Ícone do site Viajando no Apê

Organização dos armários da cozinha e detalhes – parte 1

Nesse post vou mostrar um pouquinho de como organizo alguns armários da cozinha e também alguns detalhes dela. Na verdade, nem sei se posso chamar de “organização”, pois é tudo meio gambiarra, usando potes de sorvete, caixa plástica, de margarina… nada combina com nada. Enfim, “é o que tem pra hoje!” rs

Um lado da cozinha. Aquela parede onde tem o nicho para o micro-ondas não existia. Ainda bem que pedi para fazer, pois este armário até o teto quebra um galho enorme!

Vou começar pelo armário com porta basculante, aquele acima do micro-ondas, que era o que mais me dava trabalho:

Antigamente, este era o armário das “tranqueiras”. Tinha salgadinho, bolachas, chocolate etc etc etc, mas resolvemos tentar parar de comer ou pelo menos diminuir na quantidade. Algumas coisas ainda persistem (vejam aí! rs), mas o importante é dar o primeiro passo, né?! Enfim, como nesse armário guardamos vários saquinhos, imaginem a bagunça que ficava. Tinha que ficar arrumando sempre e, após colocar tudo em potes, minha vida melhorou muito! rs Para limpar também é uma maravilha! Ainda queremos colocar uma prateleirinha aí, vamos ver se rola!

Armário abaixo do micro-ondas:

Na parte de cima, guardamos os grãos, e alguns temperos. Até algum tempo atrás, nós deixávamos os sacos de arroz, feijão, entre outros, fechados com prendedor de roupa, isso mesmo, tudo com muito glamour! rs Tinha mais prendedor de roupa dentro do armário que no varal. Ainda uso alguns, mas bem menos que antes. rs

Um belo dia, voltamos de uma viagem e fomos preparar um macarrão. Gente, estava cheio de caruncho!!! Na hora tiramos tudo do armário loucamente e os danados estavam fazendo a festa, comeram arroz, feijão, farinha, lentilha e até tempero!!! Que naipe de bicho é esse que come tempero, meu povo?! Tivemos que dar aquela geralzona, limpamos tudo e não deu para salvar quase nada. Marido traumatizado, decretou: “temos que colocar tudo em potes herméticos”. E lá fomos nós em busca dos tais potes.

Foi praticamente uma saga, pois custam uma fortuna! Vimos um pote (menos de 2L) que custava quase cem reais! Acabamos encontrando os melhores preços na Preçolândia. Ainda assim não são baratos, pois tínhamos que comprar não somente um, mas decidimos não mais fazer estoque de alimentos, o que diminuiria a quantidade de potes. Muitos ficavam um tempão guardados, dando brecha pros danadinhos que parece que comem até plástico… hunf!

Não apareceu na foto, pois estava lavando, mas tenho um pote desses também para guardar bolacha água e sal que adoro, que murcha rapidamente e que fechava com fita crepe rs.

Na parte de baixo ficam coisas que não usamos muito. O gergelim que demora para acabar coloquei num pote com a data de vencimento. Ensaquei o amido de milho e coloquei a farinha de trigo dentro de um pote de sorvete mesmo (mas com o saco original mesmo, pois acho mais fácil de usar).

Estou achando os potes de sorvete ótimos para organizar, então marido e eu estamos fazendo o sacrifício necessário para tomar logo os sorvetes e liberar mais potes.

Agora vamos aos paneleiros horizontais que ficam ao lado do armário que acabamos de ver:

Esses dois gavetões pedi para o marceneiro fazer especialmente para as panelas e eu adoro, pois cabem todas (empilhadas, mas tudo bem rs).

Uma dica que a Mag deu para evitar manchas nas panelas de inox é tirar o resíduo do alimento, colocar vinagre de álcool e deixar por uns minutinhos. Depois é só lavar normalmente.

Aquela panela de pressão de cor clara deve ser mais velha que eu, literalmente… hehe. Minha mãe não estava usando e me deu. Eu raramente frito bife, mas quando faço, uso panela de pressão, pois faz menos sujeira no fogão.

E gente, eu não sou #alokadasfrigideiras, viu?! É que como nós acampamos, acabamos comprando algumas mais baratinhas para este fim e enquanto isso vamos usando em casa também. Falando nisso, logo que nos mudamos compramos uma coloridinha, toda bonitinha que logo ficou toda feia e manchada… 🙁

Gavetas que ficam ao lado dos paneleiros:

Na primeira gaveta ficam os talheres. Essa divisória, compramos numa loja localizada em Santo André – SP. Ela era um pouco maior que a gaveta, mas marido serrou e ficou ótima! Para quem se interessar, a loja chama-se Mafecom.

Esta é a gaveta que tem de tudo um pouco, uma bagunça até que organizada e adoro o colorido dela. O porta talheres compramos no C&C e achamos ótimo pois é emborrachado embaixo (nas extremidades) e não fica deslizando na gaveta. Para guardar as conchas, espátulas e cia, o melhor jeito que achamos foi esta caixa plástica que coube certinho.

Depois que compramos uma espátula de silicone, fomos trocando as outras de plástico conforme foram estragando. Nós adoramos, pois podemos mexer sem medo as panelas que têm antiaderente. O único que não gostamos muito foi o pegador de macarrão, achamos os dentinhos meio molengas.

A latinha em destaque é um porta palitos de dente. É só empurrar pra baixo que o palito sai facilmente. Eu adorei, pois a Gina gosta de tirar uma com a minha cara, fico balançando a caixinha e, ou demora um século para sair um ou caem vários ao mesmo tempo.

Esse raladorzinho nós usamos muito, é bem prático pra ralar queijo!

Gaveta de panos de prato e saquinhos que uso para congelar.

Gaveta dos jogos americanos, luvas, cápsulas de café e tudo o mais que não tem onde guardar, vai pra lá… acho que todo mundo tem uma gaveta dessa, né?! Ou não? rs

Essa parte do armário fiz assim para abrir a entrada da cozinha, caso contrário o espaço seria mínimo. Achei que não caberia muita coisa, mas até que cabe! Esses frasquinhos marrons são de hipoclorito de sódio que usamos para higienizar a salada. O açúcar, usamos o demerara da União. Além de acharmos mais gostoso, este tipo preserva alguns minerais, como cálcio e ferro, no processamento. Aos poucos vamos introduzindo coisas mais saudáveis e reduzindo outras, como os enlatados (nesse armarinho tinha muitos!).

Sabe o que eu guardo aí também? Um floral para melhorar a memória que eu esqueço de tomar. Já viu isso? rs

Naquele potinho de margarina guardo:

Identificadores de copos! Usamos quando recebemos os amigos, cada um escolhe seu monstrinho e marca seu copo. Da última vez em que fizemos um churrasco e, geralmente, usamos copos descartáveis, levei uma caneta daquelas de marcar CD para identificá-los.

Depois mostro o outro lado, senão este post (como sempre rs) ficará ainda maior.

Para finalizar, mostro as novas integrantes da cozinha:

Eu não sou #alokadasfrigideiras, mas sou #alokadastabuasdecorte. Resolvi aderir a este material depois que vi um post da Ana, em que ela mostrou as delas e explicou as vantagens. Eu tinha duas que estavam horríveis, manchadas e cheias de fissuras (super propícias ao crescimento de micro-organismos), então lembrei que minha mãe tinha uma guardada (ela ganhou, mas prefere a que ela tem) e peguei para testar. E adorei, tanto que já comprei outra (a menor) na Preçolândia (não achei no site, mas vi aqui também).

Elas têm estes pezinhos (haha iguais aos que coloquei na minha bandeja de MDF), então não deslizam e são fáceis de retirar da bancada.

No início, estranhei um pouco, devido ao barulho que a faca faz no vidro, dá uma sensação que vai quebrar, mas depois acostumei (é resistente, de vidro temperado). E para lavar é bem rápido e fácil. Ah, alguns alimentos de casca lisa e esféricos, como tomate, escorregam um pouquinho, mas já me acostumei a segurá-lo de outra forma. Também já li que algumas pessoas não gostam, pois estragam o fio/corte da faca, mas ainda não percebi isso.

Ainda temos mais duas antigas de plástico (nós usamos uma para queijos, outra para verdura, outra para carne… não disse que éramos oslokos? rs) que ainda estão novas, então por enquanto usaremos.

E nós as higienizamos com água sanitária, uma vez por semana, aproximadamente. Depende do tamanho da tábua, mas a medida é 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água. Deixamos a tábua submersa em um recipiente (para isso, coloque algum peso em cima) por 20 minutos, esfregamos em seguida, depois é só enxaguar e secar. É importante mantê-las secas.

E ainda servem de decoração:

E vocês, têm alguma dica de organização, também dizem “ai que droga, vou ter que tomar esse sorvete para ser uma pessoa mais organizada”? Ou só eu uso este recurso requintado? rs

 “Se você consegue organizar sua cozinha, consegue organizar sua vida”

Louis Parrish

Viiiiixi… rs

Sair da versão mobile