

Jardim com lago numa cobertura. Aqui

Lindo, né?! Mais fotos dessa varanda, Aqui.

Orquidário suspenso. Morri! O post é sobre plantas na parede, suspensas (amo!). Para mais inspirações, Aqui.

Aqui, a churrasqueira que não era utilizada, foi transformada em um tipo de jardim vertical

Renovação em outra varanda do mesmo apartamento. Mais fotos e informações, Aqui.

Quem não gostaria de relaxar nesse cantinho, hein?! Aqui

Um dos jardins tropicais que ela projetou e executou! Mais Aqui.

Ela mantém o blog desde 2009, então imaginem a quantidade de projetos e fotos! Para quem não conhece, acho que vale a visita! Minha varanda certamente não ficará como as que ela executa, mas espero que também seja um “cantinho no paraíso!”.

“Todo jardim começa com uma história de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles”.
Rubem Alves

Sair da versão mobile