Ícone do site Viajando no Apê

Transformando a lanterna em abajur!

Como contei no post de ontem, eu adoro lanternas e sou fascinada pelas sombras que algumas produzem (já viu o post “Decorando com sombras“?).

Eu estava atrás de um abajur, já que o que estava ao meu lado passei para o marido, para combinar com as molduras espelhadas e também porque ele estava precisando.

Eu gosto bastante daquela cúpula e estava quase comprando uma parecida, só que com as luzes da cidade em tons de rosa. Também adorei o fato de ter três intensidades de luz e de acender e apagar apenas pelo toque da mão, tanto na base, quanto na cúpula. Muito prático!

Marido sabendo da minha paixão por lanternas, teve a ideia de transformar uma que temos em abajur! Simplesmente adorei a ideia!!! E ele ainda pensou em adaptar o sistema de toque, já que a lanterna é feita de ferro. Marido tem insights geniais, é tipo o Profº Pardal, lembram dele?! Também, ajudado pelo Lampadinha, teria que ter boas ideias mesmo! =)

Marido encomendou a placa eletrônica (o sensor de toque) por R$ 13,99 + taxa de entrega.

O processo de montagem da luminária em si foi bem fácil, com os materiais em mão marido levou cerca de 30 minutos para realizar o trabalho.

Materiais utilizados:

1 – Lanterna de material condutor (foi usada uma de ferro)

2 – Lâmpada incandescente de 25watts. O sistema que regula as intensidades luminosas só comporta este tipo de lâmpadas ou quaisquer lâmpadas que sejam dimerizáveis.

Sobre os toques:

– primeiro toque: 30% de brilho na lâmpada – 70% de economia de energia elétrica,

– segundo toque: 70% de brilho na lâmpada – 30% de economia de energia elétrica,

– terceiro toque: brilho total da lâmpada,

– quarto toque: desliga.

É interessante lembrar que existe consumo de energia mesmo com a lâmpada desligada, assim como um stand-by da sua televisão ou equipamento que funcione a controle remoto. Não verifiquei o consumo, mas deve ser menor que desses aparelhos.

* Recomendações do vendedor: “Podem ser utilizadas lâmpadas de até 60W em 110V ou até 100W em 220V – se a adaptação for feita em abajur geralmente não é recomendado utilizar lâmpada com potência acima de 60W para não aquecer demasiadamente a cúpula ou os materiais próximos à lâmpada com risco de danificá-los”.

3 – Soquete de cerâmica, para evitar o risco de alto aquecimento e derretimento do mesmo e um parafuso com porca para prendê-lo no fundo da lanterna

4 – Placa eletrônica (sensor de toque)

5 – Caixinha para armazenar a placa (a nossa veio junto com uma caixinha, mas ela era muito “gordinha” e não coube embaixo da lanterna, então utilizamos um porta-comprimidos)

6 – Fio com plug de tomada (para ligar na placa eletrônica)

7 – Furadeira e brocas para metal

8 – Fita dupla face para colar a caixinha no fundo da lanterna

9 – Fita isolante para fazer as emendas necessárias para as ligações elétricas

Esta foi a lanterna utilizada:

Primeiramente, pintamos o soquete branco com tinta spray prata, pois já tinha em mente deixar a portinha da lanterna aberta, de vez em quando. Protegemos bem o interior com papel:

Marido cortou as divisórias do porta-comprimido de forma a encaixar a placa eletrônica e fez um furo no mesmo para a passagem dos fios:

Depois, fez dois furos na base da lanterna, um para passar os fios e outro para rosquear o soquete, além de um furo na lateral da base para passar o fio da tomada:

Colamos o porta comprimidos na base com uma fita dupla face “fixa forte”, que era a que tínhamos em casa

Sobre a placa utilizada, pode ser verificado no esquema abaixo que ela possui cinco fios, dois deles usados para energizar a placa e que são ligados diretamente a rede elétrica (tomada), outros dois à lâmpada, e finalmente o último fio que é ligado ao corpo da lanterna para que o sensor capacitivo seja estimulado ao toque. O sensor, uma vez estimulado, altera seu estado lógico, energiza a lâmpada e ela acende.

* Imagem retirada do site da loja

Enfim, olhem como ficou essa fiação toda:

O legal é que havia essa base da lanterna que escondeu tudo

E o resultado!!!

Colocamos uma lâmpada no formato de vela

Com a luz do quarto apagada

1º Toque: baixa intensidade (30%)

3º Toque: alta intensidade (100%)

Detalhe

Eu amei o resultado!!! Nem acredito que tenho uma lanterna-abajur com vela “vitalícia”! E que acende e a apaga com um toque! rs

Ah, deixo também uma dica:

Marido colou um filtro de linha com fita dupla face embaixo de cada criado-mudo para poder plugar outras coisas também. Como do meu lado não tinha tomada, a solução foi passar o fio para o outro lado, por trás da cama

E aí, o que acharam, gostaram da ideia?

Sair da versão mobile